@vaisetratarleitora 24/08/2023
A altura de Percy Jackson, Magnus Chase e As Crônicas dos Kane
Descobri esse livro muito por acaso fuçando a internet procurando por outro livro. Quando vi que era do selo do tio Rick, tive que ler a sinopse e aí não teve jeito, tive que pegar pra ler.
A saga Pândavas é composta por 5 livros e esse é o primeiro. Ao longo da história, vamos acompanhar Aru Shah, uma pré-adolescente de 12 anos, que ao tentar conquistar o respeito de seus colegas de escola, libera no mundo um demônio que tem o dever de despertar o deus da destruição. É assim que ela descobre ser a reencarnação de um dos 5 pândavas da mitologia indiana e agora, ela deve tentar consertar a bagunça que causou.
Só por esse resumo já dá pra perceber que esse é mais um livro que segue a fórmula da jornada do herói que consagrou Rick Riordan, ao trazer mitologias antigas para o mundo moderno. Aru Shah segue o mesmo estilo, mas agora, com mitologia indiana, que pra nós no ocidente é bem desconhecido (pelo menos, é muito menos conhecido que as mitologias grega e romana, a única outra saga, nesse estilo adolescente, com temática indiana que eu conheço é A Maldição do Tigre).
Como eu amo história e adoro mitologias, eu amei o livro.
As aventuras foram ótimas, as personagens foram muito boas e tiveram um bom crescimento ao longo da história, o desenvolvimento foi muito bem feito e pelo menos eu, fiquei morrendo de vontade de ler a continuação e saber o que vai acontecer.
A autora, por ser de origem indiana e filipina, consegue trazer todas as informações sobre a mitologia, os costumes e cultura da Índia, além de trazer muita representatividade sem ser forçado.
Confesso que senti falta de ter lido o glossário primeiro, pra ter uma ideia melhor de quem eram os personagens da mitologia e acho que seria super legal se no glossário tivessem ilustrações (mesmo que em preto e branco) deles. Acho que pra quem não conhece muito da mitologia indiana (meu caso) ajudaria bastante e quem já conhece poderia pular essa parte. Porém esse foi o único "defeito" pra mim, fora isso, tudo foi perfeito e já vou começar a ler o segundo livro.
Vi notícias falando que os direitos do livro foram vendidos para a Paramount (a Netflix também estava interessada) e que vai virar filme tendo a mesma diretora da saga Crepúsculo (fico pensando se isso é bom ou ruim), porém desde a venda dos direitos em 2018 não houve mais nenhuma notícia sobre esse filme, infelizmente. Sem dúvida dá pra fazer uma adaptação incrível no mesmo nível de Harry Potter e eu super assistiria. Espero que um dia esse projeto saia do papel e seja um sucesso, porque esse livro merece.