Narryman 21/07/2024
Então,
Uma leitura muito irregular pra mim. Em muitos momentos eu estive a ponto de desistir, mas em outros até fluía. Achei bem repetitivo também, porém acho que todo livro de auto ajuda/desenvolvimento é meio assim.
Senti que, às vezes, os comentários no meio atrapalhavam, mas no final da leitura, acredito que fez sentido ser dessa forma.
Se você tiver muito filtro, consegue tirar muita coisa boa. Alguns questionamentos/ensinamentos são realmente muito válidos, e pensar que ele escreveu há tanto tempo sobre, mostra que o autor tinha uma visão muito boa sobre prosperidade (e até o futuro).
MAS - talvez sendo reflexo da época que ele estava inserido - o querido é tão fã da meritocracia e do capitalismo que chega a doer, rs. O que acaba deixando a leitura um pouco cansativa, pois você vê um posicionamento que exclui as muitas variáveis que existem para o "fracasso" - que vai além de "a pessoa ser pobre porque não domina a mente".
E a fixação com Ford e Thomas Edison foi engraçada, rs. A cada 5 min o querido dava eles como exemplo (vai ver até tinha poster deles no quarto! ?). Aliás, tá aí uma coisa: só exemplos masculinos de sucesso (eu ein).
Tem uma parte meio esquisitinha em que entra pra um campo meio ~místico~ que não deu pra ler com entusiasmo não, viu! ?
Enfim, uma leitura que tem seu valor, mas como disse: se colocar um belo de um filtro. (É um livro que acaba sendo muito utilizado pra inviabilizar quem "não faz sucesso", inclusive, justamente porque levam "ao pé da letra".)
Não lerei nada dele tão cedo na vida, rs rs, mas não excluo a possibilidade.