Scheila Trigueiro 06/09/2024
Aprendi a viver melhor
Eu achei o livro um pouco cansativo,demorei para terminá-lo, mas não desistiria de ler porque traz muitos ensinamentos para a vida.
Deixo aqui alguns dos meus aprendizados:
- O sucesso vem do esforço que fazemos dia após dia, mesmo que pareça pequeno. Melhor do que ter picos de motivação, onde nos esforçamos ao máximo para fazer tudo em um curto período de tempo, é seguir com paciência, sem extrapolar limites, sendo constante e disciplinado. O segredo da vida é a paciência e a constância.
- Mas não é só isso. Também aprendi que eu devo buscar ser a melhor por mim e pela minha realização pessoal, seja qual for meu projeto. Eu devo me dedicar com todo o capricho do mundo, sem esperar nada em troca. Apenas pelo sentido de ser boa em algo e saber que sou, e usar isso para ser útil às outras pessoas. É fazer por prazer! Se do meu esforço surgir algum benefício ou reconhecimento, isso será consequência, e não o fim em si mesmo.
Os realmente bons e humildes nem se preocupam com reconhecimento ou recompensas.
Os japoneses vivem a vida com significado, leveza, respeito à natureza e às tradições e se preocupam muito com a saúde e o bem estar físico e mental. Eu já era apaixonada pela cultura japonesa. Agora deu até vontade de conhecer o Japão. O povo japonês parece não se importar muito com futilidades. Eu decido viver uma vida com mais propósito, igual a eles, para envelhecer bem e ter longevidade.