Bia 22/05/2023A cidade que é um personagemAntes de mais nada, esse foi o meu segundo livro que li em inglês. Antes dele tinha lido Beartown e sei que não teria melhor escolha, além de um dos meus autores favoritos.
A escrita do Frederick backman emociona e te faz acreditar no que ele está contando.
É um livro sobre uma cidade e seus moradores e a cidade também é um personagem. Assim como o hóquei.
Parece que as coisas nunca melhoram nesse livro, todos tem seus motivos para fazer coisas que podem ser encaradas como maldade, mas também sobra pessoas que fazem o bem, nem que seja de uma forma egoísta.
O que melhor define esse livro, e essa trilogia é que ninguém é 100% bom ou mal, tudo são circunstâncias e formas de viver, escolhas e etc. Todas as pessoas erram e acertam, e é uma mensagem muito importante do livro.
Só acho que o autor perde a mão com a tristeza, porque chegou um momento que eu estava com medo do que iria acontecer na sequência e todas as tristezas que podem acontecer, acontecem de alguma forma. No final desse livro, todos estão destruídos e aprendendo a seguir em frente, assim como acontece na vida de qualquer pessoa.
Para quem ama hóquei, para quem ama pessoas ou apenas para quem quer ler um livro excelente, eu indico sem dúvidas Frederick backman.