marta.caregnato 14/03/2021
Como os povos mais pobres d mundo estão educando a si mesmos
"A árvore bela" é o resultado de uma ampla pesquisa sobre como os povos mais pobres do mundo estão fazendo escolhas não estatais, para resolver os problemas da defasagem escolar.
James Tooley estava na Índia fazendo uma pesquisa para o Banco Mundial sobre as escolas privadas da elite. Um dia resolveu visitar os bairros mais pobres de Hyderabad e algo lhe chamou a atenção: a enorme quantidade de escolas privadas destinadas aos mais pobres da região. Tooley ficou intrigado, querendo descobrir o motivo de pessoas tão pobres preferirem pagar taxas (ainda que muito baixas) ao invés de matricularem seus filhos em escolas "gratuitas" do governo. Ele, então, resolveu investigar por conta própria. E também encontrou esse tipo de empreendimento nas favelas e zonas rurais mais pobres em Gana, Nigéria, Quênia, Zimbábue e China.
O interessante é que ao compartilhar sua descoberta com grandes especialistas em desenvolvimento e funcionários do governo, estes simplesmente diziam com desprezo: "escolas privadas para pobres? Isso não existe em nosso país, aqui as escolas privadas são para ricos". E quando esses especialistas descobriam que tais escolas realmente existiam, eles difamavam os pais, chamando-os de ignorantes. Mas os longos anos de pesquisa de campo mostraram a Tooley que esses pais não eram ignorantes, e sim que tinham critérios muito relevantes ao fazerem suas escolhas.
Indico o livro para todos os que afirmam defender a Educação. Mesmo aqueles que acreditam nos dogmas do establishment, de que somente o governo é capaz de ajudar os pobres, se impressionarão com os resultados dessa pesquisa.