Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


666 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Julião 06/07/2022

Por que Odisseu não é o grande herói grego?
A Odisseia de Homero me cativou de uma forma que a Ilíada jamais conseguiu. Enquanto a Ilíada é uma epopeia cheia de batalhas e testosterona, a Odisseia nos leva por uma jornada cheia de reviravoltas, onde a inteligência e a astúcia de Odisseu brilham mais do que qualquer espada de Aquiles. E é aqui que surge a grande questão: por que, afinal, Odisseu não é mais celebrado do que Aquiles ou Hércules? Ele é infinitamente mais inteligente, honesto e sensato. Parece que a Grécia Antiga tinha uma queda por músculos e bravura, esquecendo-se de que, às vezes, é o cérebro que salva o dia.

É quase irônico que Odisseu, com todas as suas façanhas e sagacidade, não seja o queridinho dos mitos gregos. Enquanto Aquiles é lembrado por seu calcanhar e Hércules por suas doze tarefas, Odisseu navegou por mares traiçoeiros, enfrentou monstros e deuses, e ainda teve que lidar com uma casa cheia de pretendentes insolentes ao voltar para Ítaca. Talvez o problema seja que Odisseu é simplesmente humano demais para ser elevado ao status de semideus. Ele erra, aprende e, acima de tudo, persevera. No fim das contas, talvez seja essa sua humanidade que o torna um herói tão fascinante e, ao mesmo tempo, tão subestimado. Quem precisa de músculos quando se tem caráter, não é mesmo?
comentários(0)comente



Filipe378 06/07/2022

Não sei, só sei que foi assim
Ao longo da minha leitura desse livro eu vi diversas pessoas fazendo análises sobre ele. Uns dizem que essa é uma história que serve para nos mostrar que temos um lugar próprio no mundo e que fora desse lugar não podemos estar felizes. Então essa seria a história da busca de Odisseu por retornar a seu lugar.
Mas lendo o livro e conhecendo Odisseu, como ele é caôzeiro, nos vem a mente a possibilidade de ser tudo uma grande invenção da parte dele para justificar sua demora em voltar para casa. Uma baita historia de pescador kkk
Brincadeiras à parte, essa é uma baita história que serve pra nos ensinar a importância de sermos virtuosos e é de leitura obrigatória devido a sua importância histórica e cultural.
comentários(0)comente



Leonardy.Negrini 02/07/2022

Ulisses, Penélope e Telêmaco
Odisséia, o segundo grande livro atribuído a Homero. Partilho da opinião de que a forma da escrita e a construção do texto em forma de poesia realmente distoa dos escritos de Ilíada, porém, mantém-se o mistério.
A história de Ulisses e todos os desafios enfrentados em 20 anos para que pudesse retornar a Ítaca, para Penélope, sua esposa, e Telêmaco, seu filho é fenomenal. A relação com Calipso e Circe, a perseguição de Netuno e a proteção de Atena, os enfrentamentos do Ciclope e das Sereias fazem desta história mais que um clássico, mas um verdadeiro código ético e moral do homem.
Sem sombra de dúvidas, a grande decepção do livro é a história de Helena, razão da guerra de Tróia, que simplesmente retorna aos braços de Menelau assim que Tróia é sitiada. Porém, da mesma forma, seus discursos são, no mínimo, capazes de nos colocarem em cheque e em análise sobre a questão das motivações dos relacionamentos.
Livro obrigatório, não se esquive dele, mesmo em forma de poesia !!!
#leitura #lerévida #homero #odisseia #Ulisses #vigésimooitavodoano
comentários(0)comente



Cristiane 01/07/2022

Odisseia
Um herói passa inúmeras dificuldades para retornar a sua casa, para sua família, e suas terras. Passa vinte anos ausente. Quando retorna seu castelo está invadido por homens que esbanjam seus bens e fazem de tudo para se casar com sua esposa. Com auxílio de Palas Atena Ulisses irá enfrentar tudo e todos para reassumir seus bens, sua casa e sua esposa...
DANILÃO1505 01/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Roberto 26/06/2022

Após a famosa batalha contra Troia, o retorno para casa de Ulisses, vinte anos depois, um guerreiro muito mais amadurecido do que encontramos na Ilíada. Ciclopes, Cila, Caribidis, as sereias, um fantástico épico de aventura. Muito das bases da literatura ocidental, e do que vemos ainda hoje em filmes, foram estabelecidas nessa obra, passada na forma de canções por gerações de ouvintes.
comentários(0)comente



Brenda 24/06/2022

Odisseu: o maior dos fanfiqueiros
Leitura muito boa. Foi minha porta de entrada na mitologia da Grécia antiga, e foi capaz de me infundir o desejo de pesquisar mais sobre as grandes obras clássicas.
O livro começa muito bem, só que após a chegada de Odisseu à Ítaca as coisas ficam um pouco mais chatas.
Saí da leitura com uma forte convicção de que Odisseu é um grande mentiroso, inventa várias fics e os outros que acreditem! Quem te conhece que te compre.
comentários(0)comente



Larissa 19/06/2022

Onde começou
Lendo odisseia pude perceber o quanto do nosso imaginário, filmes, livros, novelas, enfim, tem características presentes na escrita de Homero, ou seja, a origem de várias histórias, ditados populares, vem tudo do Homero.

Alguns cantos eu lembrei de Percy Jackson, na parte do ciclope e do lotus que tem função alucinógena.

A noção do belo tratada como sendo algo dado pelos deuses, ou seja, a beleza é sinal de que a pessoa é bem cuidada pelos deuses e assim, importante aos olhos deles.

A história pode ser resumida basicamente assim: Odisseu foi para a guerra e quando estava voltando para casa, vários acontecimentos o fizeram ficar por 20 anos longe de casa, como o próprio nome diz, odisseia em várias línguas significa uma viagem cheia de aventuras e dificuldades, e é exatamente isso que o Odisseu, ou Ulisses, encontra. Ele é preso por uma deusa, quer dizer, alguns debatem sobre isso, será se ele ficou preso mesmo? Ou ele que mentiu dizendo isso para se passar como o bonzinho? Ele mente com muita facilidade, isso vocês vão vendo ao decorrer da narrativa, então não é uma teoria tão fora da realidade assim. Eu particularmente, prefiro acreditar que ele queria muito voltar para a família dele, sua esposa Penélope e seu filho Telemaco.

Enfim, como eu dizia, ele foi preso pela deusa, capturado por um ciclope, suportou o mar revolto causado pela ira de Poseidon, e por aí vai, ele passa por muitos perrengues, e tudo vale a pena no final, não preciso dizer que tem um final feliz né? Kkkkkk

Amei de coração essa leitura, estava com certo receio quando comecei, pois li ela na versão da Martin claret e minha nossa, que troço difícil de ler viu, não recomendo pra quem está fazendo a primeira leitura, depois eu fui para a edição da cosac e melhorou bastante, mas ainda senti que estava meio difícil, quando eu fui para a penguin foi só o mar de rosas, a leitura fluiu maravilhosamente bem.
comentários(0)comente



Madu 13/06/2022

Odisseia
Caramba, que obra maravilhosa!!!!
Toda a humanidade deveria ter conhecimento sobre tal obra.
Bem reflexiva, a história é perfeita, o aprendizado também e a questão da inspiração da mesma, muito bom!!
comentários(0)comente



Camila | @abismos.literarios 05/06/2022

Para além de grandioso.
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Após 10 anos do fim da Guerra de Tróia, Odisseu (ou Ulisses) ainda não conseguiu regressar para sua terra, e aqui vamos conseguir acompanhar todas as aventuras e dificuldades que este encontrou no caminho até conseguir de fato retornar, após 20 anos longe de casa, nem os deuses facilitaram sua volta.

Aqui teremos dois momentos se entrelaçando na história, enquanto Odisseu tenta trilhar seu caminho de retorno, repleto de provações e dificuldades, após ter enfurecido Poseidon, Telêmaco, seu filho, precisa lidar com os pretendentes que disputam a mão de sua mãe, Penélope, já que todos acham que Ulisses jamais irá chegar novamente a Ítaca. Penélope tenta enrolar quanto pode, mas quando chega o décimo ano após o fim da guerra, fica difícil adiar ainda mais essa situação. Durante todo esse tempo, os pretendentes vivem às suas custas, consumindo tudo aquilo que a terra e os animais lhes oferecem. Assim, numa última tentativa de conseguir notícias de seu pai, Telêmaco decide navegar até onde houve regresso da Guerra de Tróia para buscar informações, contando com a ajuda da deusa Atena.

Enquanto Telêmaco está em sua viagem, Ulisses está na ilha de Calypso há 7 anos, onde chora todos os dias por não conseguir sair de lá. Somente quando Zeus interfere, é que se torna possível sua partida. Mas Poseidon ainda está ao seu enlaço e não vai tornar essa jornada fácil em nenhum momento. Ulisses já perdeu todos os seus companheiros nessa jornada, já enfrentou ciclopes, a deusa Circe, sereias, a horripilante Cila, as vacas sagradas do deus do sol; já passou por terras, mares e até foi ao submundo falar com os mortos.

Quando finalmente Ulisses chega em terras hospitaleiras, este consegue carona para finalmente chegar em sua casa. Chegando lá, ainda não pode correr para os braços da esposa e do filho, pois precisa compreender como a situação está; assim, ela vai aparentar ser um mendigo antes de poder agir de fato. E, então, teremos a vingança de Ulisses, o “filho de Laertes, criado por Zeus, Ulisses de mil ardis”, com a ajuda da deusa Atena.

Assim como disse na resenha de Ilíada, é impossível escrever algo que faça jus a grandeza dessas obras. É uma jornada incrível e uma experiência maravilhosa. Odisseia é uma leitura mais fluída, talvez por não ter relatos imensos das batalhas e mortes, páginas e páginas com nomes e detalhes minuciosos de lutas travadas, como em Ilíada. Você devora cada página com anseio imenso para saber o que Ulisses vai enfrentar e como será quando finalmente regressar. Ambas as obras são incríveis, mas com pontos e movimentos diferentes.

Mais uma vez, aqui teremos uma introdução e prefácio grandiosos e esclarecedores, além de uma tradução impecável e acessível; os pontos que tornam a @penguincompanhia – me atrevo a dizer – a melhor.

Penso que essa é uma experiência válida para todo leitor; de fato, uma experiência transformadora. Sempre imaginei ser uma missão impossível, que jamais iria compreender e apreciar tais obras, tanto por seu período histórico, tanto por ser escrita em cantos e principalmente por medo da linguagem. Eu não poderia estar mais enganada. Após um ou dois cantos, você se acostuma totalmente com o formato em cantos e com a linguagem, e então a leitura flui facilmente e te instiga a avançar folha após folha para saber como tudo irá terminar.

Mesmo tendo muitas obras que nos trazem informações sobre Ilíada e Odisseia nas entrelinhas, ler diretamente as obras é totalmente diferente e inexplicável. Como amante da mitologia grega, já havia lido muitas obras que traziam detalhes dos deuses, mitos e batalhas aqui apresentados; mas nada consegue transpor a grandeza real desses dois livros. Por fim, só posso recomendar que vocês leiam e tirem as conclusões por si só.


site: https://www.instagram.com/p/CebXoCsL8AY/
comentários(0)comente



Tarciso.Rodrigues 04/06/2022

Não a toa Homero foi derivado a um sinônimo de grandeza
Homérico. Um grandioso épico, fantástico. O posfácio da edição da Editora 34, na tradução de Trajano Vieira, que trouxe nele, uma análise geral da obra, fez-me querer aprender grego para esmiuçar esse texto, e relê-lo com mais atenção a pequenos detalhes da linguagem. Uma leitura difícil, sim, mas impressionante, grandiosa.
comentários(0)comente



Trevosinha 28/05/2022

Muito bom adorei. Li ele no trabalho. Pretendo ler o de 9000000000000000000 páginas com certeza kkkk
comentários(0)comente



Marcelo Duarte 26/05/2022

Arrepiantemente eletrizante, do início ao fim!
Me pergunto como puder não ter lido esta obra antes. Quase um crime! História fantástica com uma narrativa incrível, eu imaginava cada cena, foi uma obra imersiva lara mim. Torcia a cada momento para o protagonista voltar a sua casa e colocar ordem no caos que havia se estabelecido em sua casa! Simplesmente fantástico! Está valendo muito a pena investir nos clássicos, esse foi o quarto clássico e estou muito feliz pelas escolhas de leitura que fiz!
comentários(0)comente



cibelefrahm 21/05/2022

Um resumo da Odisseia com linguagem simples e acessível. Ajuda a conhecer os principais acontecimentos da história de Odisseu.
comentários(0)comente



gabilecey 16/05/2022

Inapropriado para crianças
Ilustrações apelativas e desnecessárias para uma criança, manteve a história fiel excluindo este pequeno detalhe.
comentários(0)comente



666 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR