Levileu 03/12/2022
Recomendado por Felipe Araujo / Enem
O “Cidadania no Brasil: O longo caminho”, fala sobre a complexidade da construção da cidadania e da democracia no Brasil. Para isso, o autor descreve todo o percurso histórico brasileiro dando foco a esses dois tópicos.
Segundo o autor:
a)Direitos civis: são os direitos fundamentais, (liberdade, propriedade, à igualdade diante da lei). Tais direitos garantem a eficiência e independência da justiça, garantindo o desenvolvimento socioeconômico.
b) Direitos sociais: garantem a distribuição da riqueza (o direito ao trabalho, à educação, à aposentadoria e saúde de qualidade). Tais dependem de uma administração pública eficiente e reduz os desdobramentos do capitalismo.
c) Direitos políticos: participação do cidadão no governo da sociedade (política) (Partidos políticos, parlamento livre e representativo).
O autor tem uma abordagem similar à T.A. Marshall, que, em sua obra, se ocupou desenvolver a cidadania na Inglaterra. Divisão: capítulo 1 - Primeiros Passos (1822-1930); capítulo 2 - Marcha Acelerada (1930-1964); capítulo 3 - Passo atrás, passo adiante (1964-1985) e capítulo 4.
Incrível como o autor faz o percurso analisando socialmente esses anos, na escola aprendi de um ponto de visto histórico com esse livro consegui conectar com a sociologia a história.