The Beautiful Tree

The Beautiful Tree James Tooley




Resenhas - The Beautiful Tree


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Maria Clara 18/06/2023

O ressurgimento da Árvore Bela.
O que dizer sobre esse livro? Estou sem palavras com essa experiência de leitura, viajei para a Índia, Gana, China, Nigéria, Quênia e Zimbábue junto com os relatos do autor sobre sua jornada de sua descoberta das escolas privadas para os pobres, os percalços que passou e como até hoje ele continua sua jornada em desenvolver e melhorar as escolas privadas, tanto infraestrutura como ensino.

É realmente inspirador saber que os pobres estão se subsidiando, em vez de esperarem pelo Estado e agências humanitárias, a ONU, Unicef e o Banco Mundial, eles estão ajudando a si mesmos com escolas privadas de baixos custos para os pobres com uma qualidade de ensino superior ao de escolas públicas dentre os países que estas se desenvolvem. Claro que a educação privada tem muito o que melhorar, mas saber que os proprietários dessas escolas juntos com os pais se esforçam e se sacrificam pelo futuro e educação de suas crianças é inspirador.
comentários(0)comente



Fagundes 24/08/2021

Simplesmente maravilhoso
E um daqueles livros que a cada capítulo, a cada descoberta, ficamos maravilhados.
É impressionante, inspirador.
comentários(0)comente



Raquel 19/06/2021

Educação é coisa séria, tão séria que não pode ser confiada ao Estado.
James Tooley realizou uma pesquisa detalhada sobre a educação em países pobres. Foi tão fundo ao ponto de mostrar nos relatos encontrados nesse livro que as famílias entenderam que educação é coisa séria, tão séria que não pode ser confiada ao Estado.

Com isso em mente, pais de todo o mundo investem na educação de seus filhos, saindo da inércia e esforçando-se para que eles alcancem voos mais altos. Para tanto, fez-se necessário entender que o Estado age como tolhedor, causando dificuldades e colocando obstáculos na educação, enquanto cria a ilusão de agir paternalmente.

É lamentável, contudo, saber que ainda há muita dificuldade para compreender que o Estado tornou-se o que causa mais prejuízos do que benefícios. Os homens são tratados como crianças, como seres dependentes, incapazes de viver por si e tomar decisões razoáveis. Assim a liberdade é silenciosamente tolhida.

Contudo, ao mexer com os filhos, o Estado foi longe demais e estourou a corda. É por isso que o investimento em escolas particulares e na educação domiciliar não para de crescer e avançará até que o Estado e seus semideuses voltem ao seu lugar de insignificância.
comentários(0)comente



marta.caregnato 14/03/2021

Como os povos mais pobres d mundo estão educando a si mesmos
"A árvore bela" é o resultado de uma ampla pesquisa sobre como os povos mais pobres do mundo estão fazendo escolhas não estatais, para resolver os problemas da defasagem escolar.

James Tooley estava na Índia fazendo uma pesquisa para o Banco Mundial sobre as escolas privadas da elite. Um dia resolveu visitar os bairros mais pobres de Hyderabad e algo lhe chamou a atenção: a enorme quantidade de escolas privadas destinadas aos mais pobres da região. Tooley ficou intrigado, querendo descobrir o motivo de pessoas tão pobres preferirem pagar taxas (ainda que muito baixas) ao invés de matricularem seus filhos em escolas "gratuitas" do governo. Ele, então, resolveu investigar por conta própria. E também encontrou esse tipo de empreendimento nas favelas e zonas rurais mais pobres em Gana, Nigéria, Quênia, Zimbábue e China.

O interessante é que ao compartilhar sua descoberta com grandes especialistas em desenvolvimento e funcionários do governo, estes simplesmente diziam com desprezo: "escolas privadas para pobres? Isso não existe em nosso país, aqui as escolas privadas são para ricos". E quando esses especialistas descobriam que tais escolas realmente existiam, eles difamavam os pais, chamando-os de ignorantes. Mas os longos anos de pesquisa de campo mostraram a Tooley que esses pais não eram ignorantes, e sim que tinham critérios muito relevantes ao fazerem suas escolhas.

Indico o livro para todos os que afirmam defender a Educação. Mesmo aqueles que acreditam nos dogmas do establishment, de que somente o governo é capaz de ajudar os pobres, se impressionarão com os resultados dessa pesquisa.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR