Amanda Campelo | @justamandaxd 21/04/2018Resenha no ig @booksdaamanda Aya é uma estudante do ensino médio. Desde criança ela tem dificuldades e de vez em quando leva uma queda. Isso ocorre porque ela tem uma doença, a Degeneração Espino cerebelar. Aos poucos a doença vai afetando o seu corpo, principalmente o equilíbrio. E será muito difícil andar.
"Aos poucos as células nervosas dela serão destruídas, um dia serão destruídas totalmente."
Então, Aya terá que lutar contra essa doença e tentar viver uma vida "normal". Ainda bem que ela tem a ajuda de muitos colegas da sua classe, mas Aya vai começar a sentir que está sempre incomodando essas pessoas.
"Não consigo fazer o que todos conseguem. É um sentimento de humilhação e também, de frustração. Será que esses sentimentos só são compreendidos quando a pessoa passa por isso?"
1 Litro de lágrimas é além de um mangá visualmente bonito, uma história tocante. Mesmo com toda a dificuldade que Aya está passando, ela continua fazendo suas coisas normalmente, como por exemplo ir à escola, tentar andar sem precisar de uma cadeira de rodas. Ela luta de verdade contra a doença e não se entrega.
Só em alguns momentos ela tem aquela queda e que você se dá conta real do que está acontecendo e se questiona o porquê de ser você a passar por isso. Se você está vivo, agradeça e lute pela sua sobrevivência.
Adorei a história e super recomendo que você leia. Se você vai chorar ou não eu não sei, mas é emocionante. Acho que o mangá poderia ter mais um volume, como não tem, tenho que procurar o livro que é um diário das memórias de Aya, e assim ter uma história mais completa. E tem também um dorama, que quando puder vou assistir.
Nota: 5/5
"Dizem que a caneta é mais forte que a espada. Realmente as palavras possuem lâminas. Por mais que sejam pequenas e curtas, fazem um corte profundo. E deixam uma dor que não sara."