Devassos no paraíso

Devassos no paraíso João Silvério Trevisan




Resenhas - Devassos No Paraíso


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Adonai 25/07/2021

Cores desviantes de um brasil
E se já temos uma noção de que a escola ensina a história do brasil por uma via branca, higienista e europeia como um discurso dominante, verdadeiro e sem rachaduras, imagine, então, repensarmos como essa história seria contada por outras vias sexuais?

Um brasil que fez questão de silenciar vozes, apagar vidas e principalmente manter hierarquias e violências. Ter acesso ao que não é contado dentro de uma sala de aula é também apontar como o próprio direito ao conhecimento é roubado de pessoas LGBTQIA+.

Que nossa história seja cada vez mais des-viada, menos moralista e que possamos ainda mais escancarar a heterossexualidade como algo artificialmente construído e que necessita de tantos aparatos para se manter.
Fabrício 27/07/2021minha estante
Gostei muito da leitura.


MatheusA 02/08/2021minha estante
So


Ainda não concluí esta leitura, precisei dar um tempo, principalmente para buscar algumas referências citadas por ele. Obra prima do João Silvério!

Bela resenha. Parabéns!


Fabrício 06/08/2021minha estante
Esse livro é essencial. Vontade de ler novamente.




Rodrigo 07/12/2018

O maior estudo sobre homossexualidade do Brasil
Algum tempo atrás eu soube desse livro lendo o livro do @hmcpedro do Põe na Roda e procurei adquirir. Só que a edição até então era muito antiga e se tornou quase uma raridade, as edições a venda existentes eram caríssimas e minha vontade de ler essa preciosidade ficou só na utopia. Depois, vi um emocionante vídeo de João Silvério Trevisan falando sobre como é envelhecer sendo homossexual, a sabedoria e o brilho nos olhos daquele senhor me contagiaram. Eis que 4 anos se passaram e ao afunilar temas para o meu TCC, uma professora me informou que sairia uma nova versão, muito mais contemporânea e atualizada. Eis que me deparo com o, até então, mais completo estudo sobre homossexualidade e diversidades no Brasil desde o período colonial. João poderia ter falado sobre sobre a vida gay mas conhecendo-o e admirando-o como passei a fazer, não seria ele escrevendo esse livro. Abordando a questão trans, lésbica, bissexual, gay, queer, João esfacela absolutamente tudo o que há sobre e para a diversidade no Brasil, inclusive escancara uma direita homofóbica e reacionária e uma esquerda omissa e por vezes chantagista. Os estudos e a riqueza de detalhes me deixaram estarrecido. Enquanto homossexual e futuro psicólogo, esse livro é um daqueles que te fazem ter maior orgulho de ser quem se é e da forma como se é! Pontos fortes: o Brasil colonial e a construção da homofobia nesse periodo, os entraves governamentais na questão dos direitos, as poucas mas consideráveis conquistas e a questão transsexual. Ler esse livro foi como um combustível jogado em um pequeno foco de incêndio. E eu embrasei!
Daniel.Malaquias 17/05/2020minha estante
A edição que tenho é de 2011. Lembro da propaganda deste livro na extinta revista gay G Magazine, onde Trevisan era colunista. Meu livro foi assinado por ele num evento aqui em Fortaleza/CE e o guardo como uma relíquia que o é. Parabéns pela crítica, o livro é bastante enriquecedor.


Rodrigo 09/09/2020minha estante
Ahh que legal. Adoraria conhecer o Trevisan também




Pedro Sucupira 11/01/2022

2022 LIVRO 1 – Devassos no Paraíso – A Homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, por João Silvério Trevisan.
Um livro histórico e político que todo LGBTQIA+ deveria ler pelo menos uma vez.

Além de muito informativo sobre a história do movimento de luta LBGT ao longo dos séculos, Devassos no Paraíso é um livro que contribui para a formação do nosso caráter como militantes diários em uma sociedade opressora de minorias, LGBTfóbica, racista, machista, capacitista, gordofóbica etc.

Um livro certamente provocativo e disruptivo que nos faz refletir sobre o papel que temos desempenhado na sociedade e que nos apresenta centenas de ícones do movimento LGBT para nos inspirarmos e tomarmos como exemplo.

“Se existe a escuridão opressiva ao nosso redor, nossa função é brilhar. Exatamente como os vaga-lumes, que só brilham se houver escuridão e são tanto mais vaga-lumes quanto mais escuro estiver o entorno.”

“We’re Here! We’re Queer! Get used to it!”

#literaturaqueer #LGBTQIA+ #gay #literaturalgbt
comentários(0)comente



lum1ta_ 08/01/2023

lGbt+
Acho que é o livro mais completo que trata sobre homossexualidade no Brasil,quem sabe até o único com toda essa pesquisa.Enfim,adoro a escrita do Trevisam e o conteúdo do livro e eu me surpreendi com o tanto que mulheres trans e travesti estão presentes,esperava muito menos.Porém,o livro é EXTRAMAMENTE focado na historiografia dos homens gays,apesar de ter uma presença lésbica considerável.Bissexuais são citados umas 3 vezes no livro.Além disso,senti falta de uma discussão mais puxada para a intersseccionalidade de racismo e homofobia,visto que muitas pessoas importantes para a história lgbt que foram citadas eram negras.Eu entendo que tenha mais arquivos de homens gays,afinal é a história do Brasil e até essa ausência representa o país.Mas para um livro que está na sua 4° edição,achei que falta alguns conteúdos.
comentários(0)comente



Marcelo 27/04/2021

Um livro/documento necessário
Sempre tive interesse em conhecer melhor a história do movimento LGBTQIA+

Este livro foi escrito pelo Trevisan na década de 80, a pedido de um jornal inglês. São mais de 750 páginas, e tem vasto documento histórico, mostrando como a homossexualidade já estava presente nos primeiros anos da história do Brasil, inclusive entre os índios.

A princípio, ao começar a leitura, achei que ela estaria defasada (mesmo constando na capa que esta é a quarta edição, revista e ampliada), pois metade do livro trata do movimento histórico e avança até a década de 80, ou no máximo pontua alguma coisa de atualidade, mas ao avançar no texto, nota-se que o autor de fato atualizou a obra com temas bastante atuais para o movimento LGBTQIA+.

Este é um livro de extrema importância, que aborda as lutas do movimento em diversas frentes, tanto política quanto nas artes cênicas, na música, na literatura e em outras vertentes. E o que mais me trouxe satisfação foi saber que este livro foi escrito por alguém que de fato vivenciou parte importante do que está ali, como por exemplo a explosão da AIDS no Brasil, as proibições da ditadura, os preconceitos.... ou seja: é de fato alguém que fala com conhecimento (e vivencia) de causa

É um livro que todos (Gays ou Heteros) deveriam ler para conhecer um pouco sobre a história do movimento no Brasil
Daniel 24/04/2023minha estante
Eu conheci o João Silvério pessoalmente, no final de semana que passou. Ele autografou minha edição. Foi simpaticíssimo. Só pude agradecer a ele por tudo, emocionado.




Fernando 01/02/2019

Conteúdo muito rico!
O livro mais completo sobre a homossexualidade publicado no Brasil.
comentários(0)comente



Julianaaires 22/08/2021

Necessário
Toda pessoa lgbt brasileira deveria ler esse livro, saber a nossa história e a nossa luta é extremamente necessário principalmente pra construir essa noção de pertencimento, saber que diversas outras pessoas lutaram e viveram pra defender nossos direitos. Sem dúvidas a melhor leitura que tive nos últimos tempos
comentários(0)comente



santainesense 15/07/2020

Conhecer é Resistir
Ser parte de uma minoria social é, essencialmente, carregar dentro de si uma força capaz de se fazer resistir, lutar e se reinventar. Nesse sentido, identificar-se como integrante do grupo LGBTQIA+, por exemplo, é, sobretudo, um ato político. Ainda mais em um contexto brasileiro onde, apesar de todas as vitórias conquistadas por essa população, seguimos como o país em que mais homossexuais são assassinados em decorrência da homofobia e em que a expectativa média de vida de travestis e transexuais não ultrapassa os 35 anos. Paradoxalmente, vivemos sob uma atmosfera de ilusória integração. E, para grande parte dos estrangeiros, o Brasil continua conhecido como um país onde reina a libertinagem.

"Devassos no Paraíso", do escritor e ativista gay João Silvério Trevisan, busca desvendar e dissecar essas e outras contradições. Caminhando por diversos campos de conhecimento, tais como história, política e cultura, o autor demonstra a maneira pela qual a identidade homossexual se mistura com a própria construção da identidade do povo brasileiro. Dividido em dez capítulos e mais alguns apêndices, a obra é ricamente composta por inúmeras referências, citações e relatos históricos, tornando-se, portanto, uma verdadeira bíblia da homossexualidade brasileira.

A primeira edição desse livro ocorreu no final da década de 80. Desde então, passada mais de três décadas e atravessando uma geração, "Devassos" alcança sua 4ª edição de maneira revisada e acrescida de novos textos. Essas atualizações nos permitem acompanhar a evolução do próprio autor no que se refere à compreensão das pautas LGBTQIA+, como fica evidente no uso de alguns termos já defasados. Dessa forma, é possível perceber como, em tão pouco tempo, tanta coisa mudou, ainda que pensamentos e ideias antiguadas permaneçam.

Da chegada dos portugueses até os tempos de Jair Bolsonaro, realmente muita coisa mudou. A homossexualidade já foi vista como pecado mortal, crime inafiançável, distúrbio psiquiátrico, falha de caráter. Hoje, a discussão consegue ter apelo midiático e se tornar mais ampla, assim como as minorias sexuais já conseguem se inserir em diversos meios, mesmo que com dificuldade. Todavia, não podemos permitir que nossa história seja esquecida. E, da mesma forma, não podemos acreditar que já esteja bom do jeito que está. É preciso resistir, lutar, se reinventar. Conhecer a nossa trajetória é, portanto, imprescindível.
Monique 15/07/2020minha estante
Quero muito ler esse livro desde que eu ouvi uma entrevista do autor no podcast Ilustríssima Conversa?




M Ferreira 29/03/2022

Este livro, muito mais do que um levantamento histórico sobre a homossexualidade no Brasil, é a representação de um grito de resistência que mostra a existência e as lutas da comunidade LGBTQIAP+ desde a colonização.

De uma forma cuidadosa e muito bem elaborada, Trevisan abre os olhos do leitor para fatos e eventos que foram ocultados em nossa história. Narrando a história de pessoas apagadas, vidas anuladas e lutas que foram suprimidas em nome de uma falsa aparência de moral cristã.

Contando com o apoio de muitas citações, documentos, reportagens etc, o livro promove um tour pelo lado pouco atraente de nossa história. Revelando de forma dolorosamente visual as atrocidades cometidas contra pessoas dessa comunidade ao longo do tempo.

Entretanto, o livro também oferece muitas problematizações e convites ao diálogo e à reflexão. Enfatizando com grande importância os avanços e as conquistas da comunidade LGBTQIAP+ por meio da luta pelos seus direitos.

Não é a toa que este livro seja considerado um material essencial para entendermos as pautas e as reivindicações da comunidade LGBTQIAP+ na política e na sociedade. A partir dele, é possível conhecer relatos e depoimentos de quem participou ativamente de muitos eventos narrados.

Acredito que seja um livro muito importante para que a nova geração de jovens LGBTQIAP+ conheçam as lutas das gerações passadas, reconhecendo a importância de continuar a luta pelos seus direitos.

Contudo, acredito que seja uma leitura enriquecedora também para que toda a sociedade possa ter um olhar mais humanizado para essa comunidade que, mesmo com tanta visibilidade hoje em dia, ainda enfrenta muito preconceito e marginalização.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Joao.Dias 30/04/2021

O nosso ontem, o nosso hoje, e os caminhos do amanhã.
Faz um tempinho que terminei de ler esse livro do João Silvério Trevisan, porém, eu não poderia deixar de comentar das coisas que senti. Foram poucas leituras que me fizeram obter tantas sensações; intensas, amargas, tristes. Outrora; lindas, afetivas e esperançosas. Com sabedoria, João me trouxe informações necessárias do nosso passado com coisas que fazem sentidos atualmente. Provavelmente, não serei o mesmo, pois cada capítulo te mostra tantos acontecimentos, fatos ocorridos, personagens que foram apagados pelo tempo, que eu precisei pesquisar no Google para ao menos achar uma foto ou vídeo desses personagens históricos e importantes. Alguns filmes comentados consegui assistir. Outros jamais achei para baixar LOL.. O seu intenso trabalho como jornalista no Lampião da Esquina marcou época e fez história. Enfim, tudo foi tão rico que eu nem tenho palavras para agradecer. Se eu o visse pessoalmente arrancaria um abraço e diria: Muito obrigado por ter vivido intensamente. Por ter guardado na memória tantos detalhes. Agora, posso gostar mais de mim como ser humano.
comentários(0)comente



Locimar 07/08/2020

Meu desbunde
Quando li este livro por vez primeira, houve um delírio. Trevisan sempre fortaleceu em mim um sentido de pertença. Somos mais que imaginamos e mais fortes que pensamos. Meu respeito aos que nos precederam. Por causa de serem como foram, respiramos relativa liberdade e respeito hoje.
comentários(0)comente



Gabi 13/11/2021

Me fez ter raiva de gente morta
É muito bom, conta a história do movimento LGBT desde o Brasil colonial, até a atualidade. Eu fiquei muito surpresa (e chocada) com várias das informações, porque eu sabia muito pouco sobre o assunto, já que história queer é algo que se você quer saber, precisa estudar por conta própria.
comentários(0)comente



AdemarSilveira 15/01/2022

Não vou dizer que é um livro fácil e legal de ler, e eu sempre soube disso, por isso sempre posterguei essa leitura. Mas apesar dos apesares é um livro INCRÍVEL com vários relatos imprescindíveis. De fato, é um manual que todos, principalmente da comunidade LGBTQIAP+, deveria ler.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR