Vitor16Hq 19/11/2023
Poderia ser uma ótima novela.
Uma leitura um pouco fora da minha zona de conforto, que valeu muito a pena.
A Júlia Lopes de Almeida é uma das escritoras que tem um conto no livro Contos de autoras brasileiras, que já fiz resenha aqui, com o conto Memórias de um leque, que eu achei excelente, e resolvi dar uma chance a esse livro.
A história aborda essa viúva, que a autora a descreve como uma morena muito bonita e já está na meia idade, que tem uma filha adolescente e decide se afastar de festas e eventos sociais , até a chegada de Luciano, um antigo amor da juventude balança suas estruturas.
O enredo é um pouco novelesco, mas é muito bom de acompanhar. A autora aborda uma moral burguesa que vai se rompendo conforme a trama avança.
O desenvolvimento da Viúva e da sua filha, a Sara são a melhor parte do livro, são duas personagens muito bem escritas, com a Sara teve a cena dos quadros, que tem uma ótima descrição das artes que aparecem e da percepção da personagem.
As descrições de cenário, roupa e objetos conseguem transportar o leitor para o período em que a história se passa, a autora consegue fisgar a atenção e fazer uma boa ambientação com a sua narrativa.
A reta final do livro tem aquela tensão para descobrir como vai ser o desfecho, parece que vai vir um final trágico enquanto se torce para isso não acontecer, e é um desfecho satisfatório, não vou entregar o que acontece, mas quem leu já sabe do que estou falando.
O livro me gerou curiosidade para ler mais obras dessa autora, é uma indicação tanto para quem gosta desse tipo de história (Também para os noveleiros de plantão) quanto para alguém que resolva sair da zona de conforto.