Meu Carisma 03/09/2024
Original e real
Na original história, temos Félix como protagonista, um homem culto e elegante frequentador da alta sociedade carioca, que se vê curioso à chegada da misteriosa Lívia. Temos o Meneses um galã de Shakespeare e temos a gentil Raquel, como os personagens principais desse romance.
No início, ao ler o Félix, porque ele mesmo já conhecia tão bem a si mesmo que nos conta quem ele é, não imaginava as dimensões do caráter do Félix. Porque ele não é um simples cafajeste. Não dá pra rotulá-lo disso.
Ele diz que não consegue confiar "nas pessoas" quando isso é o que parece no início mesmo, mas depois a gente percebe que ele não confia é nas mulheres, mesmo que a ame e mesmo que tenha certeza do amor dela.
O coração dele é sincero mas a alma e a mente dele são volúveis, ele não consegue confiar agora, porque passou anos não sendo ele mesmo confiável. Alimentando essa desconfiança e insegurança dentro de si mesmo. Aqui não temos uma história triste por trás de seu comportamento, pro meu desapontamento, confesso.
Acho linda a relação entre Lívia e Raquel, apesar de que acabe sendo uma relação triste e magoada. Elas são leais uma a outra e essa lealdade e genuíno carinho entre personagens femininas sempre me comovem muito.
Fiquei triste pela escolha da Lívia, porque ela demonstra em certo ponto essa inclinação em seguir o padrão, tanto que quando uma certeza chega até ela, ela rejeita, por amar a incerteza. Ver ela amar dentro da confusão do Félix, que ela supunha poder curar, foi uma mistura de esperança e pena.
Tem um momento que você só pode torcer pra ela parar de perdoa-lo o tempo todo. Eu passei a pensar "chega Lívia, por favor". Apesar de sempre compressiva aquilo doía nela, tanto que no final do livro, a gente vê o quanto ela vinha aguentando em nome da família que ela almejava construir ao lado do homem que estava amando.
A mensagem mais forte no livro é que até o coração mais nobre que tudo perdoa, uma hora aceita com resignação que o melhor é desistir da pessoa amada. Quando a confiança morre no coração do homem, não tem certeza que a ressuscite. Não tem cura pra uma alma adoecida e um coração que ama, mas ama envenenado.
Eu não acho que leria novamente, eu sofri muito. Não sei se aguentaria sofrer tanto de novo. A história é excelente, eu juro. Eu que sou sensível a romances assim, tão reais.