Raquel334 23/08/2021
O canal em forma de livro
Sinceramente, ao longo dessa leitura eu só conseguia lembrar dos vídeos dela do YouTube. Justamente por isso que acho que o sentimento que tive ao ler é o mesmo que tenho quando assisto os vídeos: dá para tirar muitas coisas do que ela fala, mas não 100%.
Não quero desmerecer o trabalho dela, de forma alguma, sei que ela estudou e se esforçou ao máximo para fazer o que faz (não se pode negar que ela é uma inspiração, em especial na área dela), e isso é algo que não podemos negar, só que essa ideia de que de "se eu consegui, você também consegue" ou "o local e a realidade que você se encontra são 100% culpa sua" eu já não concordo. Essa visão parece muito elitista de alguém de classe média que acredita em meritocracia e, sinceramente, é uma visão que não tenho, estudo vários movimentos sociais e sei que esse tipo de pensamento não faz sentido na realidade brasileira, principalmente.
Assim, é uma obra boa para passar o tempo e até aprender algumas coisas, mas sempre, SEMPRE, entendendo sua realidade, porque essa visão de que sua vida tá assim por somente culpa sua é muito perigosa para muitas pessoas. Novamente, não estou dizendo que você não tenha uma parcela de responsabilidade, porque obviamente você tem, mas sei que a realidade é muito mais complexa que isso, não podemos nunca tirar as razões socioeconômicas e até culturais para "culpabilizar" alguém. Então, leia o livro com essa consciência de classe, principalmente sabendo que a tal da meritocracia não existe, se divirta (ri bastante em algumas partes) e modifique alguns dos ensinamentos para sua realidade. Na verdade, faça isso em toda obra que ler, porque os autores as escrevem segundo a realidade deles e das pessoas parecidas com eles, mas sempre dá para aprender algo.