José Vitor - @zetalendo 07/10/2023Que grande surpresa finalmente conhecer a escrita do Brandon Sanderson e gostar tanto. Confesso que foi difícil no começo, por ter lido o livro em inglês demorei um pouco para entrar na história e realmente entender tudo o que estava acontecendo ali. Mas, aos poucos, eu fui pescando detalhes, e quando comecei a compreender tudo, ficou maravilhoso.
"Skyward" vai mostrar a vida de Spensa. Ela é uma garota que vive em Detritus, um planeta que existe em um futuro da nossa galáxia. Spen sempre sonhou em ser piloto de avião de guerra, por conta do seu pai. O único problema é que, durante uma batalha muito importante que teve em Detritus, seu pai abandonou o esquadrão de voo, e, por isso, foi rotulado como "covarde". Essa má reputação irá atrapalhar Spensa a conseguir o que quer, já que ninguém vai facilitar para que a filha de um covarde possa acabar seguindo os mesmos passos do próprio pai.
Esse resumo que fiz é bem básico, a história tem muitas camadas, e conforme o autor vai desenvolvendo a trama, vamos descobrindo muitas coisas que foram mantidas em segredo.
Como disse, tive muita dificuldade de entender no começo. O autor apresenta muitos personagens e todo o esquema politico desse planeta é muito para assimilar de uma vez só. O lado bom é que ele insiste muito nessa introdução, até ficarmos familiarizados e começarmos a entender todo o conceito por traz do universo do livro.
As cenas de ação são muito bem feitas. Eu conseguia imaginar eles dentro das naves e fazendo as manobras, atirando, se comunicando e tudo mais.
Só tive um problema com coisas que aconteceram muito rápido e partes que foram um pouquinho convenientes para favorecer a trama do livro. É muita coincidência certas coisas aconteceram, mesmo que tenha me deixado um pouco chocado quando realmente aconteceu.
No geral, foi uma leitura surpreendente. Adorei a criação do universo e esse conceito de batalhas com naves. Pretendo continuar a série, só não sei quando.