A Invenção das Tradições

A Invenção das Tradições Eric J. Hobsbawm




Resenhas - A Invenção das Tradições


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Julio.Oliveira 22/08/2024

Que leitura gostosa, as obras de Hobsbwam são realmente maravilhosas, tem toda a teoria histórica que pode as vezes ser inacessível mas com uma escrita leve. Tanto dele, quanto dos demais autores que tiveram sua participação na obra.
comentários(0)comente



Vitor 08/07/2024

Neste livro, organizado pelos historiadores Eric Hobsbawm e Terence Ranger, nos é apresentada a tese de que a maioria (ou todas) as tradições que conhecemos como ancestrais são, na verdade, bastante recentes. Na verdade, essas tradições, oficiais ou não, são inventadas em algum momento, sobretudo para perpetuar os ideais nacionalistas de algum país ou Império, afirmando símbolos que os representem.

Hobsbawm, como sempre, dá um show nos capítulos que escreve (primeiro e último), teorizando e apresentando exemplos práticos de como as tradições nascem e morrem, bem como sublinhando a importância do estudo da invenção das mesmas. Os demais capítulos são ensaios sobre como a invenção das tradições aconteceram e foram fundamentais para a construção da história de algumas nações ao longo do mundo (Escócia e sua gaita de foles e seu kilt, País de Gales e seu passado de bardos e druídas, a Índia vitoriana e seus símbolos, as procissões e jubileus da Inglaterra vitoriana, e a inserção dos valores ingleses na África do Sul).

O livro é, de certa maneira, acessível. Achei ele um pouco chato em algumas partes, quando lia sobre lugares que, sinceramente, não eram de meu interesse. Mas aí o culpado não é a obra, e sim o leitor. Todavia, apesar disso, os exemplos são fundamentais para a melhor compreensão do conceito.

As Tradições Inventadas são, sobretudo, uma maneira de afirmar o poder dominante através da imposição de uma noção ou ritual que se baseia em algum evento pretérito mas que não necessariamente (na maioria das vezes) possui validade empírica. É um conceito-chave para analisarmos nacionalismo, imperialismo ou mesmo para se estudar enquanto membro de uma Nação.

Um exemplo de tradição inventada sobre o Brasil é a de que nós somos um povo pacífico, quando nossa história e nosso presente diz o contrário. Outro é de que somos o país do futebol, do samba... entre outros. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



alex 04/02/2023

A invenção das tradições, organizado por Terence Ranger e
Eric Hobsbawm (1983)

A ideia do livro é boa e a tese é bastante interessante (há muitas tradições inventadas e inventadas muito recentemente - basicamente entre 1870 e 1914, qdo da consolidação dos Estados Nacionais - para merecerem a cunha de tradições históricas de um "povo").

No entanto o livro é arrastado, muito detalhado, cobrindo tradições basicamente europeias (ou as espelhando, na África e Ásia), distantes da nossa realidade (no que tange aos detalhes).

Fala-se, em diferentes capítulos, de aspectos da Escócia, País de Gales, Grã-Bretanha, Índia vitoriana (ou seja, qdo colônia da GB) e África Colonial.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 22/06/2022

Um ensaio de linguagem acessível, organizado por um dos maiores historiadores do século XX.
A invenção das tradições é organizado por Eric. J. Hobsbawn e Terence Ranger e reúne textos de renomados historiadores internacionais. São ensaios críticos sobre hábitos ou comportamentos que, por motivos variados, passam a ser absorvidos em algumas sociedades como se fossem heranças culturais, quando na realidade foram criadas mais recentemente com objetivos que serviam aos Estados.

O primeiro capítulo apresenta com clareza a distinção entre costume e tradição, fundamental para a compreensão dos fenômenos apresentados nos ensaios seguintes.

Os textos abrangem as culturas ocidentais em seus diversos aspectos e ajudam a compreender como mudanças são fenômenos naturais em todas as sociedades, mesmo as mais tradicionais. Por outro lado, problematiza a condição das sociedades contemporâneas, que quando rompem com determinadas tradições acabam perdendo certos modelos de comportamento importantes para a organização social.

Sendo desenvolvido por historiadores, o estudo possui uma dimensão multidisciplinar e se apresenta como um convite a pesquisadores que se interessem em ampliar a discussão para outras áreas da ciências humanas. Um trabalho erudito e rigorosamente bem-pesquisado, mas desenvolvido com fluidez e clareza.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788577532094
comentários(0)comente



Clio0 04/06/2021

Esse livro é uma coletânea de artigos de Eric Hobsbawm e Terence Ranger argumentando sobre o uso de tradições como instrumentos de manutenção do Poder.

O texto abre com uma ótima explicação sobre a natureza das tradições, sejam elas costumes, criações ou formulações de direitos adquiridos. O Reino Unido Medieval e Imperialista, a Índia sobre domínio britânico, assim como a África são os estudos de caso usados para basear essa proposta.

Os autores partem de temas variados para corroborarem suas ideias. Há, por exemplo, um artigo apenas para explicar como a roupa típica escocesa - o tartan e o kilt - foram criados ao longo do tempo para padronizar um grupo e um comportamento.

A tradição e a formação de nação são conceitos culturais que andam de mãos dadas na visão dos autores.

Discorda? Então pense que a figura do Papai Noel tem menos de cem anos; o Brasil "país do futebol" também - sem contar a velha máxima de que o brasileiro é pacífico e amigável: nossa história e dia-a-dia são sangrentos demais para apoiarem essa tese, mas essa é a "imagem tradicional" que nos vendem.

A Paz e Terra, responsável pela edição brasileira, escolheu uma obra maravilhosa. Contudo, edições com mais de dez anos já podem estar amareladas e, na tentativa de economizar espaço, o tamanho das letras e do espaço entre linhas é mínimo, dificultando leitura e anotações.
comentários(0)comente



Mateus 09/07/2020

Compreender uma sociedade e entender suas tradições
Eric Hobsbawm e seu time de historiadores conseguem com "A Invenção das Tradições" mostrar como o simbolismo é vital na criação de uma nação e de uma identidade nacional, o livro passa por diversos exemplos e mostra como a invenção e concretização de tradições e costumes pode ser um processo complexo e que perpassa por uma série de discursos sobre o que foi o passado e como incorpora-lo ao presente. É um bom livro, especialmente porque nos livra da idéia de que nossas tradições são muitas vezes milenares e intocáveis, quando na realidade são recentes e muitas vezes politizadas para fins específicos.
comentários(0)comente



Sérgio 15/10/2018

A história da humanidade, seus mitos e tradições são descritas e mostradas de forma didática e cronológica, ao menos o que concerne aos europeus. Mas para todos vemos que as tradições são inventadas, assimiladas e disseminadas ao sabor de muitas conveniências e oportunismo.
Leitura muito útil importante.
comentários(0)comente



Volnei 01/06/2015

A invenção das Tradições
Muitos costumes pelo mundo nos são hoje muito estranhos mas nem se quer nos preocupamos em saber como ele surgiu e o porque de sua existência. Neste seu Livro Hobsbawm nos dá uma ideia de alguns destes hábitos em vários países.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos
comentários(0)comente



Ci=^.^= 10/05/2009

Um estátua irrelevante passa a ter um valor histórico inquestionável, ligada a um passado imemorial, de honra e glória...é um exemplo do q trata esse livro : a invençao de tradiçoes a serviço de justificar a ideologia dominante, para imaginar uma unidade nacional, e por aí vai...Muito bom!!!
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR