Lilian_89 20/07/2021
Clássico
Mais um clássico lido e que aventura maravilhosa. Fiz a leitura de Odisseia na sequência de ter finalizado a Ilíada, assim lendo em sequência os acontecimentos da guerra de Tróia e o retorno dos combatentes gregos à suas casas após a vitória arrasadora.
Tal como em Ilíada, em Odisseia parece que estamos a reler a obra e não a ler pela primeira vez, tal é o sucesso que a obra tem tido em suas adaptações para cinema e teatro. Conhecia já a história de Ulisses e suas muitas privações e desenganos em seu retorno para sua casa, sua esposa e seu filho, em Itaca, sua cidade natal.
Tendo sido perseguido pelo deus Poseidon, Ulisses e seus companheiros precisam enfrentar diversos perigos ao longo de sua longa tentativa de chegar em Ítaca. Ao longo de 10 longos anos eles vagueiam de ilha em ilha enquanto são perseguidos pelos mais terríveis perigos a que Poseidon coloca em seus caminhos. Ulisses vence um Ciclope em sua peregrinação de volta à casa tendo, com sua astúcia, conseguido furar o olho do Ciclope e assim fugir à morte certa. Poseidon em represália, pois os Ciclopes são seus filhos, passa a perseguir Ulisses e seus companheiros, tendo o aval de Zeus, para que seja descontado a dor que Ulisses causou a seu filho.
Além dos Ciclopes Ulisses passa ainda por sereias que desejam aniquilá-los e em ilhas onde são bem recebidos, porém impedidos de ir embora, além de ter descido ao Hades para com os mortos conversar e ter previsões de como e quando retornaria. Mesmo após muitas provações, Ulisses consegue retornar à casa, porém todos os companheiros morreram no caminho.
Ao chegar em casa, sua terra natal, Ulisses ainda precisa enfrentar mais uma provação dos deuses, em sua casa se enchem de pretendentes que desejam desposar sua esposa, que ainda espera que o marido amado retorne, e assim, protela a escolha de um pretendente. Os pretendentes não tem nenhuma decência e destroem tudo o que Ulisses ao filho deixou, comendo e bebendo de seus proventos sem respeito nenhuma à casa e ao filhos de Ulisses, já homem feito que vê os pretendentes da mãe a usufruir de seus bens sem nenhuma moderação.
Chegando disfarçado e com a ajuda da deusa Atenas, Ulisses e seu filho vingam o desrespeito para com sua casa matando a todos os pretendentes após um logro bem planejado por Ulisses.
E assim termina esse clássico da literatura mundial, a história, é bem conhecida de muitos, mas nada melhor que ler a obra original e ter acesso a todos os mínimos detalhes dessa aventura estonteante de Homero.