Vidas secas

Vidas secas Graciliano Ramos




Resenhas - Vidas Secas


3413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Tats 18/11/2024

Retirantes
?Uma obra que denuncia e celebra a resiliência do povo nordestino.? Fabiano, sinhá Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a inesquecível Baleia. ??
comentários(0)comente



Paulo Silas 18/11/2024

Um clássico da literatura brasileira que possui diversos motivos que justificam assim ser. Tanto pela forma quanto pelo conteúdo, inobstante o que representa para a fase modernista no âmbito literário nacional, "Vidas Secas" é uma obra prima no sentido clássico do termo. Os elementos que compõem a estrutura da narrativa tornam esse livro um primor, digno de ser uma das obras mais lembradas e comentadas quando se pensa em literatura no Brasil.

O livro traz a história de Fabiano e sua família - constituída pela esposa Sinha Vitória, pelos dois filhos pequenos e pela cadela Baleia - enquanto retirantes que transcorrem o sertão nordestino na década de 30 fugindo da seca e da miséria. As tantas andanças e tentativas de permanência em uma terra que possam reconhecer como minimamente acolhedora faz dos membros dessa família de viajantes sonhadores natos, cada qual do seu modo: desde os ossos almejados por Baleia até a cama tão desejada por Sinha Vitória. É um romance que destaca as particularidades dos seus personagens enquanto apresenta a vida nua e crua da realidade brasileira em determinada época e contexto.

Graciliano Ramos constrói nesse marco da literatura nacional uma obra de peso que apresenta uma família em busca de uma vida melhor no nordeste do Brasil. Situado na segunda fase do modernismo brasileiro, o livro se define como uma prosa regionalista por excelência, abordando alguns aspectos do sertanejo dentro de tantas problemáticas como a fome e a seca. Uma das mais belas obras que já se produziu no Brasil e que merece ser apreciada, divulgada e muito comentada.

comentários(0)comente



andre_limafr 18/11/2024

Em busca dias melhores
O primeiro capítulo de vidas seca é brutal, a dura realidade do retirante, que sai com uma mão na frente e outra atrás fugindo da seca em busca e um lugar melhor para viver é retratada de maneira visceral e muito real por Graciliano Ramos, é impossível esquecer as primeiras páginas, mesmo quando estamos de frente com as últimas.

Por uma questão de gosto pessoal, este não é meu tipo de livro favorito, mas é uma leitura necessária, enriquecedora, retrata uma das muitas cicatrizes que permeiam alojadas na história do nosso país, o medo constante da seca e a necessidade de fugir da própria terra não é uma realidade distante. Diversos temas são pontualmente abordados além da seca, como a desigualdade social, a exploração do trabalhador rural, a corrupção de instituições que deveriam dar exemplo por serem autoridades, a deficiência educacional e outros.

Uma das coisas que mais me chamou atenção na obra é como Fabiano e sua família mal conseguem se comunicar em palavras, se comunicam por grunhidos, gestos e mais palavras, possuem um comportamento por vezes animalesco, sem jeito uns com os outros, muitas vezes recorrem a agressão, o próprio Fabiano se identifica como um bicho, sente-se inferior as demais pessoas razoavelmente mais bem educadas, espantosamente quando analisamos a figura de Baleia, que ilustra figura da cadelinha da família, notamos que o autor teve todo um cuidado em humaniza-la, trazendo a ela sentimentos e desejos complexos; neste ponto temos um ponto de convergência entre o animal humanizado e o humano desumanizado devido a sua condição.

Outro fator que merece destaque, já mencionado, é como Fabiano e sua família sentem-se deslocados do restante da sociedade, do mundo, possuem apego a terra, mas sabem que não lhes pertence, querem integrar a comunidade da cidade mas não de encaixam, sofrem abusos e exploração de seu patrão, sentem vergonha, medo e hesitação ao sonhar com uma perspectiva melhor, por mais simples que seja.
comentários(0)comente



nath191 18/11/2024

Vidas secas
Eu não gostei tanto do livro mas eu acho que foi só por culpa minha. Eu estava com uma coisa em mente que era diferente do que o livro realmente é.

Não me entendam mal, eu gostei do livro, até porque o Graciliano Ramos escreve muito bem, eu só estava com a expectativa tão alta que acabei me decepcionando um pouquinho.

Eu pretendo reler ele um dia pois tenho certeza que vou adorar kkk
@suzans.bookverse 18/11/2024minha estante
Qual expectativa vc tinha, Nath?


nath191 18/11/2024minha estante
Cara, eu não sei explicar exatamente. Mas principalmente em relação à cachorrinha. Eu esperava mais, sabe?
E o livro acabou do nada.

(Vê como são coisas realmente minhas? O livro continua sendo muito bom kk)




isa!! 17/11/2024

Puta livro
Livro fala sobre uma realidade vivida por muitos brasileiros que é a pobreza extrema. por mais que o livro se passa no nordeste, conectei muito com a vida do protagonista com o passado sofrido da minha família. livro pica pra 🤬 #$%!& (dei 4,5 pq a escrita é meio difícil de entender ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maressa.Naara 16/11/2024

As melhores críticas literárias são de brasileiros!
"Quando você priva as pessoas das coisas mais elementares para a sua sobrevivência, para a sua subsistência, elas passam a ter vidas secas, secas de comida, secas de segurança, de saúde, de educação. Essas pessoas se tornam secas também, secas de pensamentos, secas de sonhos, secas de esperança, secas de tudo ."
comentários(0)comente



Liandra.Serafim 16/11/2024

Bom
O livro é muito bom, o tema é importantíssimo, mas acho que eu não estava na vibe desse tipo de leitura e acabei forçando
comentários(0)comente



camila2911 16/11/2024

Difícil
É um livro muito difícil de ler, não pela linguagem nem pelo tamanho, mas pelo sofrimento que os personagens vivem em todo tempo. É um clássico, de fato, mas não foi agradável de ler
comentários(0)comente



Yasmin1609 16/11/2024

Bom
Achei o livro bem denso, apesar de ter poucas paginas. Temos poucas falas e a narração é bem detalhada
comentários(0)comente



Gildn 15/11/2024

Vidas Secas é um daqueles livros que, mesmo sendo curto, deixa uma marca profunda. A história de Fabiano e sua família é dura, crua e, ao mesmo tempo, cheia de humanidade. Graciliano Ramos escreve de um jeito tão direto que parece que a gente sente o peso do sertão junto com eles. É impossível não se sensibilizar com a luta pela sobrevivência e, no final, aquela pontinha de esperança faz tudo ainda mais tocante.
comentários(0)comente



Fadinhaxw0 15/11/2024

Gostei
Um livro q retrata a situação q mtas famílias passam no país. Gostei muito. Gostei dos sonhos de cada personagem, e como podemos ler os capítulos na ordem q agnt quiser (exceto o primeiro e o último). O único problema, acho q foi a linguagem rebuscada. Eu entendo, já q é um clássico brasileiro antigo, o Graciliano é foda, mas fez eu demorar pra ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lavínia 15/11/2024

É um bom livro e bem desenvolvido, trata de temas importantíssimos, só não funcionou bem comigo por não ser minha vibe.
comentários(0)comente



3413 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR