Lorena 02/06/2021
Renúncia é uma parceria do espírito Emmanuel com o médium Chico Xavier. Foi publicado em 1944 e forma o quarteto de uma série entre os dois (onde Emmanuel narra mais uma de suas encarnações). Sendo ela: "Há dois mil anos" (1940), "Cinquenta anos depois" (1940), "Ave, Cristo" (1953).
A história começa em regiões umbralinas. E logo de início será possível perceber os dois personagens que irão guiar o romance: Pólux, que lá se encontra e se prepara para voltar encarnado a fim de resgatar dívidas passadas e Alcione, espírito das esferas mais altas que atende ao chamado de súplica de Pólux. Ambos nutrem amor puro um pelo o outro. Contudo, estão em diferentes degraus da escada evolutiva. E, a partir desse ponto, inicia-se a primeira renúncia de Alcione. Com o intuito de auxiliar seu amado a se elevar moralmente, ela pede uma nova encarnação também para si. Por seus méritos pessoais e sua condição moral, após algumas considerações e ponderações, seu pedido é acatado.
O enredo se passa no século XVII, em torno de 1660 e tem a duração de aproximadamente quatro décadas em terras parisienses e espanholas, em sua maioria (onde será contado também sobre um surto epidêmico que devastou Paris em 1663; a imigração para terras Americanas; o movimento Luterano e a inquisição pelo Santo Ofício Católico). As famílias envolvidas são os Davenports e os Vilamils. Pólux é apresentado como Padre Carlos e é sobrinho do Padre Damiano (Emmanuel) e Alcione mantém o mesmo nome, apesar da roupagem diferente.
A trama vai se soltando aos olhos do leitor ao mesmo tempo que salta para ele em detalhes que fazem com que o fio narrativo seja elucidado. As renúncias vividas por Alcione vão revelando o tamanho de sua grandeza moral e espiritual. As provas vivenciadas por Padre Carlos mostram o quão é mais perigoso ir pelos caminhos mais fáceis da vida. Porém, não somente os dois, mas todos os demais personagens que os ligam fazem que o leitor reflita sobre: Amor, lealdade, amizade, perdão, abnegação aos princípios da Verdade. São grandiosos e históricos os ensinamentos retratados por Emmanuel em "Renúncia".