Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


667 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Karla Marinelli 20/07/2021

Gostei
Ate que foi uma leitura legal , um livro cheio de figuras coloridas , tem rodapé para palavras que não conhecemos. A história em si eu já conhecia algumas partes. Então meio que reli. Nada demais. Gostei e foi isso
comentários(0)comente



Lilian_89 20/07/2021

Clássico

Mais um clássico lido e que aventura maravilhosa. Fiz a leitura de Odisseia na sequência de ter finalizado a Ilíada, assim lendo em sequência os acontecimentos da guerra de Tróia e o retorno dos combatentes gregos à suas casas após a vitória arrasadora.

Tal como em Ilíada, em Odisseia parece que estamos a reler a obra e não a ler pela primeira vez, tal é o sucesso que a obra tem tido em suas adaptações para cinema e teatro. Conhecia já a história de Ulisses e suas muitas privações e desenganos em seu retorno para sua casa, sua esposa e seu filho, em Itaca, sua cidade natal.

Tendo sido perseguido pelo deus Poseidon, Ulisses e seus companheiros precisam enfrentar diversos perigos ao longo de sua longa tentativa de chegar em Ítaca. Ao longo de 10 longos anos eles vagueiam de ilha em ilha enquanto são perseguidos pelos mais terríveis perigos a que Poseidon coloca em seus caminhos. Ulisses vence um Ciclope em sua peregrinação de volta à casa tendo, com sua astúcia, conseguido furar o olho do Ciclope e assim fugir à morte certa. Poseidon em represália, pois os Ciclopes são seus filhos, passa a perseguir Ulisses e seus companheiros, tendo o aval de Zeus, para que seja descontado a dor que Ulisses causou a seu filho.

Além dos Ciclopes Ulisses passa ainda por sereias que desejam aniquilá-los e em ilhas onde são bem recebidos, porém impedidos de ir embora, além de ter descido ao Hades para com os mortos conversar e ter previsões de como e quando retornaria. Mesmo após muitas provações, Ulisses consegue retornar à casa, porém todos os companheiros morreram no caminho.

Ao chegar em casa, sua terra natal, Ulisses ainda precisa enfrentar mais uma provação dos deuses, em sua casa se enchem de pretendentes que desejam desposar sua esposa, que ainda espera que o marido amado retorne, e assim, protela a escolha de um pretendente. Os pretendentes não tem nenhuma decência e destroem tudo o que Ulisses ao filho deixou, comendo e bebendo de seus proventos sem respeito nenhuma à casa e ao filhos de Ulisses, já homem feito que vê os pretendentes da mãe a usufruir de seus bens sem nenhuma moderação.

Chegando disfarçado e com a ajuda da deusa Atenas, Ulisses e seu filho vingam o desrespeito para com sua casa matando a todos os pretendentes após um logro bem planejado por Ulisses.

E assim termina esse clássico da literatura mundial, a história, é bem conhecida de muitos, mas nada melhor que ler a obra original e ter acesso a todos os mínimos detalhes dessa aventura estonteante de Homero.
comentários(0)comente



Ivonete 14/07/2021

Eu classifico como um livro difícil, exige bastante da nossa atenção e persistência, pois as vezes a leitura torna-se cansativa. É um clássico atemporal, gostei muito de ter lido e não me arrependo. Gostaria de ter aproveitado mais a leitura em lugares mais tranquilos.
comentários(0)comente



IVONETE 07/07/2021

Não tem como não dar 5 estrelas para esse clássico atemporal né gente! Quem sou eu para isso! Mas...posso dizer que a leitura é difícil, exige bastante atenção e muitas vezes pesquisas adicionais para acompanhar a leitura. A história de Odisseu é bem conhecida por muitas, teve muitas adaptações, mas ler o livro é sempre diferente né. Claro que recomendo a leitura, quando você tiver com tempo e bastante disposição, com a mente aberta e sem ressaca literária.
comentários(0)comente



brunes 01/07/2021

Muito bom assistir o filme Tróia e acrescentar essa leitura. Para completar o combo agora só me falta a leitura de Ilíada.
comentários(0)comente



Leila 27/06/2021

Não sei dizer exatamente o que eu esperava desse livro, só sei que foi melhor do que imaginei que seria.
Fluído, de linguagem fácil e uma ótima escolha para quem se interessa por mitologia grega.
comentários(0)comente



Cris 20/06/2021

Leitura Essencial
A incrível jornada de Ulisses, que através das dificuldades enfrentadas no (quase interminável) retorno para casa, amadurece a própria personalidade, tornando-se alguém ainda maior e melhor do que o guerreiro que conhecemos na Ilíada.
Penélope, sua esposa, claramente à altura do protagonista, é um grande exemplo de virtude e astúcia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



natalya 15/06/2021

A odisseia
Sendo bem sincera, ler eu li, mas entender tudo... pra mim é um livro muito difícil e acho que não estou no momento pra captar tudo que ele tem pra mostrar, por isso vou reler daqui um tempo. É um livro cheio de mitos e informações históricas, com uma aventura super interessante. Acho que só consegui pegar por cima da história e tem muita coisa que não absorvi e que quero com uma próxima leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Beto 03/06/2021

Um clássico
Mesmo nessa edição mais palatável é difícil de ler. É um clássico que não tem como evitar, mesmo seus heróis sendo um bando de analfabetos, marombeiros violentos, estupradores e saqueadores, faz parte da história e cultura Ocidental e vemos elementos dessa obra em muitas sagas modernas.
Li duas vezes e a segunda, essa agora, foi seguindo um clube de leitura do Clóvis de Barros, Clássicos da Literatura, e junto com a leitura da História da Literatura Ocidental Sem as Partes Chatas de Sandra Newman (o qual estou lendo devagarinho - muito engraçado o livro dela!), o que deixou a leitura mais divertida.
comentários(0)comente



Ogaiht 25/05/2021

A Obra Mais Influente da Literatura Ocidental
Se A Ilíada é considerada a obra fundadora da literatura ocidental, podemos considerar A Odisseia como a mais influente. Acredita-se que Homero tenha escrito A Odisseia no final de sua vida, então podemos considerar esta obra como seu canto do cisne. Se em A Ilíada a narrativa tinha um enfoque num acontecimento muito específico no último ano da guerra de Tróia, aqui temos uma estória de aventura. A estrutra da Odisseia já foi recontada e copiada inúmeras vezes nas obras que vieram depois dela. Essa estrutra é a base para a tão comentada jornada do herói. Nos belos versos de Homero, vemos toda as andanças e dificuldades de Ulisses para voltar para casa. O curioso é que uma das várias maneiras de se referir ao personagem principal é Ulisses, de mil ardis. Ulisses é ardiloso e mentiroso, não medindo esforços para alcançar seus objetivos, o que nos faz refletir se tudo o que é contato por ele no poema, como o encontro com os Ciclopes, Cila, Caribidis, as sereias não seria apenas mais uns dos seus ardis. A tradução desta edição é extremamente fluida, pois não houve preocupação com a métrica do poema original, e talvez seja mais indicada para aqueles que queiram ter um primeiro contato com a obra de Homero. A Odisseia é, sem dúvida, um clássico que vem influenciando muitas outras estórias ao longo de mais de 2000 anos e uma obra que merece ser descoberta por todas as novas gerações.
Júlio 04/06/2021minha estante
Sua resenha me deixou ainda mais inspirado em ler Odisseia este ano!


Ogaiht 05/06/2021minha estante
Leia sim Júlio. Eu recomendo essa tradução porque a leitura é mais fluida.




Flá 23/05/2021

Eu gostei bastante, apesar de não ser meu gênero favorito. Trata-se de uma obra de arte muito recomendada de ser apreciada. O formato da escrita em cantos (poemas) é um pouco confuso de início qdo não se está acostumado, mas depois a leitura flui naturalmente. A única coisa q me incomodou foi a repetição em alguns momentos das narrativas, na minha opinião deixa o texto cansativo e redundante. No mais, uma obra incrível, bem a frente do seu tempo.
Yonne.Tavares 10/06/2021minha estante
A leitura é parecida do o inferno de Dante ?


Flá 15/06/2021minha estante
Tá na minha lista pra ler ainda.




Gabrielly.Santos 18/05/2021

Odisseia
Eu gostei bastante dessa obra adaptada, a leitura foi bem rapidinha!?
Esse livro fala sobre a guerra de Tróia e todos os obstáculos que Ulisses ( Odisseu ) teve que enfrentar para voltar para seu lar.
comentários(0)comente



Lucas Luiz 17/05/2021

Odisseia: Resenha Literária
A Odisseia conta a história de Ulisses (ou como chamado no livro, Odisseu), rei do reino de três ilhas, Ítaca (que abarca também Cefalônia e Zante), que acaba de sair da Guerra de Tróia com seus mais de quinhentos tripulantes e sua frota de doze barcos (contando com o dele).
O livro conta as aventuras de Odisseu em meio ao alto mar Grego indo de Tróia para Ítaca, para encontrar seu filho Telêmaco e sua esposa, rainha de Ítaca, Penépole.

Eu amei o jeito em que os acontecimentos dos capítulos são bem detalhados, o que faz você se envolver mais com a história.
Algumas palavras difíceis, bem poucas, mas com a ajuda de um dicionário ou um celular para pesquisar por perto é bastante eficaz.
Adorei cada pedaço das aventuras, até porque sou fanático por mitologia Grega, e já havia imaginado que eu ia devorar esse livro.
Recomendo muito para quem gosta de uma boa aventura fantasiosa, em um mundo completamente diferente. Apesar de se uma adaptação com apenas 136 páginas, essa história é muito bem contada!
comentários(0)comente



667 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR