Édipo Rei

Édipo Rei Sófocles
Cegalla




Resenhas - Édipo Rei


501 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 4 | 32 | 33 | 34


WillVerd 03/06/2024

Fui surpreendido
Não vim pra esse livro com grande expectativa. Era só vontade de ler um clássico e conhecer um pouco de Sófocles. Porém a história é bastante cativante e surpreendente e a leitura é fluida apesar da linguagem antiga.
comentários(0)comente



pipii :) 08/06/2024

Eis que você tenta driblar o destino, mas está na Grécia a.C
Achei uma leitura sem graça, e cansativa.
A história em si não é ruim, apesar de ser muito extrema em relação a "destino" e... incesto ?, mas é muito enrolada e dramática (MUITO DRAMÁTICA).
Não é o tipo de livro que realmente gosto de ler, só li porque era leitura obrigatória do colégio ? mas enfim, entra para o histórico de páginas né...
Não recomendo, mas vai do gosto de cada um.
comentários(0)comente



isis.faleiro 08/06/2024

Nem com terapia! o que é freud. ainda penso sobre, como poucas paginas foram capazes disso!!!!!!!!!!!
comentários(0)comente



Rodrigo1185 11/06/2024

Não recomendo uma pessoa que nunca teve uma experiência de leitura ler Édipo Rei, porém para aqueles que já estão presentes no mundo literário, esse livro é perfeito.

A escrita, de início, assuta, mas quando se inicia percebe que não é tão complicada quanto parece. A leitura é rápido e a trama é ótima.
comentários(0)comente



Miqueias.Machado 12/06/2024

A verdade doe e pode destruir também
Magnífica a obra! Simplesmente posso dizer que esse livro nos traz questões difíceis para analisar e refletir. Seria a verdade necessária? Podemos fugir das profecias? Antes de saber a verdade sobre o passado, Édipo era feliz e amado. Até mesmo em alguns momentos da obra, Édipo se lamenta por ter descoberto suas raízes. A verdade nessa obra se apresenta como uma destruidora da felicidade e da sanidade de Édipo. Por mais que a verdade seja libertadora, ela pode enlouquecer e fazer o maior decifrador de enigmas se tornar um completo perturbado e cego, não somente pela raiva, mas também pela vergonha de si. Aqui a verdade foi fatal para a destruição do pobre Édipo, que fez com que ele matasse a mulher que gerou ele e suas filhas.
comentários(0)comente



Júlia 16/06/2024

Li por causa da faculdade. A história é boa mas não gostei da narração. Porém, é um bom livro para fazer análise literária.
comentários(0)comente



Tiago 20/06/2024

Um clássico de 2500 anos
Um clássico de 2500 anos que faz parte da trilogia tebana de Sófocles. O típico livro que todos já sabem qual é o spoiler. É uma grande história, atemporal e que até nos dias de hoje pode nos oferece material para debates e discussões. Curiosamente, a primeira vez que ouvi falar na história de Édipo foi quando eu tinha 10 anos e a novela "Mandala" passou na televisão. Por isso, ao ler a peça, sempre imaginei Jocasta com a cara da Vera Fischer.

A história começa com a maldição que Tebas pode sofrer caso não encontre o assassino do rei Laio. Édipo, o rei em funções, começa uma luta para descobrir toda a verdade sobre a morte de Laio, chegando a conclamar o povo de Tebas para denunciar o assassino. Eis que o velho profeta Tirésias declara que Édipo é o assassino de Laio. Édipo não acredita, tem uma reação raivosa e acusa Tirésias e Caronte (irmão de Jocasta, viúva de Laio e atual mulher de Édipo) de conspirarem contra ele.

CREONTE Se crês que a intransigência cega é um bem, enganas-te.
ÉDIPO Se crês que a ofensa não será punida, iludes-te.

Édipo acaba entrando pela toca do coelho para descobrir a verdade, que é uma horrenda e trágica verdade. No fim descobrimos que Édipo é um parricida e que sua mulher Jocasta é, na verdade sua mãe. Descobrimos que Laio e Jocasta decidem matar o filho para impossibilitar a concretização da profecia de que o filho deles mataria o pai e se casaria com a mãe. Por mais que Laio, Jocasta e o próprio Édipo tenham lutado contra a profecia, a história nos mostra que os mortais são pequenos diante do desígnio dos deuses. É impossível fugir do nosso destino? O live arbítrio existe mesmo?

ÉDIPO Ai de mim! Ai de mim! As dúvidas desfazem-se! Ah! Luz do sol. Queiram os deuses que esta seja a derradeira vez que te contemplo! Hoje tornou-se claro a todos que eu não poderia nascer de quem nasci, nem viver com quem vivo e, mais ainda, assassinei quem não devia!

O teatro grego é uma leitura valiosa e recomendo vivamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



bolinja 05/07/2024

Gosto muito de peças; mas essa em particular me chama muito atenção. O texto é extremamente charmoso; os debates dos personagens com o coro deixa tudo mais dramático.
Quase todo mundo conhece o enredo de Édipo Rei; mas ainda assim; é surpreendente.
comentários(0)comente



PAmela.AymAe 10/07/2024

Sem palavras
Li esse como meu primeiro conto grego, estou ainda impactada, quanta emoção. O livro é um roteiro, segue um modelo de peça de teatro que eu acho até interessante, pensando nisso, o ritmo é diferente, mais intenso, me deixou empolgada. O final, tradicional e já conhecido, me deixou chocada com a riqueza de informações que não são populares. Leiam e redescubram a história que vocês conhecem, vale a pena.
comentários(0)comente



EstelaGandra 10/07/2024

Édipo rei
Livro muito bom!!! Só conseguia lembrar de Freud kkkk os temas principais são o destino e a busca pela verdade
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



emclara 13/07/2024

"Morro de seu matar-me!"
- ??

Nunca pensei que iria me divertir tanto com uma tragédia! Eu já conhecia o mito em sua essência, toda a reviravolta e a sequência de acontecimentos, mas a história feita de forma teatral é totalmente diferente e mágica! Sinto que agora preciso assistir uma peça de Rei Édipo para ver o coro e os personagens em ação.
comentários(0)comente



tata342 15/07/2024

Leitura rápida e interessante
Já sabia o final da obra mas mesmo assim me surpreendi, senti muita pena de édipo pois no final ele não era culpado somente pagou pela própria maldição
comentários(0)comente



blun_nanda 27/07/2024

A ignorância é uma divindade.
Édipo começou cego e terminou cego.

É um livro rebuscado, mas de fácil compreensão. É bem organizado e por isso é bem gostoso de ler. Odeio me sentir confusa em uma leitura por causa da forma que é escrita.
A história é BEM legal; Não em um sentido de alegrias e sim de reflexão. É bem legal que você vê toda a dinâmica de luz e escuridão (seja entre Oriente e Ocidente, seja entre Apolo e Hades). É bem fácil de ver porque Aristóteles diz que a tragédia supera a razão nesse livro.
Me senti um pouco perdida por causa da linha do tempo e dos oráculos, mas logo logo eu acabei entendendo. Acho que até o Édipo ficou meio confuso durante um tempo kkkkkkk.
Édipo é um rei bem autoritário; Não como um ditador, mas como um rei sol. Ele quem sabe mais das coisas, ele quem está sempre certo. A história vai girar em torno dessa característica dele, em como sua visão foi cega. No final, ele lamenta ter perdido sua ignorância.

É um livro excepcional; Mesmo que tenham preconceito sobre a filosofia e a Grécia Antiga, tentem ler. Vão se surpreender!!
comentários(0)comente



501 encontrados | exibindo 466 a 481
1 | 2 | 3 | 4 | 32 | 33 | 34


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR