May Tashiro | @slcontagiante 25/04/2019Blog Silêncio Contagiante | @slcontagianteOlá, leitores!
Parece que ele só quer te explicar algo rapidinho [que você já sabe]? Repete tudo o que você diz? Fica com o crédito das tuas ideias? Ele te interrompe no meio de uma reunião? Pede para você pegar o cafezinho e fazer as anotações da reunião? Você é vista como arrogante, esquentada, dramática et cetera ao agir da mesma forma que um colega homem? Você se sente menos qualificada e mais insegura, começa a se perguntar se você tem direito a um lugar na mesa, não consegue defender um projeto ou mesmo pedir aquele aumento muito merecido… O problema é que você é mulher e precisa se armar para enfrentar o mercado de trabalho, melhor, se armar contra o patriarcado que te desmerece por algo completamente fora do seu controle.
Clube da Luta Feminista: um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho machista) é a reunião de experiências de grandes mulheres e das integrantes — também mulheres incríveis — do Clube da Luta Feminista da jornalista Jessica Bennett, autora do livro. Além de entrevistar essas mulheres e usar das próprias experiências, Jessica é clara e direta na sua mensagem: precisamos nos unir, juntar forças, e lutar contra o machismo. Não um machismo escancarado e caricaturado estilo Trump, que os ingênuos juravam que não existia mais, mas um machismo mais sutil e que te faz duvidar de si e se perguntar se aquele comportamento do seu chefe/colega/subalterno é machista. Provavelmente, é.
Não se engane com o feminista, ambiente de trabalho e clube da luta, Clube da Luta Feminista tem como alvo mulheres, homens e qualquer pessoa que queira apoiar a causa pró-igualdade dos gêneros. Como uma conversa de amigas, evidenciada por uma escrita leve e bem-humorada ainda que direta, Jessica Bennett vai te armar de estatísticas, pesquisas, táticas de guerrilha, estratégias contra colegas de trabalho bem intencionados ou não e te preparar para assumir as rédias da autossabotagem. Isso tudo em um livro bem diagramado com proporção perfeita entre textos e ilustrações, deixando a mensagem com um quê divertido e interativo.
Clube da Luta Feminista é muito mais que uma série de dicas e estratégias para se vencer um ambiente de trabalho machista, é um grito de guerra contra o patriarcado, é um tapa na cara dos Joshes e Brads, é inspirador e emponderador, é uma convocação em massa de companheirxs de guerrilha. Eu terminei esse livro querendo começar meu próprio clube, reunir minhas amigas e as amigas das minhas amigas para trocar experiências. O quanto poderíamos fazer por nós como grupo de conscientização e sororidade? O que poderíamos fazer por outras mulheres que necessitam de apoio? O que as nossas experiências poderiam agregar ainda mais ao livro?
"Fazer parte do Clube da Luta significa apoiar suas parceiras; significa também protestar contra racismo, machismo, homofobia e xenofobia em qualquer circunstância. O poder está nos números. Agora, mais do que nunca, precisamos estar juntas — e precisamos de mais mulheres, e homens, ao nosso lado."
Leia a resenha completa no link!
site:
https://silenciocontagiante.wordpress.com/2019/04/24/resenha-clube-da-luta-feminista-de-jessica-bennett/