THALES76 21/02/2023Na dúvida, não consulte um oráculo. Ouvi falar desse livro numa aula de literatura, e tomando conhecimento dos principais pontos dessa envolvente trama, foi inevitável coloca-lo na minha lista de próximas leituras.
Logo nas primeiras páginas fiquei perdido, mas tudo por culpa minha, pois estava lendo sem a devida atenção. Depois disso, recomecei a leitura, anotei o nome dos personagens e tudo fluiu lindamente.
Sem dúvida, Sófocles está de parabéns por criar tantas reviravoltas na história, sempre logrando êxito em pegar o leitor desprevenido, quando tudo parece meio morno, sem muitos acontecimentos interessantes, lá vem a bendita reviravolta que parece lhe acertar um tapa no rosto. São tantos plot twist, um mais avassalador que o outro, que deixa você boquiaberto ao tomar consciência que esse livro foi escrito antes de cristo.
Em suma a trama é bem "bagunçada", mas o autor amarra perfeitamente os pontos, e torna capaz toda essa desorganização fazer sentido no final. Tive pena do rei Édipo, o azarado só queria viver sua vida em paz sem fazer mal a ninguém, entretanto o seu destino falou mais alto, e quando mais tentava se distanciar, sem saber, o rei aproximava-se de sua sina.