Fábbio @omeninoquele 06/08/2022Será possível um politico honesto?#OMeninoResenhando
"Para que se conquiste o impossível, é preciso que se tente."
Numa época em que a política se resumira à polarização entre esquerda e direita, o mundo já não parecia o mesmo. E as leis que serviam pra manter a ordem parecia não ser o suficiente. O que se via era o declínio dia após dia da sociedade, perdida entre violências e a falta de ética de quem deveria na política trabalhar para o povo e não a seu bel prazer.
E é no início de 2025, que conhecemos Antônio, um recém bacharel de direito que encontra o seu primeiro emprego como secretário, num escritório de advocacia de um importante advogado, o dr. Gutemberg Luz que é o sinônimo de homem correto e que possuía ambições maiores do que ele. E é nessa espécie de biografia que conhecemos a trajetória de Gutemberg Luz, quando era apenas um advogado até se tornar o presidente da nação.
Vindo a entrar na política como uma ideia fixa de poder melhorar o país e fazer mais do que prometer as coisas, Gutemberg Luz sempre fora sincero em suas campanhas. Ele era o sangue novo que a política tanto precisava e que as pessoas passaram a acreditar, porque honestidade é algo que quase não se vê nesse ramo, e o povo precisava acreditar novamente em alguém, dali em diante não demorou muito pra que nas eleições Gutemberg Luz ganhasse a maioria dos votos e se tornasse o presidente do futuro.
Mesmo não tendo experiência na política ele foi eleito e assim que assumiu promoveu mudanças drásticas na nação. E antes o que afligiam as pessoas passou a não mais existir, graças ao trabalho do presidente e esforços quantitativos pra mudar o sistema. O mundo agora parecia viver em paz. As pessoas tinham mais liberdades e sofriam menos com a violência, todos os ramos da sociedade mudaram pra trazer as melhorias que tanto precisavam, e o jeito como Gutemberg administrava o país se assemelhava muito a uma ditadura, mas de modo a priorizar o bem da sociedade.
Mas o povo não é acostumado a viver na paz e ter uma vida relativamente mais fácil e o que pra eles no começo era o sinônimo de mudanças depois de alguns anos passou a ser chatice, e quando a monotonia chegou, o povo sentia falta de ter essas diferenças para que a vida fizesse mais sentido e ganhasse mais brilho, não bastou muito pra que uma pequena organização de manifestantes se juntassem para cobrar por mais promessas e menos ação.
E assim como vemos o início de uma trajetória brilhante na carreira de um homem honesto e disposto a mudar o país que ama, vemos nas páginas a seguir, o seu declínio por estar fazendo o correto. O livro é uma distopia satírica muito bem escrita e que conversa demais sobre a nossa sociedade atual, uma vez que elegemos um governante claramente despreparado para nos "guiar" e eu fico abismado o quanto a cegueira pode influenciar as pessoas para o bem ou para o mal.
Confesso que não era muito ligado à política a uns anos atrás, mas agora me sinto mais responsável e preciso entender um pouco mais, porque é nós que escolhemos quem vai nos guiar, e não dá pra cometer o mesmo erro novamente. Em "O Ditador Honesto" a gente pode ver que nem sempre vamos nos deparar com políticos como Gutemberg Luz, mas nos mostra que devemos estar mais atentos às pessoas que colocamos no poder.
Já conhecia a escrita do Matheus Peleteiro, mas grata foi a surpresa ao ler essa história tão bem escrita e que conversa tanto com nossa realidade. O livro é leve como uma boa sátira e muito fluido, o que fez com que a leitura fosse muito prazerosa. E termino super recomendando!
#ODitadorHonesto #MatheusPeleteiro #EuLeioNacional
site:
https://www.instagram.com/p/Cg5Imu-vkGv/