Odisseia

Odisseia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


666 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Andrellima 17/07/2024

Serei ofensivo, mas...
Sei que o que vou escrever aqui pode ofender alguns, mas vamos lá...
Comprei esse livro porque fiz algumas pesquisas e li na internet que essa seria uma das obras mais importantes da literatura mundial, um excelente e rico livro. Me conformo com a idéia de que quem realmente de fato entende do assunto exalta esse livro, mas eu na minha simplicidade e ignorância achei ele meio cansativo e repetitivo as vezes, e por mais que em alguns pontos a história se tornava muito interessante e até incrivelmente boa, uma grande parte da leitura me dava um marasmo e desanimo rsrs. Admiro e respeito as opiniões mais requintadas, mas acho dificil eu ler esse livro novamente. Valeu a experiência, mas não é uma obra que eu indicaria para qualquer leitor, principalmente os do meu nivel.
comentários(0)comente



emclara 08/07/2024

"Odisseu fará desabar sobre eles um cruel destino"
- ?

Odisseu sofreu, e não foi pouco! Imagina passar 20 anos em agonia? 10 anos lutando em uma guerra sem sentido e mais 10 anos tentando voltar para casa, enfrentando inúmeros seres monstruosos? Tudo isso enquanto um bando de folgados invadem o seu palácio e assediam moralmente sua esposa e seu filho.

(In)felizmente, o divino e sofredor Odisseu passou por tudo isso, entregando uma das maiores histórias já feitas! Toda a trama é bem envolvente e o livro inteiro exala tensão, nos preparando para o inevitável: a morte dos pretendentes. Apesar de já sabermos o que irá acontecer, os cantos nos fazem ficar ansiosos para o momento em si. Toda a jornada do filho de Laertes é extremamente interessante, ele é esperto, agressivo, ás vezes insolente e MUITO mentiroso!

Para mim, foi uma leitura muito mais fluída, se comparada com a Ilíada.
comentários(0)comente



Lucy Arolbarr 07/07/2024

Clássico e forte
É um livro que tem muito mais sentimentos do que esperava. A saudade e a incerteza da perda que Ulisses representa para sua família. a dor dele em ansiar ter a família denovo é muito forte no livro. E o que realmente me espanta são milhões de vezes em que Ulisses chora e sofre e como isso não representa fraqueza e sim força, sem desistir sofrendo por anos.

Mas não é um livro "feminino" é bem "masculino" mesmo tratando dos sentimentos e medos e eu adorei isso. [Entenda que estou falando de esteriotipos relacionados a mídias de consumo direcionados para um gênero específico]

Agora só uma homenagem/hecatombe de palavras. para a QUEEN atena, ela só tem olhos verdes o povo e poder pra crlho, mas ainda é pouco, uma DYVAAAAA. ??????
comentários(0)comente



clarice316 01/07/2024

Gosteeeii
Gente, odissei com certeza é muito melhor que iliada, as coisas acontecem muito mais rapidamente e a aparição maior dos deuses e a interação deles com os semi deuses deixa a história muito mais animada!! eu li por causa da escola mais eu ameeei
comentários(0)comente



Vitorpzz 28/06/2024

Pessoalmente me agradou menos do que eu esperava, o começo para a metade do livro é bem lenta, o livro da uma guinada quando narra as aventuras de Ulisses. O ato final da narrativa é muito bom. Um fato que me incomodou foi, por se tratar de uma versão em prosa, a constante repetição de adjetivos para caracterizar personagens e a maçante referência aos deuses por no mínimo 2 nomes diferentes. Um livro mediano para minhas preferências
comentários(0)comente



Farleyzinia 25/06/2024

Uma boa história de aventura e vingança.
"Quero contar uma história ufanosa, pois o vinho me impele,..." assim começa Ulisses de mil ardis, a contar mais uma de suas historietas, poema não é muito minha praia, mas foi muito divertido ler a jornada de Ulisses que Homero nos apresenta.
Ulisses é um personagem carismático, com histórias que prendem e te empolgam a cada verso.
E sua família não fica atrás, gostei bastante da Penélope fazendo os pretendentes de bobos e do Telêmaco (Telêzinho) que é tão astuto quanto o pai.
Uma ótima história de jornada de herói. Não cheguei a ler Ilíada, mas gostei de Odisseia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lala 13/06/2024

A mãe das histórias de aventura
Melhor herói grego. Melhor jornada. Melhor história da guerra de Tróia. Melhor epopéia. Apenas.
Que livro monumental, não tem outra forma de descrever. A narrativa do retorno de Odisseu pra casa, embora milenar, continua muito moderna. Se a Ilíada tem uma certa "barreira" de época e uma estrutura que gera algum estranhamento no leitor moderno, a Odisseia tem uma forma muito mais acessível, o que pode ser visto nos ganchos de suspense entre os capítulos e no foco mais em uma jornada individual do que em um conflito macro.
O Odisseu é um protagonista incrível. Que Agamêmnon e Aquiles o quê?!O Odisseu desbanca todo mundo com a inteligência. É claro que ele também é forte e bonitão como todo herói grego, mas a Odisseia traz uma dimensão muito humana pro personagem, já que, por mais ó do borogodó que ele seja, ele não é nada comparado com os deuses imortais e com o mar. A mortalidade humana é um tema muito debatido no livro e, inclusive, valorizado, como o discurso que Odisseu faz na ilha de Calipso, aceitando a finitude ao lado da esposa e negando a imortalidade. Odisseu sofre muitooo nas mãos da natureza, o oceano, personificado em Poseidon, é assustador e imenso, e impossível de ser enfrentado na espada, o que torna o senso de perigo muito grande.
No meio do mar, ele vai viajando pelas mais diversas ilhas e encontra de tudo: sereias, um país de gigantes, feiticeiras que transformam as pessoas em animais, deuses, Ciclopes, etc. O que eu mais gosto são as soluções criativas que Odisseu precisa bolar pra lidar com esse mundo tão maior do que ele. Eu amo de paixão a cena de Ninguém vs Polifemo, é muito genial e engraçada. Também gosto muito da passagem em que ele ganha a bolsa dos quatro ventos de Éolo e, claro, a cena emocionante dele encontrando a mãe no Hades (que cena bonita!).
Enquanto eu lia, uma série de histórias de aventura que eu cresci vendo passaram pela minha mente, percebi a grande influência da Odisseia na estrutura de histórias dos mais diferentes tipos que consistem em várias pequenas aventuras que acontecem enquanto o protagonista tenta realizar um objetivo maior. Além das influências bizarras que o livro tem no imaginário popular, como a típica imagem de se amarrar no mastro do navio quando aparecem sereias atraindo os homens para o mar com suas vozes.
Tudo é muito bem construído, a vingança contra os pretendentes tem todo um planejamento muito interessante de acompanhar e o final é satisfatório. A epopéia tem momentos muito sensíveis, como o do cachorro Argos, e a gente acaba se apegando aos personagens e a narrativa, a escrita tem vários momentos líricos e simíles muito bonitos.
Cara, é muito legal, só isso mesmo. Eu tava esperando algo massante, mas a verdade é que é uma aventurona das boas, com tudo o que tem direito e vc viaja lendo e imaginando as coisas, eu amo livros assim.
comentários(0)comente



Lêzinho 08/06/2024

O clássico dos clássicos.
Não pra mentir que A odisseia de homero é o clássico dos clássicos, o 1° Livro clássico na minha opinião KKK, Eu particularmente achei um livro mais ou menos, A história fica melhorzinha mais pro final, mas é de se reconhecer que pra época é uma história e tanto
comentários(0)comente



João Gomes 06/06/2024

Apesar de ser um clássico a história para mim e bem Impactante bom eu gosto muito desse tipo de obra fácil mente vai mim prende mim seti com se estivesse no livros foi a menhor coisa
comentários(0)comente



Clayton 05/06/2024

Muito bom
Melhor que ilíada o livro é excelente boa narrativa te prende empolgante valeu a pena a leitura gostei da edição que é muito bonita valeu a pena o tempo que passei lendo
comentários(0)comente



Choquei.amo-te 26/05/2024

É uma bela narrativa sobre a volta pra casa e pertencimento familiar, interessante como, embora Ulisses seja um herói, ele é apresentado como um homem normal, que chora e anseia sua volta pra casa. Livro muito bom, msm com a quantia grande de personagens ( haja nome grego confuso e parecido ) e a escrita mais antiga, o que quebra um pouquinho a fluidez
comentários(0)comente



izadora! 23/05/2024

Chorei com o cachorro ?
Achei uma adaptação muito boa, a escrita eh ótima e acessível pra todo mundo ler e entender, a história toda tá bem direta mas tb eh pelo fato de ter só oitenta pags. platão deve ter odiado homero por ter dado uma imagem relativamente boa aos deuses kkkkkkk (chorei com o argos esperando ele por vinte anos pra poder morrer
comentários(0)comente



Cesar Garcia 15/05/2024

Uma obra prima
Acompanhar a jornada de Ulisses até o esperado retorno ao seu lar, e depois a vingança contra aqueles que desonrravam o seu lar é magnífico.
Esse é um épico cheio de aventuras e reviravoltas, ecoando os desdobramentos da Guerra de Tróia e do que aconteceu com Ulisses em seu retorno a Ítaca.
Uma obra prima imortal.
comentários(0)comente



Raikov 14/05/2024

O que dizer sobre um livro com mais de dois milênios de idade. Somente que ele é fenomenal. Não poderia esperar menos de um dos poemas épicos mais antigos do mundo.

O livro conta a história de Ulisses, rei de Ítaca, que após lutar na guerra de tróia se vê numa verdadeira odisseia para voltar até a sua pátria em Itaca. Nesse percurso ele passará por muitas tribulações.

O livro muda do ponto de vista por diversas vezes mostrando a jornada de Ulisses em um ponto e a vida em Ítaca em outro, onde acompanhamos o seu filho Telêmaco. Na terra natal, diversos pretendentes usam os bens de Ulisses e cortejam a rainha por pensar que o Rei está morto.

O livro é a mais pura definição de aventura, mostrando que nem sempre se vence pela força bruta e que muitas vezes se faz necessário usar de artimanhas e lábia para passar por desafios.

O livro também não se limita a personagens duros e sem alma. Homero demonstra bem todo lamento de Ulisses por estar longe de sua pátria e que está determinado, mesmo após 20 anos, de retornar para casa. Ele chora por diversas vezes e ora aos deuses que o levem de volta para casa.

Algumas partes eu achei deveras estranhas, mas acho que é mais um choque cultural do que qualquer coisa. Coisas como os escravos comerem junto com os donos e serem tratados com respeito. O fato de terem reis que sempre socorrem os hóspedes que precisam, não importando sua classe social.

Um livro essencial que construiu as bases da cultura ocidental. Aqui está presente, o heroísmo, amor pelo lar e a perseverança em um sonho impossível. Com toda certeza uma leitura essencial 10/10.
comentários(0)comente



666 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR