Sussurros na Escuridão

Sussurros na Escuridão H. P. Lovecraft




Resenhas - Sussurros na Escuridão


205 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Maybeinabook 09/11/2024

Sussurros na Escuridão - H.P. Lovecraft
Este foi meu primeiro contato com a obra literária de H.P. Lovecraft, e devo admitir que minha experiência de leitura foi um tanto frustrante.

A escrita se mostrou maçante em alguns momentos, de tal modo que a narrativa demorou muito a me envolver. Lovecraft é extremamente detalhista, claramente buscando ambientar o leitor em uma atmosfera misteriosa e angustiante, mas o resultado, para mim, não foi satisfatório. O modo como esses detalhes são apresentados frequentemente soa como um ?infodumping?, e o texto acaba muito mais convoluto do que deveria ser.

Claro, tenho plena consciência que neste caso há um conflito geracional com a maior parte dos leitores contemporâneos, mas mesmo para aqueles que curtem um estilo mais descritivo, como Tolkien, por exemplo, que é o meu caso, o estilo de escrita de Lovecraft ainda assim soa denso, pois ele se prende a detalhes que muitas vezes não acrescentam em nada na narrativa além de reforçar a sensação de ?horror?.

Em termos de enredo, a única parte que realmente conseguiu me empolgar de verdade foi o último quarto do conto. As revelações finais, embora previsíveis, trouxeram uma boa intensidade à leitura, um senso de urgência que foi muito bem vindo depois de um caminho tão árduo.

Acredito que parte da minha insatisfação tenha a ver com uma familiaridade prévia com o universo lovecraftiano, conhecida principalmente através do RPG Call of Cthulhu. Conhecer esses conceitos, e algumas linhas de narrativa paralelas (muito mais interessantes, diga-se de passagem), antes de ler o conto original pode ter, de certa forma, ?estragado? minha experiência com a leitura, pois já estava ciente do que esperar de muitos dos elementos que ele introduz.

Essa situação toda exemplifica, na minha opinião, uma ficção onde um autor genial dá o pontapé inicial em ideias fascinantes, que então, dali para frente, serão exploradas e aprimoradas por fãs e entusiastas ao longo do tempo.

Claro, Lovecraft criou algo único e inovador em suas obras, mas creio que desde então o terror cósmico transcendeu as obras originais, sendo melhorado e expandido por outros criadores que levaram esses conceitos adiante em suas próprias histórias ou em outras plataformas, como o RPG, por exemplo.

Enfim, por incrível que pareça, um dos aspectos mais interessantes da leitura deste conto, para mim, foi perceber que Lovecraft o escreveu inspirado pela descoberta de Plutão, em 1930, já que há pouco mais de um ano entre a descoberta do nono (hoje não mais) planeta do sistema solar, claramente especulando em cima da questão ?E se houvesse vida nesse novo planeta longínquo??. Mesmo que o conto não tenha me envolvido, acho esses aspectos históricos-científicos fascinantes.
comentários(0)comente



Rafaellyalves 03/11/2024

Um mergulho nas profundezas do terror cósmico
H.P. Lovecraft é mestre indiscutível do horror cósmico, e "Sussurros na Escuridão" é um dos seus contos mais emblemáticos. Nessa narrativa, somos transportados para uma pequena cidade em Vermont, onde um fazendeiro local começa a ser assombrado por estranhas ocorrências.

A medida que os eventos se intensificam, o fazendeiro entra em contato com um professor universitário, relatando suas experiências perturbadoras. Através de cartas, os dois homens tentam desvendar o mistério por trás desses acontecimentos bizarros, que parecem ter origem em forças cósmicas incompreensíveis.

Se você busca um conto que te faça questionar a natureza da realidade e o lugar da humanidade no universo, "Sussurros na Escuridão" é a leitura perfeita para você. Prepare-se para se perder em um labirinto de mistério e terror, onde os sussurros da escuridão ecoam em seus ouvidos.
comentários(0)comente



VitAria103 02/11/2024

Um dos melhores livros de Terror Cósmico
Uma das melhores leituras que já fiz sem dúvidas foi Sussuros na escuridão. Lovecraft aborda temas como: vidas extraterrestres, outros universos e muito mais.
Algo que não posso deixar de lado, foi o medo e euforia que senti ao ler o livro, a linguagem e simples e clara, o livro é fácil de compreender, e simplesmente MARAVILHOSO. Quando é abordado temas de ficção, sempre penso no exagero que muitas vezes é produzido, mas ao contrário, o livro apresenta um teor cósmico e ficcional que obviamente foge da realidade por se tratar de um livro de ficção, mas nem tanto. Recomendo ler sozinho(a) em casa, em um dia chuvoso, só para dar mais euforia e medo a leitura(risos).
Por fim, penso que sim é uma ótima leitura, e uma grande oportunidade para crescer como leitor com este livro.
comentários(0)comente



Rogério Filho 24/10/2024

?
H.P. Lovecraft vem se tornando um dos meus escritores favoritos de terror, ao lado de Stephen King, por sua habilidade única de criar um horror cósmico, explorando o desconhecido de maneira que mexe profundamente com o imaginário. Em "Sussurros na Escuridão", a tensa e sideral ambiência que Lovecraft constrói me cativou por completo. Ele tece um mistério envolvente que vai além do medo convencional, fazendo-me refletir sobre os segredos insondáveis do universo, e como a vastidão do desconhecido pode ser tão aterrorizante quanto fascinante.
comentários(0)comente



Tamara Cinthya 16/10/2024

Cansativo
Este é o meu primeiro contato com Lovecraft, e demorou várias páginas para o livro realmente começar a me envolver e eu me sentir imerso nesse universo de terror cósmico. O universo que ele cria é, de fato, incrível, cheio de criaturas intrigantes — nisso, ele é excelente. No entanto, a escrita em si me incomodou, tornando a leitura bastante cansativa.
comentários(0)comente



Edoaruda 10/10/2024

Meta de Leitura 2024 - 9/12
Iniciando o mês de Outubro e a tão esperada TBR de Halloween: temos Lovecraft.

Li pouco sobre esse autor, mas a fama dele é imensa.
Acredito que comecei pelo conto errado: Em Sussurros da Escuridão há várias passagens sobre os outros mitos e seres siderais criados pelo Lovecraft, até Cthulhu aparece, então fiquei um pouco perdida sem essa base de terror para me apoiar. Mas vale a leitura.

Essa edição traz o ar da leitura de época, mas não deixa a leitura densa. Bem fácil de ler e o que corroborou para que eu esquecesse o mundo ao meu redor e mergulhasse nos horrores escritos.

A história, em si, não tem tantos elementos de terror, Lovecraft se respalda na imaginação de seus leitores deixando a cargo da imaginação deles trazer o medo de que precisa para o ambiente, como: "Não consigo descrever em palavras o que vi naquela ocasião" ou "Não ouso replicar o que me foi dito", então a mente do leitor viaja para encaixar os absurdos referente aos medos de cada um.
E tem também, a questão da época em que foram escritos, imagina o início do séc 20, as novas tecnologias, a descoberta de um planeta novo, deve ter sido surreal viver essa época com um cara como Lovecraft escrevendo absurdos e mexendo com o imaginário de pessoas.

Lovecraft é um prato cheio de suspense, apesar de preguiçoso! Rs
comentários(0)comente



Super-Papagaio 01/10/2024

Uma ótima introdução para o universo de Lovecraft
O livro engloba os principais aspectos do terror cósmico construindo uma atmosfera de suspense que consegue te envolver lentamente enquanto desenvolve personagens que em sua maioria são bem desenvolvidos com exceção de alguns introduzidos no final da obra. Em resumo, o livro me deu uma boa primeira experiência enquanto apreciava a obra e espero que os próximos tragam uma experiência ainda melhor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yasmim Lovato 08/08/2024

Um livro surpreendente, gostaria de descrições mais específicas e detalhadas. No geral dá pra sentir e se conectar com o enredo,as criaturas,lugares e acontecimentos vão ficar fixados na minha mente por um tempo......
comentários(0)comente



CoelhoDaFloresta 06/07/2024

Terror desconhecido
Esse livro não me trouxe muita urgência de ler. Fiquei um tanto cansado de ler tantas referências de cidades e coisas regionais que eu não conhecia. Em Sussuros na escuridão pude aproveitar um tanto a história com um desenvolvimento interessante da relação protagonista e seu correspondente com um final um tanto satisfatório que me deixou curioso por mais. Nos contos seguintes, infelizmente não fui saciado pelo pouco tempo de história e descrições igualmente longas. Acho que gostaria de reler o livro após conhecer um pouco mais da mitologia do autor para que eu pudesse me localizar com mais facilidade.
comentários(0)comente



Micaela 28/06/2024

Mais surpresas
Lovecraft sempre se superando em monstros e dilemas. Cada livro fica melhor de imaginar todo o ambiente
comentários(0)comente



liza.ana 27/06/2024

Sussuros na Escuridão e Dagon são os contos mais envolventes e interessante, com tramas bem escritas. Celephäis e Ele não são tão envolventes quanto os outros, porém são histórias divertidas de ler.
comentários(0)comente



nandinho da nike 20/06/2024

A verdade tende a ser perturbadora.
Primeiro conto que leio deste autor, o desenvolver da história te prende do começo ao fim, ora por tédio, ora por curiosidade, ora por angústia, ora ansiedade, no geral acho uma obra razoável. A edição é muito boa, recomendo.
comentários(0)comente



LaillaS 21/05/2024

Esse foi meu primeiro livro do Lovecraft e achei uma leitura difícil, me perdia com facilidade devido a algumas palavras difíceis, não estou acostumada com esse tipo de leitura, mas num todo gostei do livro, principalmente as estórias 1, 4 e 6.
comentários(0)comente



Mariana 15/05/2024

Repetitivo, sem contexto e sem pontuação.
O livro em si só se torna interessante nas últimas páginas, o que torna a leitura massiva. Eu só finalizei o livro, porque estam lendo para mim, o que tornou a leitura um pouco mais complicada. Pois além de usar uma linguagem cansativa, o autor faz pouco uso de vírgulas.
O personagem principal, um cientista, troca cartas com um fazendeiro sobre extraterrestres. O que torna um pouco compreensível a linguagem e a repetição via o trauma que ele passou, mas ocorre tantas vezes que se torna entediante. Já é um livro curto, ao ler algo assim eu espero que possua mais história do que enrolação.
Quanto a contexto, acredito que seja algo comum nos livro do Lovecraft, ele só adiciona cada vez mais informações contando que você tenha um conhecimento prévio sobre o assunto. Eu não diria que isso foi um problema, não para mim.
Sabemos que H.P. era racista e isso reflete nas histórias, mas sinceramente eu achei que seria mais discrepante, isso não influenciou na minha leitura.
A história em si, se filtrada, é interessante. Acredito que o autor não mereça o hype que tem, não por este livro ao menos. Eu diria que é bom para passar o tempo.
Me disseram que "A cor que caiu do céu" é melhor e é o próximo livro desse autor que eu pretendo ler.
comentários(0)comente



205 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR