spoiler visualizarSidney.Prando 14/02/2022
A TRAGÉDIA TEM NOME
📕Sófocles (495 a.c. – 406 a.c) nasceu e morreu em Atenas, na Grécia, e foi um dos maiores intelectuais da antiguidade clássica. Dentre as suas peças que resistiram ao tempo, encontra-se Édipo Rei, talvez a sua tragédia mais aclamada.
Édipo é filho do rei e da rainha de Tebas, além de futuro herdeiro do trono. Após uma profecia que revelou uma desgraça sobre o recém-nascido, o rei de Tebas decide dar fim ao filho, mandando pendura-lo pelos pés em uma arvore para morrer. Ao ser salvo, é adotado pelo rei e rainha de Corinto, que não podiam ter filhos. Logo, torna-se o príncipe da cidade dos pais adotivos.
Ainda moço, recebe uma dura profecia do oráculo de Delfos, a qual o revela “pai e irmão dos filhos que o cercavam, esposo e filho da mulher da qual nasceu, rival incestuoso e assassino do próprio pai”. Ao tentar fugir da profecia, Édipo parte de Corinto para Tebas, onde deparasse com a Esfinge e seu enigma. Ao solucionar o enigma da Esfinge, casa-se com a rainha de Tebas, Jocasta, com a qual tem 4 filhos. Contudo, após uma peste assolar a cidade, Édipo recebe uma mensagem do oráculo de Delfos que lhe diz que enquanto o assassino do antigo rei de Tebas residir na cidade, a peste persistirá. Então, o rei Édipo, começa sua busca pelo assassino.
Ao receber a notícia de que o rei de Corinto morreu, lhe é informado de que ele não era seu verdadeiro pai. Após negar a ouvir os apelos de Jocasta, interrogar persistentemente o oraculo Tirésias e insistir em saber o relato do homem que o salvou quando criança, percebe que não conseguiu fugir de seu destino. Em consequência de seu desgosto, a rainha e mãe de Édipo se suicida e em um ato de vergonha, ainda junto ao leito morno de Jocasta, Édipo se cega com as agulhas douradas do broxe de sua mãe e esposa. O exilio do Rei acompanhado de sua filha, o que demonstra a benevolência dos deuses com esse personagem vítima da desgraça, é o fato que se sucede.
Para mim, a obra constitui mais um dos clássicos gregos indispensáveis.
Para início, a obra Édipo Rei não aborta abrangentemente toda a história deste personagem, somente os acontecimentos posteriores a sua coroação (o que eu acabei de resumir em pouquíssimas palavras acima). Embora não seja imprescindível o conhecimento completo de sua história para a compreensão desta obra em particular, sabe-la pode vim a enriquecer a leitura.
Em suma, a obra abrange a cultura grega, a religião politeísta, os deuses e a crença de que o homem está atrelado de forma determinista ao seu destino. A tragédia de Sófocles já apareceu por aqui, ora como referência direta em Kafka A Beira-mar (Haruki Murakami), ora também como mesmo gênero em Romeu e Julieta (William Shakespeare). A obra é curta, mas de grande significância.
site: https://www.instagram.com/p/CS7U8VGlG_B/?utm_source=ig_web_copy_link