Peterson.Donizete 07/03/2021
Você sabe quem realmente é?
Não sei como você se "julga" hoje, mas seja o que for este livro trará revelações de pontos de vista diferentes. Confesso que foi um tanto estranho ler como se a autora me conhecesse desde pequeno.
O eneagrama traz para cada ponto um tipo de personalidade (não é perfil comportamental), representado por um número. Mesmo que não seja um estudo comprovado, só lendo para entender.
São os nove: o pacificador, o perfeccionista, o auxiliador, o realizador, o romântico, o investigador, o leal, o entusiasta e o contestador.
Antes de cada tipo existem 20 frases, como declarações, relacionada as atitudes que tomamos baseado em alguma situação, assim você se identifica.
Nas descrições da personalidades a autora te descreve através de histórias de pessoas de acordo com número, o que na minha opnião facilita a leitura, relatando o comportamento quando se encontra bem ou saúdavel como ela denomina, problemático quando não estamos tão bem assim ou o regular em condições regulares.
Além disso, nosso pecado capital, quando criança, nos relacionamentos, no trabalho, nossa formação espiritual, quando estressados ou seguros. E o que é chamado de "asas" que é relação positiva ou negativa que podemos ter com o número anterior ou posterior.
Tirando que depois de ler meu perfil o resto parece ser só curiosidade, isto por que meu número é um dos primeiros, é importante ler por completo, porém não com a intenção de usar o conhecimento contra alguém e sim entender o comportamento de cada pessoa.
Do livro:
" Informação não é transformação. "
"Sem conhecimento do eu, não há conhecimento de Deus."
"Seu número é mais determinado não pelo que você faz, mas pelo motivo que leva a fazê-lo."