Dulluu 13/03/2024
O livro ele relata a história do Dr. Felix, uma pessoa que curte a vida, que após ganhar uma herança familiar passou a relaxar, não trabalhando, apenas curtindo e vivendo preguiçosamente, estando pela casa dos 30. Ele tem relacionamentos sem muito compromisso, o mesmo fala no livro que dura semestres, uma estação, as suas relações, a história já começa com o próprio terminando com Cecilia, sua namorada naquele momento, termina por já ter chegado no tempo de duração planejada, cansado dela, motivo fútil na minha opinião. Certo dia Viana, um amigo próximo seu, apareceu à sua casa, convidando-o para um sarau que teria(um tipo de festa daquela epoca). Falando também de sua irmã viúva que passaria um tempo na sua casa, lhe dizendo para ir porque ela tem curiosidade em conhecê-lo pois o amigo sempre vinha o elogiando, tendo um grande apreço por ele, fazendo-o criar interesse por ela também. Indo naquele sarau, viu ela de longe, por ser uma mulher nova lá, estava rodeada de pretendentes, como se fosse uma carne nova no espaço. Dançaram uma valsa e desde daquele momento um não paravam de pensar um no outro. Sempre foi descrita a Livia como uma mulher sensual e formosa durante a leitura.
A partir do encontro deles dois, começa a ser criar uma afeição e atração entre os dois levando ao namoro logo ao noivado, mas não levado a público, o que acaba segredo grande problema no relacionamento deles dois, mesmo assim, a falta de comunicação e de confiança leva Felix ter surtos de ciúme em cima de Livia, criando historias na cabeça dele mortificando ela.
Por conta disso e vários outros motivos bestas ele encerra noivado, dando um ?fim? a esse amor, mas logo volta e termina novamente, ficando nesse ioiô, ficando uma história totalmente cansativa. É provável que isso tudo seja um reflexo da época e dos costumes desta época, mas infelizmente não me conectei com a leitura, achei clichê e arrastada. Mas o que é mais cansativo na obra é o protagonista, Felix, sendo insuportável! Mimizento, rancoroso, exagerado, achei quase impossível torcer por ele e entendê-lo durante a trama.
Dr. Félix nada mais era que um covarde em questões de amor. Sujeito que determinava o tempo de sua felicidade e não compreendia a tristeza de quem o amava. Egoísta e extremamente individualista, vivia alimentando o demônio da desconfiança. Para ele todas as mulheres com quem conviveria, iria de alguma maneira lhe trair. Queria antecipar a história e descobrir o que aconteceria. Nunca dando um fim a esse ciclo.
um livro fraco.