Emanuele149 06/01/2023
Cansativo
You é uma narrativa centralizada na obsessão de Joe pela Beck, então sua mente perturbada lhe faz crer que tudo que a mulher faz é um sinal claro de interesse. No decorrer do livro, fica cada vez mais notável que Joe é capaz de qualquer coisa para tê-la para si.
Eu considero uma obra 8 ou 80, uma leitura que desperta reações e opiniões discrepantes nas pessoas. Para mim, é um livro intenso. Intensamente ruim.
Eu comecei a obra com expectativas positivas e até 20% eu tentava me convencer de que estava gostando, mas chegou em um ponto que eu não conseguia me enganar mais, estava tão cansativo que alcançou a marca de maçante. Normalmente, não sou o tipo de pessoa que continua lendo livros mesmo não gostando, costumo abandonar, mas esse eu terminei por ter alguma esperança de que seria bom (porque eu gosto da série), mas fui tenebrosamente enganada por mim mesma.
Existe uma técnica usada para as pessoas simpatizarem por personagens como Joe, que é todo mundo ao redor dele ser intragável de tão insuportável. A Caroline Kepnes faz esse trabalho com maestria, não existe uma alma sequer minimamente suportável na obra, mas o Joe ainda consegue ser mais nojento e abominável que todo eles. O Joe é irritante e doente. Minhas anotações sobre ele resumiam-se a como ele é absurdamente estranho e se acha superior que todo mundo.
Enfim, eu entendo quem teve uma experiência boa com a leitura, o livro é recheado de referências e metáforas (em sua maioria da literatura norte-americana) que não fui capaz de compreender e talvez isso tenha prejudicado minha experiência (embora eu ache que o problema é bem mais embaixo). A escrita da Caroline Kepnes é singular, é única, mas não foi pra mim, foi me deixando exausta.