spoiler visualizarLuana Guerreiro 14/09/2024
Anne da Ilha (3)
As expectativas criadas com o final da leitura anterior foram plenamente atendidas ?
Nesse livro acompanhamos Anne durante seus 4 anos de faculdade em Redmond, em Kinsport, dos seus 18 aos 22 anos.
Em seu primeiro ano, Anne morou em uma pensão, mas do segundo em diante conseguiu morar na maravilhosa Casa Patty com suas amigas, a tia Jamesina e seus 03 gatos. Por falar nos gatos, temos uma cena um tanto problemática, mas considerando a época em que originalmente a história foi escrita era algo comum da época, embora hoje seja inaceitável como a própria explicação em notas de rodapé.
A história se desenrola de forma envolvente e cativante, conquistando com as histórias dos personagens já conhecidos e queridos, mas também dos novos.
Falando em personagens novos, conhecemos a fascinante Philippa Gordon que é conterrânea de Anne... "? Sou de Bolingbroke, Nova Escócia ? disse Philippa. ? Bolingbroke! ? exclamou Anne. ? Mas eu nasci lá!". E que bela surpresa temos no futuro, quando Anne ao visitar Philippa e pode revisitar sua cidade natal, a casa onde os pais viveram, onde ela nasceu, onde pode conhecer através dos olhos dos outros os seus pais e pode conhecê-los também por meio de cartas antigas guardadas com se pela espera de Anne. ?
Vemos não só o amadurecimento de Anne, mas de todos a sua volta, as desventuras dos pedidos de casamento, dos cortejos, dos noivados e casamentos. O casamento da melhor amiga de infância "? Você está adorável. Di, querida, dê-me um beijo de despedida pela última vez, pois Diana Barry nunca mais me beijará. ? Mas Diana Wright, sim.". ?
Também acompanhamos o casamento de Philippa com um simples pastor, que não era nenhum de seus pretendentes que tanto lhe causavam dúvidas.
A formatura em que Anne enfim foi diploma bacharel em Artes além de receber a honra ao mérito em inglês, colhendo os frutos dos 4 anos de estudos.
Para então regressar a Avonlea e Green Gables, onde conheceu o primogênito de Diana, o pequeno Fred. Viveu a aflição de enfim descobrir que de fato ama e sempre amou Gilbert Blythe, mas só descobrir isso ao ouvir que Gilbert está terrivelmente doente perto dos suspiros finais.
Mas, mais uma vez Philippa se mostra extremamente importante para essa história, quando envia uma carta a Gilbert contando que Anne não firmou compromisso e com essa notícia Gilbert tem uma recuperação milagrosa. E aos poucos Gilbert e Anne se reaproximam e em meio ao jardim de Hester Gray finalmente se tornam um casal. ?