dido4 15/09/2022
Uma experiência desinteressante
Esse foi o terceiro (e, vale dizer, último) livro de Lovecraft que eu li. Agora, passo a acreditar que a escrita desse autor não foi feita pra mim. Talvez na época que esse livro foi publicado, tenha sido algo extraordinário, mas minha experiência foi de uma escrita esquisita e distante, um ambiente que tornou difícil de se conectar com os personagens e com a trama. A leitura não me trouxe emoção alguma, foi uma leitura apática.
A falta de descrição das coisas (talvez proposital, pela quantidade de coisas "indescritíveis" que o autor menciona) e a falha na descrição de outras me levou a ler um livro que foi difícil de imaginar. Lovecraft se esforça tanto para criar uma atmosfera misteriosa que, na minha opinião, revela até de menos, e não consegue engajar o interesse necessário.
Para não dizer que foi de todo ruim, depois de 115 páginas, o final foi interessante, porém demora demais para acontecer, só senti empolgação nas últimas 4 páginas, antes disso, tinha que me esforçar para manter o interesse lendo. Pelo menos nesse conto ele não foi racista como em outros contos que já li. Confesso que não pretendo ler mais deste autor.