Mindful Eating: Comer com Atenção Plena

Mindful Eating: Comer com Atenção Plena Cynthia Antonaccio...




Resenhas -


13 encontrados | exibindo 1 a 13


silvia 13/07/2024

Equilíbrio é a palavra
Por mais que esse livro tenha sido escrito por nutricionistas, o seu objetivo não é trazer dicas de dieta ou explicações sobre o que são carboidratos e proteínas. O real intuito desse livro é ensinar sobre o ''mindful eating'' e como essa técnica pode melhorar a sua relação corpo e mente, e consequentemente te ajudar a alcançar um corpo desejado.
Esse livro busca o equilíbrio entre os dois mundos, sem esse terrorismo nutricional de não poder comer pão ou um brigadeiro. Todavia, claro que a leitura ressalta a importância dos alimentos in natura e a atenção que se deve ter acerca dos ultra processados.
As autoras destacam o quão estamos desconectados com o que comemos, assim como em outros aspectos da vida no geral. Elas induzem reflexões do tipo ''Por que estou comendo isso? Realmente estou prestando atenção para saber se estou com fome? Ou isso é apenas um comportamento emocional derivado de uma ansiedade que eu venho sentindo?''
O livro também nos traz a importância cultural da comida, de seus rituais, com quem a compartilhamos e assuntos desse tipo.
Eu super recomendo a leitura, é tranquila, informativa e leve.
comentários(0)comente



Vanessa2221 05/07/2024

Então?
Eu já estava em uma mudança alimentar (fazer escolhas melhores), e o livro me ajudou aperceber alguns pontos como porque eu me sinto melhor quando me alimento sem me pressão! Me ajudou a ouvir o que meu corpo diz!
Mas também achei livro um pouco vago, e achei confusa a escrita - duas pessoas escrevem um mesmo capítulo e nem sempre identifiquei qual delas está presente ali!
comentários(0)comente



Sarah 20/04/2024

Mindful eating
Esse é mais um dos livros que, como estudante de nutrição, eu indico de olhos fechados! acho que todas as pessoas deveriam ler pra ter essa outra visão da alimentação e do comer.
é muito interessante pensar que a nutrição não precisa ser só números, calorias e definições de saudável e não saudável. todo nutri deveria ver por esse outro lado
comentários(0)comente



Leda Marun 27/02/2024

Uma conversa com pipoca e chimarrão
Não que eu seja fã de pipoca e chimarrão, mas achei que viria bem a calhar essa expressão para dar crédito a esse livro que não condena qualquer que seja o alimento, muito pelo contrário, estimula a todos os tipos.

Com sabedoria e equilíbrio? Sim.
Com consciência de presença do aqui e agora? Também.

Conselhos, dicas, informações, conteúdo com relevância. Leitura super leve com uma linguagem fluida, de fácil entendimento e repleto de referências mensuráveis.

Me senti conversando com alguém no sofá.

E o final?pra mim foi a cereja do bolo.
Rssss
Se é que me entendem ?
comentários(0)comente



Islene 14/01/2024

O comer
Na época na qual nós encontramos tornamos a tecnologia algo imprescindível e esquecemos da importância do alimento que nos nutri.
A alimentação está deixando de ser relevante na vida das pessoas. Come-se olhando no celular, assistindo TV.
Aos poucos os seres humanos vêm adoecendo diabetes, colesterol alto, esteatose hepática. Várias doenças que até então eram incomuns.
comentários(0)comente



Gabi Rosemberg 16/11/2023

Perfeito para quem quer mudar hábitos alimentares
Não é sobre dieta. Eu achei o livro maravilhoso pra quem quer repensar seus hábitos alimentares e realmente fazer uma mudança de vida. Eu adorei os exercícios práticos e as reflexões propostas. Recomendo pra quem está em processo de reeducação alimentar
comentários(0)comente



Patricia 18/01/2023

"Acredite no seu corpo e no que ele tem a comunicar", pode ser uma armadilha perigosa, quando não se tem autoconhecimento.
Eu por exemplo, devo ter muita coisa descompensada, pq se for comer só o que tenho vontade, aiaai... Não vai dar certo.

Nao se iluda, achando que vai terminar o livro com todo esse autoconhecimento, com a alimentação transformada e tal. Esso é um processo longo, e que talvez seja necessário muitas sessões de terapia com um bom profissional do comportamento alimentar.

De qualquer forma acho a leitura super válida, pois nos mostra percepções que não fazemos a menor ideia. Inclusive, acho válido reler em vários momentos da vida.

Por outro lado, tive a impressão que você meio que sai de uma pressão e entra em outra. Não pode dieta, mas você precisa estar 100% atenta ao que leva a boca. Se for exagerar na comida, precisa ser uma decisão tomada conscientemente. Me sinto cansada só de pensar.
Estar 100% presente/atenta cansa. É por isso que a gente faz tanta coisa no piloto automático.
comentários(0)comente



maria 08/11/2022

muito bom como elas apresentam essa relação com o alimento pacífica sem críticas as nossas vontades mas também aprendi bem mais sobre minha fome e saciedade c esse livro
comentários(0)comente



Júlia Pinheiro 20/07/2022

Todo o design do livro é lindinho e muito gostoso de ler. Amei os princípios que o livro traz e com certeza passei a olhar para o momento da refeição com uma perspectiva diferente, tendo mais consciência das minhas vontades e dos sinais do meu corpo? enfim, super edificante, amo esse tipo de livro
comentários(0)comente



Kirla 06/06/2022

Achei o conceito super interessante. O que o livro prega é a atenção total ao ato de comer, pois assim tu reconhece os sinais do teu corpo e aprende os limites e desejos dele. Também fala muito do comer sem culpa, pois quando tu entende essas vontades, não é um mal comer algo que gostes muito. O conceito de Mindful eating não é uma dieta, e sim uma forma diferente de ver a alimentação. Achei bem interessante o conceito, e embora eu tenha lido nas minhas horas de almoço, contrariando o que o livro diz para fazer, tem alguns pontos que pretendo levar para o dia a dia.
comentários(0)comente



JuPenoni 01/07/2021

Livro muito bom.
Daqueles que fazer refletir sobre a alimentação, com exercícios práticos que auxiliam na mudança de comportamento. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



oLola 19/10/2020

dude!
esse é o tipo que faz você questionar toda a sua vida: recheado de informações, muda sua perspectiva de algo que você cresceu fazendo.
você sabia que demora 20 minutos pro cérebro receber o sinal de saciedade? enquanto isso, você come rápido e, provavelmente, mais do que precisaria.
a dieta também é prejudicial para o corpo, e trás o efeito rebote. também trás culpa quando saímos da linha, o que libera cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que faz mal para a saúde mental e física.

o livro começa refletindo sobre nossa sociedade imediatista desconectada com a comida, reflete sobre caminhos de reconexão, dá dicas e fornece dados. dados comprovados!

escrito por duas nutrólogas que defendem a arte de comer com atenção (atenção ao corpo, atenção aos seus sentidos internos, com respeito e sem julgamentos a eles) e com uma base científica de outros nutrólogos.
algo que eu demorei 20 anos para perceber, conscientemente, foi através desse livro: já sentiu suas papilas gustativas? fiz o teste e senti minha boca salivar. foi mágico (e não deveria ser incomum).

também trás reflexões sobre melhores horários para comer, de acordo com nosso ciclo circadiano e os efeitos na saúde, não só na estética. mas mais importante, é um livro que fala sobre o prazer de comer, e te ensina a encarar a comida do jeito que ela é: uma comida, e a tua vontade de comer.
o objetivo não é emagrecer, é resgatar a conexão com a comida (e emagrecer pode ser consequência).

ele é escrito de forma simples e não se aprofunda nos dados, apenas os cita de forma despretensiosa, o que nos dá a curiosidade de ir buscar os dados em outros livros e artigos científicos.

tem infos visuais também, que interagem mais com o leitor e torna a leitura mais leve.
para mais informações, leia o livro.
comentários(0)comente



Hallef 16/09/2018

A atenção plena começa antes de abrir o livro!
O design e acabamento desse livro é impecável!
As cores suaves e harmoniosa, as ilustrações, a fonte, a diagramação, ou seja, fisicamente esae livro é perfeito.
A leitura e a conexão com o livro começa antes de se abrir a primeira página.
Deslumbrante!
O conteúdo também é cativante. Uma linguagem fluida, fácil entendimento e práticas simples.
A conexão entre as autoras é palpável. As historias de entremeio que ilustra ensinamentos deixa o livro ainda mais gostoso de ler.
É possível ler 100 paginas sem sentir muito.
Não é possível trazer todos ensinamentos do livro em uma resenha, mas uma coisa que vvocê precisa saber é que esse livro não é um novo fundamento na sua alimentação. Na verdade ele reconstroi o ser que tu és e trabalha uma alimentação sem julgamentos e culpa, afinal somos suscetíveis a erros.
Ler esse livro foi me encontrar com a minha alimentação sem precisar abrir mão de nada.
Pergunte-me: " Então posso comer minhas frituras?".
Pode!
Mas calma aí...
As autoras trazem um capitulo falando apenas sobre isso.
O mindful eating não é uma dieta ou um método que rotula alimentos em bons e ruins, mas um método que te faz ver o que é bom e o que não é para meu corpo, porém dem culpa e julgamentos.
Maravilhoso não? !
Aproveitei muita coisa desse livro, mas confesso que nem tudo eu retive. A leitura é algo subjetivo.
No meio da leitura me questionava certos pontos e ficava esperando resposta, mas caso isso aconteça contigo... NAO SE PREOCUPE.
Elas vão esclarecer tudo e não restará dúvidas no fim da leitura.
3 estrelas. O livro é ÓTIMO, mas dá mais do que isso seria ir contra minha intuiçao e o livro destaca esse ponto.
A intuição é um ponto que se deve levar em conta na alimentação e no dia a dia.
Ficou com duvidas?
LEIA ESSE LIVRO KKKKKK
comentários(0)comente



13 encontrados | exibindo 1 a 13


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR