fev 13/01/2021#BingoLitNegra #LeiaMulheres #MulheresPraLer #LeiaAutorasNegras
Gatilhos: abuso sexual, racismo, pedofilia
Esse é o terceiro livro da Toni Morrison e foi o que eu mais gostei. Não que os outros sejam relevantes, talvez até sejam, mas me apeguei mais a essa história.
Os livros de Morrison sempre abordam temas que são sensíveis as pessoas. Nesse particularmente o mais pesado é a pedofilia. Digo que é o mais pesado porque é o que gera mais indignação das pessoas. Já que racismo está presente em tudo que escreve (até os livros que li). Outra coisa sempre presente em suas obras é são relações de amor e ódio dentro da mesma família e como o mundo racista afeta essa relações.
Nesse livro a sociedade racista afeta o amor entre mãe e filha. O que provavelmente nunca será superado. Ter que mostrar para uma criança que o mundo nunca a trate de forma carinhosa e respeitosa por causa da cor da sua pele deve ser uma das dores que pais e mães negras devem sofrer. O racismo consegue acabar com estruturas saudáveis.
Mas a lição importante que a Morrison deixa nessa obra é que o amor, o carinho e o respeito podem alimentar a alma das pessoas. Mas nem sempre consertam os erros que cometemos no passado.
Fica a recomendação.