Lud @quoteseplots 30/08/2021Agora entendo porque tantos não gostamPreciso iniciar deixando claro que o livro é um dark romance e possui gatilhos, muitos gatilhos. Não tem como eu dosar esse livro da mesma forma que eu analiso os romances contemporâneos comuns. Ele não foi feito pra isso. Ele é para te deixar desconfortável mesmo, com raiva e até confusa, às vezes.
Pensando nisso, eu, como uma amante de dark romance, digo que a Colleen Hoover foi genial, ainda que eu tivesse vontade de vomitar em alguns povs do Asa. O diferencial do livro está em justamente em podermos conhecer o agressor, fazendo-nos entrar na mente insana do cara.
Sloan é uma garota que passou por abusos e está em um relacionamento doentio no qual não consegue sair por várias razões. Seja por medo, por dependência financeira e até mesmo emocional, o livro deixa claro a situação dela como vítima na história. Chegou em um momento da vida dela que, ainda que soubesse que o que vive está errado, por não conseguir sair, precisa fingir que ama Asa, até mesmo por sua própria sobrevivência.
Sua sorte parece mudar quando ela conhece Carter, um policial infiltrado e seu colega de classe, aparentemente um novo cara que vai trabalhar no tráfico com Asa. Apesar de não querer se envolver com mais um que mexe com dinheiro sujo, Sloan é atraída pela simpatia dele e em como ele realmente a vê. Depois de tantas opressões, é compreensível ela se conectar com alguém que finalmente a trata bem.
se pararmos pra pensar, Sloan poderia estar se enfiando em mais uma enrascada, já que ela não sabe que Carter é um policial. Mas para a sorte dela e dos leitores, não é o caso.
O romance é rápido, eles logo se veem loucos um pelo outro e tendo que arrumar formas de se encontrarem escondido de Asa. Além disso, Carter tem que tomar cuidado para não fazer a operação desmoronar por causa do seu envolvimento amoroso.
Agora sobre Asa... acredito que ele é o mais peculiar e um dos que tem o maior desenvolvimento e construção da história. Apesar da Collen Hoover explanar a infância problemática dele, eu gostei que sempre ficou claro (e foi repetido diversas vezes) que isso não justifica suas atrocidades e nem mesmo o faz merecedor de perdão. Podemos ter pena dele quando criança, mas jamais romantizar o que ele fez com Sloan e tantas outras mulheres no presente. Ele é louco, espertíssimo e nojento. Ao ponto dele mesmo usar a possível insanidade para tentar fugir das consequências. Ler os primeiros povs dele foi de doer o estômago, mas depois consegui fluir a leitura rapidamente, não é à toa que li o livro em um dia.
Fiquei muito surpresa com o desenvolvimento da autora no dark romance e como ela conseguiu construir a história e mostrar todas as nuances dos personagens. Mas nem deveria ficar, pois é a Collen Hoover. Apesar de não gostar de todos livros da autora, eu tenho uma admiração louca pela sua escrita.
Se o livro tivesse terminado no primeiro FIM, eu teria dado 5 estrelas, sem dúvidas. Mas a autora optou por publicar da mesma forma que estava no wattpad, então preciso fazer uma crítica aos tantos prólogos, epílogos e "depois do fim" que ela criou. Se ela tivesse juntado todos e criado uma narrativa única para finalizar o livro, teria ficado ótimo. Até mesmo se ela tivesse cortado isso, o livro já estava muito bom. Mas a forma que deixou pareceu uma dramalhão mexicano cheio de recortes em que girou o enredo três vezes no mesmo lugar antes de finalizar de vez.
Isso funciona no wattpad, onde temos leitores ansiosos por publicação por capítulo, mas em um livro físico, não fica legal e, infelizmente, além de deixar a história lenta, perdeu créditos comigo.
De qualquer forma, foi uma ótima leitura, apesar de amarga, e não indico pra ninguém que não goste de dark romance pesado, duvidosos e com gatilhos. Para quem tinha certeza que ia odiar a história, fui pega de surpresa. Não me julguem.