Yasmin.Galligani 05/02/2023
Não tenho um título bom para colocar, talvez ?amor e ódio?
Eu não procuro muito do livro ou do autor pra ler, eu simplesmente compro e leio. Então eu conheci esses livros (não é uma trilogia, então não sei como me referir aos três ao mesmo tempo) pelo primeiro, que é ?Uma Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil? e me APAIXONEI, tanto pela escrita quanto pelo universo.
Só que a história acabou meio bleh e eu pensei ?deve continuar no segundo livro? e foi aí que cheguei em ?A Vida Compartilhada Em Uma Admirável Órbita Fechada?, só que claro, eu comecei a ler e percebi que era uma história completamente diferente da inicial e tirando o fato que a Lovelace morreu e daí surgiu a personagem principal do livro, nada ali faz alusão ou tem uma aparição dos personagens do primeiro livros.
NENHUM DOS LIVROS SE RELACIONAM.
Anyway, a história ficou MUITO boa, eu não tava botando fé na construção da Sidra (a pesar que achei que a história dela faltou um pouquinho mais de ação) mas ela foi uma personagem que me cativou muito, tanto com seu modo de ver a vida quando por suas ideologias.
Já a história da Jane23 (cada capítulo é um personagem narrador, sendo a Sidra e a Jane as principais) começou super confusa e eu mal tive vontade de ler, mas então no meio do livro é explicado oque exatamente é o lugar que ela está e oque ela É. Aí começa a ficar mega interessante ler o ponto de vista da Jane e seu crescimento pessoal.
Em si o livro é muito bom, muito bom mesmo, mas se tem um problema que eu acabo de notar é: ele sempre vai terminar uma merda, seja o primeiro, esse livro e o terceiro (Os Registros Estelares De Uma Notável Odisséia Espacial) eles tem o pior final POSSÍVEL.
Melhor analogia que eu posso fazer: sabe quando o livro de romance tá chegando no tão esperado Hot e a autora só PULA o capítulo para o próximo e não NARRA a tão aguardada melhor parte? É exatamente assim, o final desse e do outro livro é uma completa decepção.
Ainda sim aconselho a leitura para os fortes de coração, pois a experiência e a filosofia dele valem muito a pena, mas caso contrário é uma não-trilogia de capas lindas para colocar na estante.