Carla.Zuqueti 14/07/2022
Detalhado ao extremo
Durante toda nossa vida acadêmica ficamos focados em adquirir habilidades técnicas - as hard skills - que nos permitiu entrar no mercado de trabalho. Saber usar fermentas Microsoft ou fazer programação estão entre as mais pedidas atualmente.
Mas, fundamental para nos manter no emprego são habilidades que não adquirimos em escolas. São passíveis de aprendizado, mas de uma forma mais complexa, através de muito treino. Essas são as Soft skills, como resiliência e inteligência emocional.
A proposta do livro é trazer uma caixa de ferramentas para desenvolver Soft Skills.
Essa é a proposta mas não acho que está muito aderente ao conteúdo.
O que traz na realidade é um aprofundamento de algumas habilidades que podem ser importantes, mas na minha opinião, não são fundamentais.
O autor detalha, até mais que o necessário, 11 habilidades que considera importantes para compartilhar informações. São leitura de livros, como fazer anotações, leitura dinâmica, redações, sínteses e resumos, mapas mentais, entre outras.
São habilidades importantes, mas muitas aprendemos cedo, nas escolas. Achei que o livro detalhou demais algo que é quase inerente ao mercado de trabalho. Na minha opinião, não são Soft Skills. São o básico para qualquer qualificação.
Acredito que seja melhor aproveitado por alguém que deseja ingressar no mercado editorial, ou educacional. Muitas informações não vamos utilizar no dia a dia.