Hélio 28/08/2022Oração aos Moços - Rui BarbosaUm deleite ler esse texto de um dos maiores intelectuais brasileiros. Rui Barbosa foi jornalista, advogado, ministro da Fazenda, deputado, senador e diplomata. Contribuiu diretamente para a construção da República, abolição da escravatura e para a Fundação da Academia Brasileira de Letras.
Convidado para ser paraninfo da turma de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo, Rui Barbosa não pôde está presente porque sua saúde já estava debilitada, mas o seu discurso de formatura foi lido por outro colega professor. Neste discurso proferido a mais de um século e na mesma Faculdade em que o paraninfo havia se formado a 50 anos, ele dar conselhos imprescindíveis aos jovens advogados.
Trecho do livro:
"Mas, senhores, os que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é ler, raro o refletir. O saber não está na ciência alheia que se absorve, mas, principalmente, nas ideias próprias que se geram dos conhecimentos absorvidos mediante a transmutação porque passam no espírito que os assimila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas."