Complexo de Cinderela

Complexo de Cinderela Colette Dowling




Resenhas - Complexo de Cinderela


89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Loly Camilo 23/10/2024

Um ensaio sobre querer ser salva
Um livro que apesar de antigo, possui tópicos de discussão, atemporais. A autora demonstra muito bem, com diversos exemplos, como as mulheres convivem com o complexo de ser salva, na verdade para muitas, trata-se de uma necessidade.

Adorei o livro, a leitura é bem dinâmica, e cada capítulo abre espaço para novos questionamentos sobre o que é ser uma mulher nos dias atuais.
comentários(0)comente



Cah 09/10/2024

Muitas camadas
É impactante saber que esse livro foi escrito há apenas 40 anos, em alguns relatos parecia tão distante que eu tinha a sensação de que se tratava do século XIX. É nítido que o modo como as mulheres são criadas para cuidar, se doar, tomar conta da casa e viverem em busca de um príncipe encantado para que as salve de seja lá o que for faz com que qualquer caminho fora desse roteiro esteja errado, mas acho ingênuo pensar que basta querer que a mulher vai fugir disso, força de vontade não é suficiente.
comentários(0)comente



EddMnezes 04/10/2024

O absurdamente degradante "desejo da salvação"
O desperdício de talentos, dependência, submissão, autossabotagem, decadência e acomodação são alguns dos males que afetam mulheres de todas as idades, e aqui são dissecados e explicados por Colette Dowling no brilhante "Complexo de Cinderela", usando de uma linguagem precisa e com relatos reais de mulheres que passaram por esses problemas.

É o tipo de livro que deve-se ler com calma, digerindo cada informação apresentada em suas passagens. O assunto principal aqui é o "desejo da salvação", que é o desejo que algumas mulheres têm de serem salvas por um homem, de viverem acomodadas em um relacionamento estável, sendo "protegidas" por seu companheiro. É como vemos em diversas histórias de princesas, que vivem tragédias e esperam ansiosamente por um príncipe encantado para acabar com seus problemas...

É muito difícil para mim descrever nesta resenha a profundidade e complexidade desse livro, que é (antes de mais nada) um livro feito para mulheres, mas eu aconselharia homens lerem também, é uma experiência bem interessante que mudaria sua visão de mundo (pelo menos, foi isso que aconteceu comigo).

No geral, não é uma leitura difícil, difícil mesmo é quando você se dá conta que as ideias que Colette apresenta nesse livro (que foi publicado na década de 80), continuam sendo muito atuais, mesmo após mais de 40 anos de sua publicação.

Gosto muito da escrita da Colette, que detalha sua tese sobre a dependência feminina, permitindo que observemos os inúmeros vértices desse prisma, entendendo as raízes desse problema e como isso pode arrasar a vida de uma mulher.

Colette trata aqui coisas como: a resistência a independência que algumas mulheres possuem; como a forma de educação recebida na infância pode criar, futuramente, uma mulher dependente e imersa em medo; como mulheres brilhantes se tornam dependentes e enfraquecem após um casamento que as limitam; a necessidade de parecer forte e superior para mascarar seus problemas advindos do complexo de Cinderela, etc...

Complexo de Cinderela é uma leitura que abala a alma, trazendo reflexões importantíssimas para a atualidade, aconselho a leitura. (Provavelmente farei uma releitura mais minuciosa em breve, sinto que ainda li rápido demais...)
comentários(0)comente



Caroline.Jacoud 23/06/2024

Sobre as raízes do adoecimento mental das mulheres
Nas próprias palavras da autora, o Complexo de Cinderela ?é uma rede de atitudes e temores profundamente reprimidos que retém as mulheres numa espécie de penumbra e as impedem de utilizar plenamente seu intelecto e criatividade. Como Cinderela, as mulheres de hoje ainda esperam por algo externo que venha transformar sua vida?.

De acordo com a tese de Colette, despertada por sua própria experiência e baseada em inúmeros estudos e pesquisas, a dependência psicológica, isto é, o desejo inconsciente dos cuidados de outrem, primordialmente, é o que ainda mantém as mulheres acorrentadas.

A partir dessa ideia o livro se constrói como um percurso, no qual a autora questiona e realiza diversos levantamentos pertinentes sobre as raízes desse desejo, como foi implantado nas mulheres e o porquê de ainda se manter tão firme, considerando todos os avanços dos ideais femininos.

Existe uma perda fundamental que está posta para as mulheres: da própria identidade e, consequentemente, da sua potência. A ideia historicamente concebida de ?sermos parte? do outro logo nos leva a esta ?necessidade? de sermos cuidadas, protegidas. Essa é a lógica pela qual as mulheres aprendem a se relacionar.

Na tentativa de sobreviverem a essa lógica, as mulheres vão adotando performances na ilusão de se protegerem e acabam por se distanciarem, cada vez mais, de si mesmas, uma vez que, suas vivências se resumem a eternas renúncias.

Mas, quando, dolorosamente, há a decisão por autonomia e liberdade, as mulheres se deparam sem os aparatos necessários para tal, que não foram desenvolvidos em razão da dependência consolidada.

O produto desse cenário são mulheres inseguras se submetendo a relações adoecedoras, mas sem recursos suficientes para subverterem essa lógica, já que, não acreditam genuinamente serem capazes

Contudo, há uma saída? E Collete ensina como atravessar o medo que tranca essa porta.
comentários(0)comente



Livia176 17/06/2024

Autoconfiança para atingir a independência
O livro "O Complexo de Cinderela" é uma obra que, apesar de sua antiguidade e da percepção de obsolescência em relação às questões atuais de independência feminina, ainda apresenta reflexões profundas sobre a dependência que permeia nossas vidas. Sua leitura foi impactante, levando-me a questionar meus próprios comportamentos e a refletir sobre minhas relações com o mundo ao meu redor. Mesmo após concluí-lo, as lições continuam a ecoar em minha mente, demonstrando a relevância atemporal dessa obra. Tenho debatido intensamente os temas abordados no livro durante minhas sessões de terapia, pois eles tocaram aspectos muito pessoais em mim. Acredito que essa obra tem o poder de provocar reflexões profundas em outras mulheres também, sendo uma leitura que merece ser revisitada periodicamente para estabelecer conexões entre os questionamentos apresentados e nossa própria vida.
comentários(0)comente



Larissa 14/05/2024

Muito bom
É um livro com muitos relatos e isso pra mim faz com que a leitura não seja tão fluida, mas é um problema meu.
A mensagem que o livro passa é importantíssima e urgente. Todas as mulheres deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida!
comentários(0)comente



Cat 09/05/2024

Meio parado mas bom
Não é o tipo de livros que costumo ler mas achei legal tem padrões que ainda repetindo e é bom ver várias histórias de várias mulheres que podem causar identificação
comentários(0)comente



Stella Marys 03/04/2024

LEITURA MANDATÓRIA PARA TODA MULHER
Esse livro me abriu uma caixa de Pandora na minha cabeça. Mas dela só saiu coisas boas, questionamentos pertinentes sobre a minha vida pré-casamento, sobre as condições em que eu estaria entrando em um casamento com meu atual namorado.

Por causa dele, tive conversas tão profundas e bem fundadas com ele, que agora sinto que ele consegue entender melhor de onde estou vindo com minhas demandas e reclamações? não quero ser a dona de casa, não quero abdicar da vida profissional pra ser mãe, quero um parceiro ativo, que cuida da casa, que cuide dos filhos, que perceba que essa não é tarefa da mulher e sim do casal, dentre outras coisas que eu não quero ter que passar.

Esse livro é OURO! Não dou 5 estrelas porque não é o tipo de leitura que me faz querer ler até de madrugada, mas extraí tanto conhecimento, que sou eternamente grata.
Talita.Couto 03/04/2024minha estante
Necessário! Já coloquei na minha lista




Mônica 26/03/2024

Complexo de Cinderela
Livro diferenciado e atemporal, resultando em reflexões sobre a nossa criação. Que espécie de filha, mulher, esposa, mãe eu me transformei? O que poderia ser feito para modificar essa situação? Sou realizada? Completa? Feliz?
Adorei responder essas perguntas. Recomendo
comentários(0)comente



Oliveira208 14/02/2024

Explicações coerentes.
O livro dá uma ótima exemplificação sobre o porquê das mulheres se diminuírem para caberem em caixas impostas pela sociedade, pelos homens e por elas mesmas. Leiam!
comentários(0)comente



Cami 26/01/2024

Leitura necessária!
Livro de 1980 e com análise voltada para a população estadunidense, com, na minha opinião, alguns dados defasados (ainda bem, pois evoluímos) e outros tristemente atuais. É um livro direto, com várias histórias contadas, no qual pude me ver e ver as mulheres que me rodeiam em diversas situações. Para mim foi muito importante para abrir meus olhos para muitas coisas e entender a raiz de vários comportamentos para mudar a forma que reajo a eles. Muito bom!!!
comentários(0)comente



Lara.Oliveira 07/01/2024

Você é (ou pelo menos deveria ser) responsável por si mesmo
A autora parte do pressuposto de que as mulheres são socialmente condicionadas a buscarem ter uma vida em que dependam de algum homem, sobretudo um parceiro romântico (marido/amante).

O que ao invés de dar-lhes a esperada vida feliz, gera justamente o contrário: infelicidade, inveja, ressentimento, ausência de sucesso. O que só poderá ser mudado quando as mulheres saírem do conforto (e infelicidade) do lar e foram atrás de atividades remuneradas. Trabalho remunerado é sinônimo de felicidade?

Só que ao irem pro mercado de trabalho esbarram em outro obstáculo a felicidade: o medo do sucesso, medo de ousarem, colocarem todo seus ponteciais em jogo, ficarem em evidência, assumirem responsabilidades. Novamente o desejo de ser protegida, ter segurança, esconder-se atrás de um homem prevalece.

Ela trás muitos exemplos, sendo o último Simone de Beauvoir que a princípio se escore em Sartre, e apenas ao se dar conta disso é que se desafia a caminhar com as próprias pernas. Mostrando assim que mesmo mulheres consideradas grandes feministas, não estavam imunes a querer o que de princesas a camponesas querem. Mas: será isso condizente com ser responsável por si mesmo? Fazendo as próprias escolhas e não temendo ser do tamanho que se deve ser?

Ah, esse livro indiretamente me levou a outros três, que pretendendo ler ainda esse ano: Medo do Sucesso, O ano que eu disse sim e Aurora.
comentários(0)comente



srtvbkl 31/12/2023

Deveria ser lido por todas as mulheres!
Livro quase que atemporal! Leitura necessária para compreender melhor as dinâmicas que permeiam a vivência feminina.
comentários(0)comente



Fabíola 18/11/2023

Uma leitura necessária para todas as mulheres.
Indico a obra, é extremamente útil e interessante!
comentários(0)comente



89 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR