Zé - #lerateondepuder 23/03/2023
Um psicopata que se dá bem...
Sabe aquele livro que conta a vida e rotina de um psicopata, daqueles que nem tem ideia de sua insanidade? “Você”, de Caroline Kepnes é uma dessas histórias que nem sempre o bandido vai preso ao final e que vai contar, de uma forma bem inusitada, a obsessão de um psicopata por uma garota.
A diferença deste para outros thrillers é o tipo de narrativa, sendo em primeira pessoa, exatamente trazendo os pensamentos do protagonista Joe Goldberg, que se interessa por Guinevere Beck, a qual passa a ser chamada por “você”, nos seus profundos e detalhados fluxos de pensamentos mais constantes e íntimos, desse narrador que demonstra um severo grau de psicopatia.
A história começa na livraria em que Joe trabalha, em uma oportunidade em que Beck, uma estudante em fase de mestrado, irá comprar um livro, chamando atenção por seu nome no cartão de crédito, como forma de pagamento, um gatilho a ser disparado na mente doente do protagonista, iniciando naquele momento, toda a sua obsessão.
A partir dessa oportunidade, o psicopata começa a stalkear Beck, ou seja, persegui-la, espionando suas atividades nas redes sociais. Aqui, o livro traz grande ensinamentos dos riscos que qualquer individuo corre por ter perfis em redes sociais, uma prática mais que usual para boa parcela das pessoas nos tempos atuais. Na verdade, mostra ainda como os dados mais detalhados de qualquer um podem ser encontrados na internet, apenas com um pouco de prática.
O destaque é para as demonstrações, até mesmo didáticas, de como Joe consegue não somente os dados e atividades corriqueiras de uma determinada pessoa, mas até mesmo conseguindo interferir em sua rotina, se fazendo passar por outras pessoas de seu círculo íntimo. É claro que nessa história há uma combinação de perseguição virtual, com as velhas e convencionais práticas de assédio, até mesmo invadindo residências de seu alvo e de seus amigos mais próximos.
Se o enredo ficasse apenas nas perturbações virtuais, já seria estarrecedor, mas o protagonista é colocado como uma pessoa que não entende qualquer limite, nem de qualquer nível mínimo de empatia, para atingir seus objetivos imaginários. Joe é aquele tipo que coloca as pessoas em cárceres privados e, até mesmo, as elimina, quando interpreta uma ameaça a seu amor platônico e doentio.
O cenário em que é narrado é o de uma Nova York agitada, com destaque para as diferenças de classe sociais evidentes da cidade, do protagonista, de Beck e seu círculo de amizade. Joe é colocado como um fracassado, bem ao estilo dos personagens das obras de Charles Bukowski. Não fez universidade, ganha pouco, mas não se considera um cretino frouxo que nunca teve colhões para viver a vida.
Além, também, das diversas falas de conteúdo chulo e de descrições de conotações sexuais íntimas, é uma obra em que são comentados vários livros e seus respectivos autores, inclusive com contextualizações e críticas literárias. Há, ainda, espaço para descrever personagens e cenas de alguns filmes e séries, já que Joe, muitas vezes, se refere e compara sua visão de momento, como se fosse a de algum grande personagem do cinema.
Por fim, é uma leitura bem fluida, fácil e que prenderá o leitor nos pensamentos sombrios do narrador, por vezes, podendo ser, quem sabe, confundido por uma pessoa que tem um amor doentio, caso não fosse um assassino frio e calculista, o que dá toda graça à leitura.
Uma obra de quase 400 páginas, publicada em 2018 pela Editora Rocco, lida em sua versão Kindle, foi escrita por Caroline Kepnes, uma escritora de romances e contos. “Você”, foi seu primeiro romance, tendo sido traduzido para 19 idiomas e dando origem à uma bem avaliada série de TV exibida pela Netflix. Kepnes já escreveu outros bons livros, como “Você me ama”, uma continuação da obra ora resenhada e “Corpos Ocultos”.
Há que se destacar que Caroline, roteirista, autora e ex-repórter de entretenimento, com seus quarenta e poucos anos e nascida em Cape Cod, Massachusetts, consegue criar, com grande maestria, um personagem masculino, com uma mente para lá de insana e que vai atingindo, livre e desimpedido, todos seus objetivos nefastos, brindando o leitor com uma leitura atraente e diferenciada.
site: https://linktr.ee/prof.josepascoal