Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan




Resenhas - Devassos No Paraíso


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



brunossouza 15/06/2024

Relembrar para não esquecer
Me recordo de ter ganhado esse livro na época em que participava do GEDS-USP (Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade). Adiei a leitura por alguns anos até que, finalmente, decidi lê-lo neste Mês do Orgulho.

Eu poderia passar horas falando sobre esse livro, dada sua abrangência histórica e riqueza de detalhes, mas vou me ater a um ponto: o apagamento sistemático e brutal da subjetividade LGBT na história do Brasil.

João Silvério Trevisan resgata um sem-número de passagens históricas que trazem essa subjetividade à tona, amplamente (e, talvez, intencionalmemte) apagadas dos livros de história convencionais.

O ouro desse livro é justamente sua capacidade de evidenciar que sempre estivemos em luta, ainda que tal luta tenha sido objeto de repressão e apagamento por séculos a fio. E muito provavelmente passaremos o resto de nossas vidas lutando contra eventuais retrocessos que, num país como o Brasil, estarão sempre à espreita.

A mensagem que fica é que, em comunidade, é possível levar essa luta adiante. Juntos e avante!
comentários(0)comente



ruannsr 27/04/2024

Indispensável
Trabalho de pesquisa primoroso que revela as nuances mais inimagináveis da riquíssima história da homossexualidade no Brasil.

Fiquei fascinado principalmente com a primeira parte, que narra os acontecimentos e fatos inerentes aos tempos coloniais, e mais tarde, imperiais, envolvendo indígenas, estrangeiros etc.

Livro incrível, importante, mais que revelador!

OBS.: um amigo conviveu durante rolês nos anos 80 com o Trevisan e diz que ele é insuportável de chato kkkkkkkk
comentários(0)comente



Ilmar 20/02/2024

Comecei a ler esse calhamaço por indicação de algum booktube, não consigo me lembrar qual, é quando tomei coragem decidi ir devagar. Demorou 1 ano e pouco mas foi. Devagar se vai ao longe. Uma leitura indispensável (apesar de bemmmm longa) sobre a história lgbt* no país. As partes que mais gostei foi saber das representações na arte, música, literatura, cinema e outras.
comentários(0)comente



eutaigo 28/10/2023

Esse livro foi extremamente impactante pra mim pelo simples fato de que é na prática uma verdadeira bíblia da história LGBT+ no Brasil. Lindo e enriquecedor de muitas formas e recomendo demais pra qualquer um que se interesse pelo tema
comentários(0)comente



Dory Aventureira 14/07/2023

Um retrato do Brasil por um ângulo diferente
Falando sobre a história da homossexualidade no Brasil, indiretamente falamos sobre a história do Brasil, e nessa parte aqui tem aquelas informações que não tem no livro de história, e diz muito sobre porque o Brasil é esse país peculiar e hipócrita, eu consegui perceber coisas que eu nunca iria perceber se não tivesse lido esse livro. A diferença sobre a forma como eles tratavam os homossexuais antes e depois da aids é gritante, antes tinha um sentimento de repulsa e distanciamento, tentando ignorar ao máximo que eles existiam, e com a aids não teve como simplesmente pensar que não existiam mais, eles existiam e tinham que ser ouvidos e receber atenção, são pessoas que precisam de cuidado e políticas públicas voltadas para suas pautas, e óbvio que isso não aconteceu de imediato, foi um caminho sofrido e árduo, mas eu acho que a aids e o fato de pessoas que eram respeitadas em nível nacional se assumirem, abriu uma abertura para as lutas saírem das associações e irem para a Câmara dos deputados. Nas últimas eleições o deputado mais votado daqui do DF, foi um gay então eu fico emocionada de ver que a diferença aconteceu, e que os direitos dos homossexuais só vêm crescendo, ao invés de diminuir, antes era uma luta que políticos se aproveitavam pra ganhar voto, mas hoje os próprios gays estão indo pro poder e lutando pra garantir seus direitos. Eu acho que é uma leitura muito válida, e necessária, principalmente se você é LGBTQIP+, eu ja queria ler esse livro tem uns anos ja e tô muito feliz que consegui ler ele.

Obs: Desculpa a ignorância, mas eu não sabia realmente a importância da parada lgbt, assim eu tinha meio que uma ideia geral na minha cabeça que era mais um carnaval para gays, mas ai eu vi que é um ato político que é tipo um "A GENTE EXISTE", e nossa um dos últimos textos fala sobre a experiência do autor na 3° parada em SP, e é emocionante.
comentários(0)comente



Carolina.Dall 08/07/2023

Gratidão pela pesquisa do autor
Devassos no paraíso foi sem dúvida a leitura mais importante e impactante até esse momento do ano, mostra que a frase "viver sem ler é perigoso, porque te obriga a acreditar no que te dizem" é assustadoramente real.

As vezes mesmo sem nós darmos conta somos tomados por pensamentos de massa, aceitando os rasos discursos de internet e o que a maior parte dos militantes da causa acreditam e propagam, mas a realidade é muito pior.

O livro mostra que boa parte desses discurso são no mínimo equivocados, fiquei extremamente chocada quando percebi que a esquerda não é a santa defensora das minorias como aparenta, os depoimentos e evidências trazidas pelo autor me mostrou como é fácil cair em manipulações partidárias, é claro que a direita está muito longe de nós ajudar também, é claro que a maior parte das leis de defesa dos LGBTQIA+ foi aprovada pela esquerda, porém ela não deixa de se vender para a bancada evangélica e desaprovar ideias de leis para não os ofender, ou seja ninguém nos coloca em primeiro lugar, servimos para os partidos serem considerados "modernos".


Não só isso, o livro conta uma história escondida e não contata sobre o Brasil, mostra que tanto a religião como a ciência foram motivos para justificar a homofobia.


Em suma, apesar de todas as dificuldades ainda enfrentadas, me fez agradecer por ter nascido nessa época, que tem milhares de defeitos, porém é a mais tolerante com a comunidade se comparado com o passado.
comentários(0)comente



Carolina.Dall 04/07/2023

Agora que percebi que minha versão digital é a de 900 páginas, não essa de 700, em suma já terminei essa versão, lendo as atualizações do autor, simplesmente um livro indispensável de diversas formas para a comunidade LGBTQIA+
comentários(0)comente



Carla.Maciel 30/04/2023

A história do Brasil pelo ponto de vista LGBT
O texto do autor é maravilhoso, é um livrde não ficção mas o Trevisan coloca ironias, e escreve ele de uma forma muito gostosa de ler, no entanto o livro tem suas barrigas a historia do Brasil é chocante é de uma hipocrisia e velamento aterrador.
comentários(0)comente



lum1ta_ 08/01/2023

lGbt+
Acho que é o livro mais completo que trata sobre homossexualidade no Brasil,quem sabe até o único com toda essa pesquisa.Enfim,adoro a escrita do Trevisam e o conteúdo do livro e eu me surpreendi com o tanto que mulheres trans e travesti estão presentes,esperava muito menos.Porém,o livro é EXTRAMAMENTE focado na historiografia dos homens gays,apesar de ter uma presença lésbica considerável.Bissexuais são citados umas 3 vezes no livro.Além disso,senti falta de uma discussão mais puxada para a intersseccionalidade de racismo e homofobia,visto que muitas pessoas importantes para a história lgbt que foram citadas eram negras.Eu entendo que tenha mais arquivos de homens gays,afinal é a história do Brasil e até essa ausência representa o país.Mas para um livro que está na sua 4° edição,achei que falta alguns conteúdos.
comentários(0)comente



Paulinha 02/09/2022

Bem informativo
Um livro bem completo sobre toda a história homoafetiva no Brasil.
Acredito que seria importante todo mundo ler e entender melhor o quanto a sociedade é hipócrita e preconceituosa.
Mas é uma leitura lenta e massante.
Não foi fácil
Jhonathan 19/05/2023minha estante
Amei nota 5 ? foi tipo isso. Não merecia 4 estrelas?




spoiler visualizar
comentários(0)comente



M Ferreira 29/03/2022

Este livro, muito mais do que um levantamento histórico sobre a homossexualidade no Brasil, é a representação de um grito de resistência que mostra a existência e as lutas da comunidade LGBTQIAP+ desde a colonização.

De uma forma cuidadosa e muito bem elaborada, Trevisan abre os olhos do leitor para fatos e eventos que foram ocultados em nossa história. Narrando a história de pessoas apagadas, vidas anuladas e lutas que foram suprimidas em nome de uma falsa aparência de moral cristã.

Contando com o apoio de muitas citações, documentos, reportagens etc, o livro promove um tour pelo lado pouco atraente de nossa história. Revelando de forma dolorosamente visual as atrocidades cometidas contra pessoas dessa comunidade ao longo do tempo.

Entretanto, o livro também oferece muitas problematizações e convites ao diálogo e à reflexão. Enfatizando com grande importância os avanços e as conquistas da comunidade LGBTQIAP+ por meio da luta pelos seus direitos.

Não é a toa que este livro seja considerado um material essencial para entendermos as pautas e as reivindicações da comunidade LGBTQIAP+ na política e na sociedade. A partir dele, é possível conhecer relatos e depoimentos de quem participou ativamente de muitos eventos narrados.

Acredito que seja um livro muito importante para que a nova geração de jovens LGBTQIAP+ conheçam as lutas das gerações passadas, reconhecendo a importância de continuar a luta pelos seus direitos.

Contudo, acredito que seja uma leitura enriquecedora também para que toda a sociedade possa ter um olhar mais humanizado para essa comunidade que, mesmo com tanta visibilidade hoje em dia, ainda enfrenta muito preconceito e marginalização.
comentários(0)comente



Danilo Moreira 21/03/2022

Livro bastante necessário
Me sinto honrado e feliz por ter lido esta obra. O livro fala não só da trajetória da militância LGBT+ e das opressões de séculos, mas mostra que, principalmente, apesar de tantos percalços, a população LGBT+ SEMPRE existiu e SEMPRE irá existir. E resistir.

Precisa ter um pouco de estômago para saber de tantas atrocidades cometidas contra LGBT+ ao longo dos séculos e até hoje. Se você já sente revolta pelos "cidadãos de bem" que vivem vomitando homofobia por aí, pode ter certeza de que esse sentimento vai aumentar bastante quando souber o que já fizeram no passado - inclusive a Igreja e a Medicina.

Aliás, já no começo do livro, Trevisan conta os desafios da publicação do livro, com editoras recusando-se o sei trabalho.

Por outro lado, ter a noção de alguns casos homoafetivos que ocorreram no Brasil Colônia, a relação que os índios possuem com a homoafetividade, os movimentos históricos e culturais, indicações de escritorxs, filmes e tantas outras atrações são um alento de que a luta deve continuar.

No mais, é um livro grande, mas muito bem escrito, com muitas informações bem referenciadas e muito necessário.
comentários(0)comente



AdemarSilveira 15/01/2022

Não vou dizer que é um livro fácil e legal de ler, e eu sempre soube disso, por isso sempre posterguei essa leitura. Mas apesar dos apesares é um livro INCRÍVEL com vários relatos imprescindíveis. De fato, é um manual que todos, principalmente da comunidade LGBTQIAP+, deveria ler.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR