Grace @arteaoseuredor 31/01/2021?Ressurreição, de Machado de Assis.
?Começando meu projeto de reler Machado em ordem cronológica.
?Ressurreição é seu primeiro romance, publicado em 1872, é da fase romântica do escritor, mas se diferencia um pouco do romantismo da época.
Nele, Felix um solteirão convicto de 36 anos, que vive uma boa vida depois de receber uma herança, acaba se interessando por Lívia uma viúva, que por ele se apaixona, mas os ciúmes doentios de Felix põe esse amor em dúvida. Ao redor do casal orbitam vários personagens também interessantes como Viana o ?parasita?, Batista, casado e quer todas as mulheres ao redor.
O Narrador na terceira pessoa fala com o leitor, bem ao estilo Machado e traça o perfil dos personagens, e da sociedade da Época. No livro está presente a ironia do escritor.
??...É verdade, já não aparece um escândalo. Vivemos em completa abstinência, e chegou o reinado da virtude. Olhe, eu sinto a nostalgia da imortalidade.?
??Era ele galanteador por índole e por sistema, tinha além disso (coisa importante) a plena convicção de que sua conversa era preferida pelas damas?.
?E não bastava ver uma mulher para a conhecer, é preciso ouvi-la também, ainda que muitas vezes ouvi-la para a não conhecer jamais.?
?Para mim a sementinha do que viria ser Bentinho e Capitu já está nesse livro.