Vii/ Vicky 24/12/2023
DEFINITIVAMENTE NECESSÁRIO!
Esse livro mostra como uma infelicidade, algo com que você se desagrada pode se tornar um combustível na sua vida. É muito prazeroso poder ver o quanto a Bride superou o que aconteceu com ela no seu passado e utilizou qualquer ódio dirigido a ela, devido a cor da sua pele, como combustível para realçar suas características e ter orgulho de quem ela é, sem se diminuir e se calar frente a qualquer branco racista.
Simplesmente amei esse livro, considero ele extremamente necessário e gostaria que fosse mais conhecido, pois a pauta que ele levanta é de extrema importância para os dias atuais porque, infelizmente, o preconceito racial ainda existe e é banalizado. Outras temáticas importantes abordadas são: abandono de crianças, prostituição de crianças, sequestro, violência sexual, assassinato. Estas são sem dúvida temáticas pesadas que demonstram o quanto o que é vivido por uma criança pode marca-la profundamente.
Adorei a maneira como a Toni apresentou um pouco da vida de cada personagem, evidenciando que todas têm histórias importantes marcadas por dores; feridas que cicatrizaram mas que seguem marcadas na pele. Todos enfrentaram alguma coisa sozinhos e se reinventaram, isso é tão bonito!
São poucos os livros sobre os quais resenho bastante, então se comentei muito sobre esse é porque ele me tocou muito, virou uma chave na minha cabeça e, sem dúvida, recomendo muuuuuito. Esse livro inclusive é interessante para trabalhar em sala de aula, porque é nesse ambiente que o bullying costuma se instaurar, e o fator cor da pele pode ser um forte ponto a ser descriminado.
Deixo aqui uma parte que gostei bastante:
"Tentar entender a malignidade racista só a alimenta, a infla como um balão voando alto lá em cima temendo afundar para a terra onde uma folha de grama poderia furá-lo deixando suas fezes líquidas sujarem a plateia em transe assim como o mofo arruína as teclas de um piano tanto brancas como pretas, bemóis ou sustenidos para produzir uma elegia da sua decadência."
Fantástico!