Luc1l 06/03/2023
Surpreendente
Dois indivíduos que viveram na Inglaterra, em épocas diferentes, e depois voltaram à sua terra natal no Sudão pós-colonial, onde se encontram. Uma abordagem crítica sobre migração,
colonialismo britânico na África e porrete sob os governantes do Sudão pós- colonial>>>>>livraço!!!
?A vida continua apesar de nossa vontade. Eu, como milhões de pessoas, caminho, movo-me, empurrado geralmente pela força do hábito, numa longa caravana, que sobe e desce, repousa e parte. A vida nessa caravana não é totalmente ruim. Vocês, sem dúvida, sabem disso. Durante o dia, a jornada pode ser cansativa, os desertos podem estender-se à nossa frente como mares sem praias. Cobertos de suor, com a garganta seca e sedenta, chegamos ao limite que ninguém pensa ser capaz de ultrapassar. Mas logo o sol se põe, a brisa sopra fresca, e milhões de estrelas piscam no céu; e só então comemos e bebemos, e o cantor da caravana se põe a entoar uma canção. Alguns se reúnem para rezar atrás do xeique, outros agrupam-se formando círculos para dançar, cantar e bater palmas. Sobre nós, há um céu quente e compassivo. Às vezes, viajamos durante a noite como desejamos e, quando o fio branco começa a se distinguir do preto, dizemos: "Quando amanhece, pela jornada noturna, a gente agradece". Ocasionalmente, somos enganados por miragens, porém não há mal nenhum que imagens febris, por causa do calor e da sede, nos induzem a ideias delirantes, sem sentido.
Os fantasmas da noite esvaem-se com a luz da alvorada e a febre do dia é arrefecida pela brisa noturna. Há, por acaso, alternativa alguma??