Memórias de Adriano

Memórias de Adriano Marguerite Yourcenar




Resenhas - Memórias de Adriano


111 encontrados | exibindo 106 a 111
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Grace @arteaoseuredor 14/03/2018

Já estava querendo ler esse livro há algum tempo, havia lido sobre ele, e ele figura em várias listas de melhores, agora consegui, mas não foi fácil, a leitura em alguns momentos é bem maçante, são memórias do Imperador Adriano, que está doente, com 60 anos e começa escrevendo uma carta para Marco Aurélio que irá ser o futuro Imperador, e logo resolve escrever suas memórias para que o ajude no futuro, Adriano é um personagem extremamente interessante, preferia a Paz do que a Guerra, e conseguiu sobre seu reinado manter anos de Paz, apesar da guerra cruel que ocorreu contra os judeus, ele era quase um sábio segundo a escritora que tentou ao máximo não aparecer no livro, deixando Adriano falar sobre o início de sua vida, sua passagem pelo exército, seu reinado, suas paixões e sobre prever o futuro, temos personagens secundários muito interessantes também, como seu amante e protegido Antinoo, Plotina esposa de Trajano o Imperador anterior que o adotou, Lúcio, Arriano, Serviano e outros. Uma leitura difícil o início foi arrastado, mas depois foi muito boa, gostei dessa edição contar como a escritora pensou nesse livro, seu trabalho precioso de pesquisa, os anos que levaram para ela conseguir terminá-lo e decidir escrevê-lo como memórias e não diário, muitas curiosidades interessantes de ler.
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 11/09/2019

A reconstrução histórica que a autora faz é coisa de tirar o chapéu. Nota-se claramente que ela "viveu" o personagem e procurou embasamento para cada coisa que colocou na boca do imperador. Apenas achei que, depois de determinado momento, a leitura se torna um tanto enfadonha. Mas a leitura já valeria a pena por essas duas citações que levo comigo:

"O verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar inteligente sobre nós mesmos: minhas primeiras pátrias foram os livros".

"Duvido que toda a filosofia do mundo seja capaz de suprimir a escravidão; no máximo mudar-lhe-ão o nome. Sou capaz de imaginar formas de servidão piores que as nossas mais insidiosas: seja transformando os homens em máquinas estúpidas e satisfeitas que se julgam livres quando são subjugadas, seja desenvolvendo neles, mediante a exclusão do repouso e dos prazeres humanos, um gosto tão absorvente pelo trabalho como a paixão da guerra entre as raças bárbaras. A essa servidão do espírito ou da imaginação, prefiro ainda a nossa escravidão de fato".
comentários(0)comente



Bárbara 14/09/2022

Romance histórico
Já justificando a nota, não é muito o meu tipo de livro. Apesar disso achei bem interessante, por misturar fatos com ficção a história se desenvolve bem e prende em alguns momentos. Algumas partes são bastante descritivas e fazem o ritmo de leitura ficar travado.
comentários(0)comente



Renata.Mieko 06/07/2023

Ai, não gostei.
Achei uma leitura chata, li só para não abandonar.
Terminei e não lembro nada do que li, nenhuma passagem memorável. Quase nem sei sobre o que é.
comentários(0)comente



FellipeFFCardoso 20/07/2023

Um dos maiores clássicos da literatura ocidental, ainda não o havia lido. Mais do que a história em si, que persiste em acontecimentos e ideias de fatos possíveis a partir de pesquisas, já que Adriano deixou pouquíssima coisa escrita, e ainda que não se aprofunde na beleza psicológica das personagens, não deixa de ser um exercício belo e potente de recriação histórica a partir da ficção. Penso que a tentativa de dar peso histórico ao texto eliminou dele a possibilidade de ser uma história mais novelesca. Foi, obviamente, tentando ler o livro como uma novela, sobrou-me desejo de que autora nos embrenhasse mais pelas intrigas de poder, pelos anseios e volúpias, relações humanas. Mais no homem, ainda que imperador, menos como uma tentativa de legado profissional e mais como um centro de virtudes e desvirtudes no império que ajudou a fundar o mundo como ainda hoje o conhecemos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



111 encontrados | exibindo 106 a 111
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR