spoiler visualizarC4ndy 02/05/2024
Complicadíssimo, porém interessante.
Bom, vamos lá!
Esse foi, sem dúvidas, um dos livros mais difíceis que já li na vida. Cheio de palavras complicadas e/ou palavras que já não se utilizam mais, o texto é meio cantado, então no começo é meio esquisito e dá uma atrasada na leitura. Outra coisa que dificulta a leitura e a torna menos fluida é a necessidade constante de consultas ao dicionário, é bom ler com um do lado.
Tirando todos os percalços que experimentei durante onze longos dias, a história é bastante interessante, não é a toa que chamam odisseia algo muito, muito longo, faz total sentido, porque o nosso herói Odisseu ficou vinte anos tentando voltar para casa e, até o fim do livro, enfrentou até o inferno para voltar a Ítaca.
Os pretendentes são todos uns arrombados, com o perdão da palavra, a maioria deles é pau mandado de Antínoo, de quem desenvolvi profundo desgosto. Penélope é uma gracinha, sofreu mais que o Jesus do cristianismo, vinte anos esperando e esperando e sendo pressionada a se casar com os imbecis que ficavam o tempo inteiro no palácio de Odisseu, comendo e bebendo de graça e fazendo algazarra. Telêmaco é meio sonso, coitado, mas ele tentou.
Enfim, esse livro é uma grande fofoca dos deuses. O que eles devem ter comido de pipoca divina, vendo o pobre Odisseu se fodendo todo santo dia, não está nos livros de história.
De qualquer forma, é um livro complicadíssimo, mas que vale a leitura, a quem interessado estiver em pesquisar duas palavras a cada frase no dicionário.