Priscila.Pieper 25/02/2020
ÉDIPO REI
Escrita por volta de 427 a.C pelo dramaturgo Sófocles, Édipo Rei narra a história da família de Édipo, o príncipe que tenta inutilmente fugir do destino traçado em seu nascimento. A peça teatral trágica, tem como inspiração o personagem mitológico de mesmo nome. .
Segundo a profecia do oráculo Delfos, Édipo mataria seu pai Laio, rei de Tebas, e se casaria com sua mãe Jeocasta. Sendo assim, para evitar que a profecia se cumprisse, logo após o nascimento de seu filho, Laio manda um servo levar o menino para morrer no Monte Citerão.
Mas como o destino sempre se cumpre, o menino acaba sendo salvo por um pastor que passava pelo local, e algum tempo depois é adotado pelo rei de Corinto, Pólibo. Anos mais tarde, ao consultar o oráculo, Édipo ouve a famosa profecia, e acreditando que se tratava de sua família adotiva, resolve fugir da cidade, “evitando” o destino amaldiçoado. .
Em suas andanças, se depara com uma comitiva e acaba discutindo com o homem mais velho, seu pai biológico desconhecido. A discussão aumenta e em um surto de raiva, Édipo acaba por matar o homem. Então, a primeira parte da profecia se cumpre. .
Sem rumo, Édipo chega ao portão de Tebas. Adentrando a cidade, encontra a Esfinge, um monstro alado que propunha enigmas para os moradores da cidade, quem não acertasse o enigma era devorado por ela. Como sempre, o monstro propõe um enigma a Édipo, que o decifra. .
Por desvendar o enigma, Édipo se torna o herói e recebe honrarias de todos. Creonte, governador a cidade, declara Édipo o novo rei, e oferece sua irmã, a rainha viúva e sua mãe, em casamento ao novo rei. Cumprindo assim a segunda parte da profecia.
Anos mais tarde, uma epidemia toma conta da cidade e o oráculo Delfos é consultado. A cura só seria alcançada se encontrassem o assassino de Laio, o antigo rei. Assim, iniciam-se às investigações. .
Aclamada universalmente, Édipo Rei é usada ano após ano como exemplo de perfeição métrica e enredo. Uma verdadeira obra de arte de leitura obrigatória para todos os amantes do teatro e clássicos literários.
Preparem os lenços!
site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/