Thiago Valença 24/08/2022
Sobre a luta silenciosa dos mártires do Cristo
Emmanuel não só é um excelente escritor, como por cinco livros conseguiu manter a qualidade elevada na escrita. A enorme quantidade de ensinamentos e exemplos da Doutrina do Cristo são atuais, quase disfarçados e sempre muito bem colocados.
Como é o último romance do escritor espiritual, vc acaba pensando e interligando os anteriores, identificando o que eu diria ser o tema central da série. A história do cristianismo, toda luta moral para preservar e propagar os ensinamentos do Cristo. Como a ignorância do homem negou, apoderou-se e tenta deturpar a fraternidade e sabedoria do Mestre em prol do gozo terrestre.
Nesta história à lembrança dos mártires anteriores, Alcíone opta por reencarnar novamente na Terra deixando as esferas elevadas de Sirius em amor a Pollux. Aliás, amor é o tema central deste livro, o amor dela é tão grande que irradia até nós por esta história. Ao reencarnar, ela é alertada do alto grau de provações que será portadora e dos espíritos que a cercarão terem alta probabilidade de continuarem nos vícios.
Enquanto a trama era construída achei a leitura lenta, mas prazerosa. No último terço do livro, vc percebe que cada pedaço compõe um gigante que está sendo construído, e o auge do livro se revela belíssimo, sublimado.
Uma das coisas interessantes são as informações que nos ensinam sobre a época. por exemplo, a crueldade do Santo Ofício. Saibam que a Inquisição dispunha de médicos que opinavam sobre a natureza e o grau de tortura a infligir aos condenados a pretexto de que os réus deveriam ser punidos com muita caridade. Lembro também de entender com certa facilidade a epidemia de varíola que varreu a Europa no século XVIII comparando com a pandemia do Covid-19.
Renúncia se tornou um dos meus livros favoritos pela beleza do amor de Alcíone e o alcance da sua vinda à Terra. Eu me pergunto se todos não temos um espírito maior no nosso círculo pessoal que nos auxilia nesta vida pelos exemplos, como a protagonista o fez. Como cada livro da série, a sensação é de uma porta de luz abrindo de dentro para fora do leitor. Merece ser relido, como toda a série de Emmanuel, para que essa porta de luz permaneça sempre aberta.