Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


667 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Tabatah 04/03/2020

Sou louca por história e esse foi o primeiro livro que li. Lembro que meu Pai trouxe do trabalho e me disse que era melhor que perde tempo vendo tv rsrsrs. Errado ele não estava ?
comentários(0)comente



Estefani102 26/02/2020

Maravilhoso, eu adorei, mas tem um grande defeito: o ritmo (e a repetição de frases!). O livro se perde em grandes descrições e detalhes de coisas que não acrescentam muito ao épico de Ulisses e Telêmaco, enquanto passagens emblemáticas, como a do ciclope Polifemo, são narradas com rapidez. Provavelmente isso tem a ver com a tradição oral da história e da época em que foi escrito, mas para o leitor moderno a leitura pode se revelar bastante lenta.
comentários(0)comente



Gabriel1994 11/02/2020

Na minha opinião, deve ser lido em conjunto com Ilíada. Eles contam uma história em dois grandes arcos, simbolizando o monomito quando lidas em conjunto. São livros que podem ser lidos de maneira simbólica, o que torna a leitura mais interessante e justifica a influência desses livros na nossa cultura.
comentários(0)comente



Gabriel.Tesser 29/10/2019

Fantástico
Originada entre os séculos XIII ou VIII a.C, atribuída ao aedo Homero, não sabemos por certo como foi que essa obra sobreviveu ao tempo, ao espaço, através das mãos de escribas, copistas e impressores para chegar em nosso tempo; tempos sinistros. Achava que iria penar para ler os mais de 12 mil versos. Fiquei surpreso com o prazer que senti ao navegar com Odisseu pelos mares cinza da costa da Turquia à Sicília, entre as veredas do mar Mediterrâneo (Jônico e Egeu). Se Dom Quixote é a mãe das obras, a Odisseia/Ilíada é a avó. Cativante, intrigante, fantástica. Tive ajuda em formular uma imagem da epopeia com as lembranças do filme de 1997, A Odisseia, com Armand Assante no papel de Ulisses (Odisseu), produzido por Coppola.
Seu tempo será investido ao conhecer a jornada de Odisseu. As cenas de batalhas são sensacionais, os diálogos elevam o vocabulário a um novo patamar. Além disso, ao ler a obra você tem mais noção da quantidade de coisas produzidas a partir do universo de Homero, no nosso contexto cultural (literatura, cinema, arte e por aí vai). Uma matriz de ideias com uma força de expressão inesgotável: pedra angular no desenvolvimento do ocidente.
Leia, não deixe de ler!
Kir Carson 04/11/2019minha estante
Talvez, enfim, eu leia. Curioso é saber que Homero foi apenas o escrivão.


Gabriel.Tesser 04/11/2019minha estante
Kir, vai gostar. Se não gostar, que Zeus te proteja!




Guilherme.Barbosa 14/09/2019

Resumo: Odisséia
Na primeira parte aparece a Assembleia dos Deuses. Ulisses partira. Muitos eram os pretendentes da mão de sua esposa Penélope. Atena estimula Telêmaco para proteger sua mãe contra esse pretendentes. Entretanto os dias passavam e uma angústia, o desespero apodera-se de Telêmaco. Decide sair à procura de seu pai Ulisses, percorrendo Pilo e após a Lacedônia, porém sem êxito. Enquanto isso os pretendentes em sua casa lançam mão da emboscada.

Na segunda parte, os deuses se reúnem, em assembleia, novamente. Após atender solicitação de Atena, Zeus dá o encargo a Hermes que ordene a Calipso permitir que Ulisses parta, após sete anos de retenção. Uma jangada é construída por Ulisses. Nela se encontrava navegando quando é colhido por uma tempestade. É atirado na Ilha dos Feaces. Adormece. Quem o encontra e dele procura cuidar, acolhendo-o em seu palácio é Náusica, a filha do Rei Alcinoo. Ulisses dá prova de sua forte compleição atlética quando participa no jogo da projeção do disco que é promovido em honra de Náusica, saindo vitorioso da disputa. Sua volta à pátria estava prestes a concretizar-se.

Na terceira parte é encontrado o relato de Ulisses sobre as suas aventuras. Sua partida de Troia, o país dos Cicones dos Ciclopes, e os seus seis companheiros devorados. Também é relatado o episódio de Polifemo. Na Ilha de Eolo os ventos se encontram presos nos odres, que após abertos por seus companheiros, desencadea-se uma violenta tempestade. Circe transforma-os em porcos. Só depois de muita persuasão é que Ulisses consegue convencê-lo para quebrar o encanto. Seus companheiros voltam á forma humana. Ulisses é seguido pelas sereias. Após outras peripécias consegue finalmente alcançar a Ilha de Calipso.

Na quarta parte há o retorno de Ulisses à Ítaca. Disfarça-se de mendigo. É reconhecido pelo seu filho Telêmaco na casa de Eumeu. Chega ao palácio, é menosprezado e sofre os maiores escárnios e ultrajes dos que pretendiam a mão de Penélope. Não é reconhecido por sua esposa. Somente Euricleia sua ama, consegue reconhecê-lo por uma cicatriz, após banhar-lhe os pés. O grande banquete é preparado para disputar Penélope, porque prometera contrair matrimônio com aquele que fosse capaz de conseguir entesar o arco de Ulisses e após arremessar a flecha e atravessar doze machados. Tentaram, porém em vão, apesar da grande força que faziam. Só Ulisses o consegue. Causa pânico nos pretendentes quando abandona os andrajos, sendo reconhecido.

Só após longa hesitação, Penélope finalmente se convence de que se trata realmente de Ulisses, o seu verdadeiro esposo. Ajudado por Telêmaco, Ulisses massacra os pretendentes. Suas almas são conduzidas por Hermes, nas profundezas dos infernos.

site: https://www.coladaweb.com/resumos/a-odisseia-homero
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Medrado 08/09/2019

Odisseia
Eu nunca achei que iria gostar tanto de um livro histórico
No começo eu achei que ele iria ser tao chato que não iria conseguir acabar,mas foi ao contrario acabei lendo tudo no mesmo dia
comentários(0)comente



Bia 08/09/2019

Odisseia
Achei um livro muito interessante já que conta uma história real.O livro fala sobre as aventuras de Ulisses e a minha parte favorita e a das sereias , onde ele está no navio e as sereias cantam tentando atrapalhar o navio. Apesar de bom é um livro bem difícil para o sexto ano.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cadu 06/09/2019

Odisseia
É um livro muito bom por um ponto de vista pois ele te leva a história antiga e te faz pensar sobre a história durante muito mais dias gosto desse tipo de gramática do livro ele tem nomes difíceis mais no final vale a pena ler
comentários(0)comente



Isa 06/09/2019

Odisseia
Eu achei o livro bem legal com historia bem legais.Esse livro conta a historia de um homem chamado Ulisses, que naverdade o livro conta a historia do homem querendo reencontrar a familia novamente passando por muitas aventuras.Gostei♡
comentários(0)comente



Mari 06/09/2019

Odisseia
O livro conta a história de Ulisses que tem que lutar contra monstros para votar a Itaca é reencontrar sua família se você quer ver várias aventuras e conhecer um pouco do mundo antigo abra uma página é se surpreenda com as incríveis maravilhas de odisseia
Uma adaptação de Roberto lacerta
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mattoso 05/09/2019

odisseia
Eu achei que foi uma historia incrível com muitas aventuras e muitas surpresas a historia se baseia no final da guerra que estava acontecendo na época dai no final da guerra fala da volta de Olisses ao seu povo para reencontrar sua família como sua esposa, seus pais e seu filho que não os vê a muito tempo e para velos dinovo passa por muita coisa que quase tiram sua vida mais ele consegue sobreviver e no final volta para sua família mais com seus pais já mortos e depois de tudo ele conta a todos o porque dele demorar tanto para retornar ao seu povo
eu achei esse livro muito bom e eu recomendo que você ler para ver tudo oque Olisses passou para retornar ao seu povo.
comentários(0)comente



667 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR