Complexo de Cinderela

Complexo de Cinderela Colette Dowling




Resenhas - Complexo de Cinderela


89 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joise.Coutinho 31/03/2022

Conhecimento
O livro nos transmiti um conhecimento, profundo sobre a realidade vivida pelo sexo feminino!
Os traumas carregado pelo patriarcado que nos condiciona a viver sempre as sombras do sexo masculino! E achar que aquele é o nosso lugar que nascemos para servir,cuidar e se doar!
Amei a clareza que esse livro trás para nossa vida!
comentários(0)comente



Cinai 26/02/2022

Livro importante
Sempre senti preguiça de ler esse livro. Achando que seria um auto ajuda raso. Felizmente, na minha procura de autoconhecimento, sendo mulher, com tantas questões íntimas a entender. Eu peguei esse livro de leitura fluida fácil, mas não fácil pelas reflexões que evitamos, pensar. Penso que essa leitura, só me pediu uma coisa. Pare olhe para dentro de você como mulher, olhe para sua vida no momento. Reflita o que tá bom, não precisa mudar, o que precisa,o que deseja é faça o que deseja fazer. Porque nós mulheres e isso é uma reflexão minha durante toda a leitura, não somos só um título mãe, um título esposa, etc. Temos como todo mundo tem nossa individualidade.
Se desejamos ser mãe e esposa. Ótimo ? também devemos derivar prazer todo nessa faceta da vida.
Mas, não ignore o fato, de financeiramente nós mulheres temos a obrigação também de fazer nosso próprio pé de meia. Pensar na velhice é obrigação de todos nós. Eu penso diferente, estou poupando para minha velhice, tenho meus filhos que não vão me desamparar se precisar. Mas porquê contar com isso, se posso ser independente? Não sabemos, se os filhos terão condições. Temos de criar filhos fortes, mas se nós mesmas como mães somos dependentes toda a vida? Exemplo é melhor que falar faça isso não faça àquilo.
Mulheres cuidem se. É maravilhoso cuidar de um outro ser humano, e ter uma pessoa que cuide da gente. Mas é maravilhoso cuidarmos, também, de nós mesmos.
Vamos nos tratar, sair da falácia dos contos de fadas, dos príncipes encantados. Coloquem uma meta na vida de vocês. Podem ter outros objetivos e sonhos a realizar. Mas essa meta que vou dizer, é única que é comum a todos. Liberdade financeira, se sustentem na velhice. Plante agora, para não se sentirem humilhadas e desamparadas na velhice. A juventude passa rápido. Não se preocupem, pensando que tem de se matar e ter muito dinheiro para a velhice. A quantidade de dinheiro para umas pessoas serão maior que para outras. Mas, o não humilhante, será poder ter um lar pagar as contas e se alimentar.
Minha sogra viveu 15 anos depois que ficou viúva. Casamento, não é garantia. Não é justo para nós mulheres nem para os homens, companheiros ou companheiras. Não podermos nos sustentar. Por conta própria. Mas os danos maiores são para nós mesmas, mulheres, chegar na velhice sem nosso sustento. Não existe isso, de um alguém cuidar da gente. Podemos cuidar e podem cuidar de nós. Mas cada um tem de cuidar de si próprio também.
Leiam o livro e procurem análise. Todos deveríamos cuidar da nossa mente. Se tiverem condições procurem um terapeuta, procurem a vida toda não importa a idade, mesmo que já tiverem mais velhas. Procurem o autoconhecimento.
comentários(0)comente



DrieleCouto 17/02/2022

Nada mudou
E incrível como tudo nesse livro se encaixa na minha realidade , são tantas as dúvidas que uma mulher tem , e poucas são as respostas .
comentários(0)comente



Letícia 10/02/2022

Muito bom
O livro fala de como o sexismo é uma coisa tão enraizada que afeta pra nós mulheres nossos pensamentos, comportamentos, perspectivas diante a vida. Desde pequenas somos ensinadas a ter medo, a não pensar alto, a não botar a cara no mundo. O medo é ensinado justamente porque o mundo patriarcal é cruel, mas esse mesmo medo nos paralisa, nos deixa impotentes e dependentes emocionais. É preciso reagirmos de outra forma perante os nossos medos. A autora mostra muito como é paradoxal querermos ser livres, mas ao mesmo tempo "precisarmos" de segurança. Um assunto muito complexo, urgente e que merece ser discutido a fundo para começarmos a quem sabe nos libertarmos de verdade, não só por fora como por dentro também.
Rebeca 11/02/2022minha estante
? ?




agathinhadegotham 31/01/2022

e aí que minha jornada feminista deu seu tchan
acredito que o livro envelheceu de maneiras diferentes e com várias pontos de vistas que não foram considerados de primeira, é claro que o livro foca mais na experiência das mulheres brancas (e até mesmo classe média), todavia ler esse livro no primeiro ano do meu ensino médio e discutindo com algumas amigas sobre as partes da leitura, descobri que sempre irá encontrar nele algo que já passou ou já sentiu ou já se perguntou por que acontece, o complexo de cinderela dá complexidade à jornada das mulheres e crítica visão do libfem de girlboss e até mesmo de outras posições que tratam as mulheres como guerreiras e é isso, há toda uma construção por trás dessa persona da heroína e é preciso saber o que leva muitas mulheres a preferirem terem heróis ao seu lado do que serem protagonistas de suas próprias histórias.
comentários(0)comente



@jaquepoesia 26/01/2022

Necessário!
Livro: Complexo de Cinderela
Autora: Collete Downling


❥Collete Downling uma psicóloga norte-americana criou o termo Complexo de Cinderela no início da década de oitenta para falar sobre uma crença que as mulheres passam a possuir desde a infância. Baseada na ideia de que sempre alguém irá ter de a proteger e sustentar, como se ela de fato fosse uma princesa. Isso começa desde a infância, devido o modo como as meninas são educadas e é algo que está na cultura a muito tempo, e perdura na sociedade atual.

A garota cresce e passa a vida buscando o tal príncipe encantado, em outras palavras, um homem que não existe! Uma idealização de alguém que lhe proporcione uma vida segura, livre de qualquer perigo, necessidade, etc.


❥As mulheres que sofrem do tal complexo, são acomodadas, não encaram a realidade adulta de que são responsáveis por si mesmas, porque na maneira que foram educadas continha a mensagem de que são parte de alguma outra pessoa e que essa pessoa a protegeria, e a sustentaria. E por isso passam a ter expectativas surreais sobre o matrimônio.

❥Ainda que nós mulheres sejamos o tema principal, esse é um livro que os homens deveriam ler. Porque embora eles acabem sendo as “vítimas” da maioria feminina que sofre do complexo, eles tem uma parcela culpa nessa ilusão. Seja como pais superprotetores de meninas , irmãos, tios, é importante lembrar que você como homem pode estar sendo responsável por desenvolver essa crença de contos de fadas em uma menina.
Esse livro mostra como certos moldes criados para as mulheres a milhares de anos atrás até hoje nos afetam, pois muito permanece enraizado na sociedade e consequentemente na mente feminina, é uma forma de entender a amplitude dessa ideia de princesa que precisa ser salva.
comentários(0)comente



rafa 10/12/2021

Bom
Acho que esse livro abriu meus olhos pra muitas coisas, recomendo ele para mulheres que querem entender sobre si mesmas.
comentários(0)comente



Thamires.Viel 05/12/2021

Nós precisamos ser salvas?
Instintivamente nossa primeira resposta é não mas, ao decorrer do livro vai caindo a ficha de como fomos socializadas para a dependência - financeira e emocional.

Em muitos momentos pensei: magina, estamos em 2021, esses são problemas enfrentados nos anos 80. Sóquenão. Analisando profundamente é fácil identificar traços de dependência feminina.

A autora em dado momento até crítica o movimento feminista, o que ela justifica- e muito bem - ao longo do livro porque essa luta para independência é rasa e não nos tira do complexo de Cinderela.

A leitura é breve e muito enriquecedora
comentários(0)comente



Kelly296 10/11/2021

Collete vai explicar um fenomeno que não existia nome, mas existia um problema. Porque as mulheres tem tamanha facilidade de abrir mão da própria vida por um homem? Mesmo as que se dizem feminista, ainda sim em algum momento vai gastar mais energia investindo no relacionamento e no parceiro, enquanto o homem vai investir energia em si mesmo.
ketellygc 10/11/2021minha estante
simplesmente um dos livros mais sensacionais que já li!




Aliuse 08/11/2021

Extremamente necessário
Aborda a dependência da mulher de uma forma assim surreal pra quem nunca teve contato com esse tipo de texto. Me fez buscar mais sobre o feminismo e abriu meus olhos pra algo que já era bem óbvio. O que ela diz ja ta meio que escancarado nas nossas vidas, mas mesmo assim a gente só percebe depois de ler. É um livro para mulheres, tipo leitura obrigatória mesmo.
comentários(0)comente



Laíza 25/10/2021

O príncipe não existe e você não precisa ser salva por ninguém
Inicialmente é apresentado o que é o Complexo de Cinderela: o desejo íntimo de ser salva por um homem que todas as mulheres têm. No decorrer do livro a autora conta várias histórias reais que mostram como isso nos prejudica, tanto nos relacionamentos como na vida profissional.

Não gostei de como a autora joga toda a culpa de vários aspectos do machismo em cima das mulheres, sem considerar qualquer aspecto cultural ou social. Ela defende que devemos focar em nosso próprio comportamento ao invés de ficar reclamando do comportamento dos masculino. Sim, eu concordo, mas não é como se os homens não tivessem nada a ver com isso. Responsabilizar, em tom de crítica, apenas as mulheres pelo machismo estrutural não me parece muito coerente. A autora também não dá nenhuma sugestão prática de como lidar com certas situações, apenas apresenta fatos e opiniões.

Em determinado momento do livro, ao falar de como as mulheres subestimam suas capacidades intelectuais, achei que a autora menosprezou indiretamente algumas profissões. Em outra parte ela inclusive atribui a renda menor das mulheres ao fato delas escolherem profissões que pagam menos. Eu, como profissional de uma área predominantemente feminina, posso dizer que é justamente o contrário. Algumas profissões são menos valorizadas por serem consideradas mais "femininas".

Uma parte especialmente irritante do livro é quando alguns homens entrevistados criticam a forma como as mulheres se vestem e se comportam no ambiente profissional, como se para serem respeitadas e levadas à sério elas não pudessem ser vaidosas "demais".

Mesmo com os aspectos negativos, no geral eu gostei do livro. Ele mostra que um casamento sólido com um homem financeiramente estável não é garantia de nada, e deixar tudo de lado para se dedicar exclusivamente à casa e à família pode não ser tão recompensador como algumas mulheres pensam.

Daniela 25/10/2021minha estante
Concordo plenamente com você, o patriarcado não foi criado pelas mulheres, mesmo que nós não queiramos ser tratadas dessa maneira é um lugar de disputa de poder, onde todo dia somos submetidas... É surreal não levar isso em consideração. Ótima crítica.


Laura.GuamA 02/12/2022minha estante
Exatamente isso. Li me sentindo incomodada isso... como se toda essa complexidade fosse apenas responsabilidade das mulheres.




Jak 13/10/2021

Infelizmente, eu me reconheci muito nessa leitura, apesar dele ser baseado em pesquisas, relativamente antigas. No livro é proposto que mulheres são criadas para dependência desde de quando são bebês e quando adultas vivem o conflito vivem o do desejo de independência e o medo dela que em sua visão implica em solidão. Como se habitasse duas pessoas uma que deseja independência e outra que deseja segurança e dependência, ambas em um duela que atordoa e consome energia gerando autossabotagem e medo do sucesso. Claro que não é pra generalizar, mas talvez você reconheça alguma mulher que faz parte da sua vida...
comentários(0)comente



Leli 07/09/2021

o livro certo na hora certa
?eu sabia que agora podia contar comigo mesma?. complexo de Cinderela é um daquele livros que todas as mulheres devem ler em algum momento da sua vida, mas acredito que tenha um momento certo para isso.

acredito que tenha lugar naquela fase em que toda mulher passa em que olha pra si e para as duas relações com o outros. não somente os homens, mas filhos e amigas.

eu já tinha tentando ler anteriormente em uma fase em que eu estava me sentido ?plena? e feliz. a leitura não fluiu. eu estava em sintonia com a dependência e achei exagerado algumas coisas que a autora trazia.

tentei novamente, em outra fase da vida, e foi excelente. li bem devagar, aproveitando cada capítulo e tentando absorver e meditar sobre o assunto.

o livro, obviamente, não é perfeito e nem tudo se encaixa na sua vida e no seu contexto atual. mas no geral, traz muitas verdades e nos faz refletir.

no mais, acho que o livro traz muitas situações e relatos que poderiam ser nossos ou de nossas amigas, mas pouca solução sobre o que fazer para mudar o contexto.

no fim, um bom livro que me rendeu muitos questionamentos.
comentários(0)comente



Melissa.Aparecida 05/07/2021

Sensacional!
Não sei porquê demorei tanto para ler esse livro...

Ele é simplesmente incrível e mesmo sendo escrito décadas atrás, mostra realidades que ainda podem ser vistas nos dias de hoje.

O livro trás lições importantes e pode, sem nenhuma dúvida, ajudar muitas mulheres que vivem certos dilemas, principalmente em relação a carreira profissional.

São levantadas pequenas situações corriqueiras do dia a dia que devido a forma que somos criadas pela sociedade não conseguimos notar. O livro as aborda de forma interessante e inteligente permitindo ao leitor tirar suas próprias conclusões e reflexões.
comentários(0)comente



89 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR