spoiler visualizarleopr 17/09/2024
Hereditariedade, consequencias e politica.
Primeiramente, cabe salientar que esse livro surgiu inicialmente como um conto, e foi crescendo conforme a vontade dos autores. Cabe dizer também, que ele foi escrito bem antes de Crônicas do Gelo e Fogo, então ele não tem culpa na demora do querido Assassino literário demorar com a escrita de Ventos de Inverno, mas isso não vem ao caso.
Vou dividir a resenha em três partes, cada uma contando de um conto, que segue ordem cronológica na vida de Maris.
A primeira parte, nós temos uma sociedade onde os voadores constituem de um grupo a parte, completamente não político, mas que mantêm suas tradições, e uma dessas, é justamente o direito de herança, frente a meritocracia. Aqui Maris acaba demonstrando que aos poucos, a herança acaba sendo mais uma maldição, onde aqueles que realmente são inaptos para a função de voadores, acabam gerando consequências até mesmo drásticas, muitas vezes, a morte. Quando ela resolve mudar o sistema, um simples fato gera uma bola de neve, e isso nos leva a segunda parte.
Aqui, anos após as mudanças ocorridas no primeiro conto, acaba surgindo o conceito de Uma-Asa, aqueles voadores que adquiriram através de talento o direito de voar, e como isso afetou drasticamente toda a sociedade. Com isso, se estabeleceu um preconceito entre os hereditários, e aqueles com talentos nato. Com isso, cabe novamente a Maris ter que enfrentar a situação, para manter a balança do novo sistema, antes que entre em colapso.
Na parte final, Maris acaba tendo um problema grave de identidade. Essa foi a parte que na minha opinião, foi melhor desenvolvida. Além dos problemas da Maris, eles acabam atrelados a um problema político moral, desencadeando novamente uma situação onde tanto o preconceito, como o direito de hereditariedade se chocam. Nesse conto em especifico, GRRM já demonstra um perfil para brincar com a complexidade da política, e personagens cinza, tanto que foi o momento que mais gostei do livro.
Sinceramente, vale a pena dar uma chance para esse volume.
Boa Leitura.