Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...



Resenhas - Ressurreição


265 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Adriana1090 27/12/2021

Belo
"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade. Sou um coração defeituoso, um espírito vesgo, uma alma insípida, capaz de fidelidade, incapaz de constãncia. O amor para mim é o idílio de um semestre, um curto episódio sem chamas nem lágrimas."
comentários(0)comente



andressamreis 23/12/2021

Romance de estreia maravilhoso
Este é o primeiro romance de Machado de Assis, escrito em 1872.

O protagonista é Felix, um solteirão, que vive de rendas, amores superficiais e breves, o qual encanta-se pela viúva Livia.

Livia, possui um filho do primeiro casamento, bela, espirituosa e que desperta o afeto de outros 2 personagens.

O desenvolver da narrativa ambientada no Rio de Janeiro é tranquilo, sem grandes reviravoltas, mas que apresenta seus percalços por conta dos limites morais, éticos e de etiqueta social da época. Chega a dar um calafrio de nervoso, de como as pessoas permitiam que suas vidas fossem assaltadas, para garantir uma boa imagem, ou imaginar que, se, talvez, falar algo poderia chatear o outro. O final já é uma amostra grátis da fase do Realismo de Machado.

O que mais gosto das obras de Machado é o prazer de ler se termos, suas ironias, a conversa conosco leitores, as frases de efeito. É o trilhar a leitura.

O enredo não é complexo, inovador ou extremamente viciante é a leitura em si que cativa. A magia das palavras!
comentários(0)comente



Rê Lima 18/12/2021

Há tempos não lia nada do Machadão e mais uma vez me surpreendi! Apesar da repetição do tema, mais um livro muito bom!
comentários(0)comente



Zanza 14/12/2021

Admiravelmente Machadiano
Sem palavras para esse romance. Muito bom e bem "Machadiano".

Esse foi o primeiro romance de Machado e nele a gente já pode perceber algumas características que aparecem em outros livros dele, como por exemplo (a minha preferida) que é a interação com o leitor.
Também há em certo momento do livro uma pequena pitada de mistério que vai levar ao desfecho do livro.

Sobre o protagonista desta estória, Felix é uma personagem muito intenso. Ora frio demais por causa de seus ciúmes desvairados, ora apresentava-se com demasiado amor, muito semelhante à "Bentinho" (Dom Casmurro). Concluo que este possuia um amor sufocante.

A amada desse romance, Lívia, me pareceu uma mulher forte e decidida no início, mas a paixão tirou um pouco dessa personalidade dela. Não irei mais comentar sobre ela para não dar spoiler, rsrs.

Outra personagem que gostei muito foi Raquel, que embora fosse jovem apresentava uma certa maturidade e um contentamento impressionante a ponto de abdicar de sua felicidade. É uma personagem admirável.
comentários(0)comente



Mabia.Santana 12/12/2021

Lívia é a melhor personagem feminina de Machado
Gostei muito de aprender sobre a feminilidade com a viúva Lívia. De verdade, nunca li algo tão lindo que mostrasse na "prática" uma mulher exercendo seu papel de feminilidade.
Leiam!
comentários(0)comente



Lucas Rabêlo 23/11/2021

Folhetim terapêutico
Marca registrada de nossa mídia visual, as telenovelas abordam e exploram as inconstâncias da vida e de seus personagens por etapas há anos, tais quais os folhetins de nosso passado literário tão rico, fonte inspirada. Data daí o "Romantismo", que apresentava o herói e sua capacidade de atingir a excelência máxima, a mocinha idealizada, o vilão vencível e a roda social característica no entorno. De forma alguma estes elementos faltariam numa obra do período, mas viria a torto, afinal, esta história nasceu de uma pena e tinta de Machado que não se preocupa em fantasiar caracteres, mas sim expor a complexidade afetiva.

Primeiro romance de nosso patrimônio cultural, Machadinho experimentaria já todas as nuances que o elevaria do elogio à veneração: o traço de contato e a intimidade com o leitor, a narração onisciente, condutor de um enredo simples que da concisão transforma-se numa expressiva trama contemplativa, além da carga psicológica de seus convivas em eterno teste e provação. Félix e Lívia, dois interessados amorosos mútuos se veem no Rio de Janeiro imperial a catástrofe do que não viria a ser; e para o autor não há magoa em fugir da obviedade romântica, é nela que estaca e expande sua pretensa análise humana, - marca de relações deléveis -, que inconstantes e permissivos que somos, condenamos o outro pela falta das "memórias de ilusões" na busca de se ser.
comentários(0)comente



Tatiane 16/11/2021

Posso esganar o Félix?! Que homem insuportável!!!
"Viera ele em todo o caminho a descrever na imaginação o estado de Félix, acabrunhado por alguma grande dor, e em vez disso achava-o a ler pacificamente um livro."
comentários(0)comente



Cris SP 07/11/2021

07.11.2021
Mesma temática de Dom Casmurro, houve ou não traição? Mas ao contrário de Bentinho, Félix resolve não se casar para não conviver com essa insegurança. Rapaz ciumento e desconfiado que decide viver livre do que uma vida infeliz, mesmo que com o amor da sua vida.
comentários(0)comente



eusouwalrus 02/11/2021

ressureição
Li pelo colégio mas o livro é interessante e eu gostei da história. A narrativa ainda é muito cansativa e me faz só passar o olho por cima da história e ter que voltar tudo. Gosto do Machado, as conversas com o leitor são ótimas.
comentários(0)comente



Duda 28/10/2021

Um lindo livro de Machado? personagens complexos e profundos (embora meio problemáticos cofcof). Um livro extremamente enriquecedor e repleto de vocábulos elegantes que embelezaram o livro! Uma leitura encantadora, embora demande mais esforços para completa-lá do que um livro contemporâneo demandaria?

ps. fiquei chateada com o final!! afff queria tanto que ************ acabassem juntos!
comentários(0)comente



André Hausmann 19/10/2021

Continuando minha proposta de (re)ler alguns autores na ordem da publicação de seus livros, aqui estou para falar sobre o primeiro romance do Bruxo do Cosme Velho.
Numa trama curta, aqui já podemos ver os primeiros traços que seriam aprofundados em seus próximos trabalhos. Temos um narrador desconhecido que acompanha os protagonistas, analisando, julgando, fazendo comentários sobre suas atitudes e emoções, mas com aquele perfil psicológico no estilo machadiano.
O título do romance fala da ressurreição do amor no coração do personagem principal, Félix, um solteirão namorador, inseguro e desconfiado. Sua amada Lívia, já começa mostrar as características das subseqüentes mulheres criadas por Machado. Logo no inicio da história, no primeiro parágrafo já temos uma idéia do enredo desse drama romântico, cheio de ciúmes e arrependimentos. Onde um promissor e esplêndido dia de sol pode ser “também um passo para a morte”.
Além dessa história curtinha e agradável, essa versão vem acompanhada por um prefácio escrito pelo próprio autor, que por si só vale sua leitura, onde nos apresenta o que veremos no texto principal, bem como seus métodos de trabalho e suas considerações sobre sua própria obra. Uma verdadeira aula.
comentários(0)comente



Matheus 13/10/2021

Ressurreição
Finalmente acabei essa merda
A escola me obrigou a ler e foi um sufoco
O livro é curto, mas vc le, le, le e parece que não sai da mesma página
A história é a mesma coisa o livro inteiro, só o final da uma mudada e fica mais interessante, mas fora isso é a mesma bosta tudo
Não recomendo para ninguém
Horrível
Se não fosse aquela reviravolta no final daria 1 estrela
Lina 13/10/2021minha estante
O hate no machadinho coitado KKKKKK


Duda 13/10/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKK


Matheus 13/10/2021minha estante
Hate mesmo
Só escreve livro chato




Sofia 08/10/2021

Que importa o tempo? Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos.
Primeiro romance publicado de Machado de Assis, Ressureição, nos apresenta a personagem Félix. Um médico que vive no Rio de Janeiro, muito requisitado e muito bem visto pela sociedade. Porém, Félix não consegue se manter em uma relação. Sempre termina seus envolvimentos amorosos por não acreditar na longevidade do amor.

Convidado para um almoço elegante na cidade, ele conhece a viúva Lívia, uma mulher muito linda e muito desejada que acabou de perder o seu amado marido. Eles se conhecem e, aos poucos, o médico se vê perdidamente apaixonado por ela.

Só que tem um problema, Félix é extremamente possessivo e ciumento e isso faz com que a relação, apesar de ter muito amor, se desgaste com o tempo, impossibilitando a felicidade plena do casal.

Fiquei impressionada com o livro, por ser o primeiro de Machado e até por ele não se orgulhar muito da obra, esperava outra coisa. Mas Machado é Machado né? É uma história rápida, mas que traz lindos pensamentos e ensinamentos ao longo dela e que nos mostra que, muitas vezes, não só o amor é necessário para uma relação ser plena e feliz. É preciso muito mais do que isso.

Como sempre, o autor nos surpreende com várias reviravoltas e quando achamos que vai funcionar, ele traz uma nova trama mantendo a emoção do enredo até o final. Fantástico.
comentários(0)comente



Eduardo S. Trindade 29/09/2021

Muito bom
Este foi o meu primeiro contato com Machado de Assis, e posso dizer que foi um ótimo início. Gostei bastante do estilo de escrita e dos personagens, no início, estranhei a rapidez dos capítulos e acontecimentos, achei tudo muito apressado, porém, logo me acostumei.

A narração, é muito boa; o autor consegue nos prender a história de modo que acabamos lendo o livro muito rapidamente.

Sobre a trama, achei a história bastante fluída e os personagens realistas. O tema discutido é bastante pertinente e nos faz pensar sobre diversos assuntos, sejam eles traição, paixão, ciúmes e até mesmo a escravidão que não é de forma alguma o tema do livro, mas nos mostra a naturalidade dessa condição na sociedade brasileira do século XIX.

Fiquei um pouco decepcionado com o final, mas creio que isso tenha se dado por um erro vindo de esperanças pessoais, ansiava por uma reviravolta na história, coisa que acabou não acontecendo, mas de forma alguma o considero ruim, pelo contrário, o final foi justo e verdadeiro.
ThainA.Patente 01/10/2021minha estante
Fico feliz que tenha gostado, vai amar os livros da maturação do Machado!




laracarlota 27/09/2021

viva o matriarcado e por menos felix?s no mundo amém?

apesar de focar mais nos términos do que na construção do relacionamento, foi o livro mais legal q eu li do machado
comentários(0)comente



265 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR