Segredos de família

Segredos de família Lisa Wingate




Resenhas - Segredos de Família


110 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Liliane 23/10/2024

História baseada em fatos reais que ocorreram com vários bebês, criancas e famílias.
O livro é narrado de forma a intercalar passado e presente, por duas narradoras. Sendo a parte mais interessante as lembranças de May/ Rill, onde retrata o que viveu antes e depois de ser separa de sua família (Quennie, Briny, Camellia, Lark e Gabion).
comentários(0)comente



Gramatura Alta 28/08/2024

MELHOR LEITURA DO ANO
Memphis, 1939. Rill Foss, de doze anos, e seus quatro irmãos mais novos vivem uma vida mágica com seus pais a bordo de um barco no rio Mississipi. A mãe está grávida do sexto filho e, ao sofrer complicações durante o parto, é levada às pressas para o hospital. Rill é encarregada de tomar conta dos irmãos, até que estranhos invadem o barco que as crianças chamavam de casa, arrancando-as de tudo o que lhes era familiar e jogando-as em um orfanato no Tennessee. À mercê da cruel diretora da instituição, uma mulher sem escrúpulos envolvida em um impiedoso esquema de tráfico de crianças, Rill luta para manter seus irmãos juntos num mundo perigoso e incerto.


Aiken, Carolina do Sul, dias de hoje. Nascida em uma família rica e poderosa, Avery Stafford parecia ter tudo: uma carreira de sucesso como promotora, um noivo bonito e promissor, e uma luxuosa festa de casamento à vista. Quando ela retorna a sua cidade natal para ajudar o pai, um político influente que está às voltas com um escândalo de opinião pública e um grave problema de saúde, um encontro casual com uma senhora durante uma visita oficial a uma clínica geriátrica a faz seguir uma jornada pelo passado de sua família, um caminho que acabará revelando histórias enterradas e fazendo com que Avery repense as suas escolhas e tudo aquilo que considerava como a sua verdade.

Antes de começar a falar sobre “Segredos de Família“, quero destacar duas coisas: a primeira é que essa leitura foi, sem dúvidas, a melhor do ano para mim; a segunda é minha insatisfação com o título em português, que soa genérico e sugere uma simples fofoca familiar, distante do verdadeiro tema do livro. O título original, “Before We Were Yours“, poderia ser traduzido como “Antes de Sermos Seus”, refletindo a noção de posse e pertencimento. A história trata exatamente disso: o sequestro de crianças para serem vendidas para adoção a famílias ricas. O título original encapsula o drama vivido pelos personagens, que pertenciam a uma família e foram forçadamente transferidos para outra.

“Before We Were Yours” começa em 1939, com a história de Rill, uma garota de doze anos, e seus quatro irmãos, que são sequestrados e levados para um orfanato. Lá, eles são submetidos ao controle de uma mulher cruel e sem escrúpulos, que visa lucrar com a venda das crianças, organizando adoções forjadas para parecerem legais. Paralelamente, a narrativa nos leva aos dias atuais, onde acompanhamos Aiken, uma jovem que durante uma visita a um asilo, encontra uma idosa que a confunde com alguém do seu passado. Intrigada por essa situação, Aiken inicia uma investigação que não apenas revela segredos obscuros da sua própria família, mas também desvenda uma trágica história de injustiças e crimes contra crianças.

Os capítulos de “Before We Were Yours” que descrevem os eventos vividos pelos cinco irmãos são difíceis de ler. O destino dessas crianças não é amenizado com detalhes românticos. Não espere que eles reencontrem sua família original, que permaneçam juntos ou mesmo que todos sobrevivam ao orfanato. É uma leitura que parte o coração, deixando uma sensação pesada de injustiça e impotência. Às vezes, dá vontade de pedir à autora para ser menos dura, para poupar as crianças, mas a realidade é implacável. E por que isso? Não é simplesmente uma escolha da autora. “Before We Were Yours” é inspirado em fatos reais. Entre 1920 e 1950, durante três décadas, a Sociedade de Orfanatos do Tennessee, em Memphis, sequestrou, vendeu e foi responsável pela morte de inúmeras crianças.

Georgia Tann utilizou a Sociedade de Orfanatos do Tennessee como fachada para um grande esquema de tráfico de crianças. Ela e sua equipe capturaram crianças de famílias pobres e vulneráveis, frequentemente usando de enganação ou ameaças aos pais, alegando que as crianças seriam retiradas por supostos maus-tratos ou negligência. Essas crianças eram então vendidas a famílias ricas, principalmente na Califórnia e em Nova York, sob a aparência de adoções legais.

Ao longo dos anos em que Tann comandou a Sociedade, estima-se que mais de 5.000 crianças foram afetadas por suas práticas. Muitas dessas crianças morreram devido a negligência, maus-tratos e às condições desumanas em que eram mantidas antes de serem entregues para adoção. Eram frequentemente subnutridas, viviam em ambientes insalubres e lhes faltavam cuidados médicos adequados.

Além de sequestrar e vender crianças, Georgia Tann também manipulava documentos para ocultar as verdadeiras origens delas, dificultando enormemente a possibilidade de as famílias biológicas as encontrarem no futuro. Ela destruía registros de nascimento e criava novas identidades para as crianças, eliminando completamente seus passados.

O escândalo só foi descoberto em 1950, após uma investigação que revelou a amplitude dos crimes cometidos pela Sociedade de Orfanatos do Tennessee. Georgia Tann morreu de câncer pouco antes de poder ser processada, evitando assim enfrentar a justiça. A descoberta dos crimes expôs não apenas as atrocidades cometidas por Tann, mas também as falhas no sistema que permitiram que suas atividades criminosas continuassem por tanto tempo. As vítimas, muitas já adultas quando o escândalo foi revelado, lutaram para lidar com as repercussões das adoções ilegais e o trauma que isso causou.

Embora Rill e seus quatro irmãos sejam personagens fictícios, suas experiências refletem fatos reais vividos por crianças que foram realmente sequestradas e separadas, muitas das quais nunca mais reencontraram suas famílias. Aiken funciona como um elo entre o leitor e a história; ela desvenda aos poucos esse passado e descobre sua conexão tanto com ele quanto com a idosa que a reconhece no asilo. A narrativa é profundamente emocionante e, ao mesmo tempo, causa revolta. É quase inevitável não se emocionar profundamente e acabar chorando ao chegar ao final do livro.

“Before We Were Yours” é uma daquelas leituras que marcam e incomodam profundamente. É impossível não se envolver com as crianças e com o que elas passam no orfanato. A cada página e a cada novo capítulo, surge a esperança de que as coisas vão melhorar, que os cinco irmãos conseguiram voltar para seus pais. E, de certa forma, alguns deles conseguem, mas só para descobrir que é tarde demais. Esse choque de realidade, de que a vida não para e que algumas pessoas não conseguem suportar a dor da perda, torna a leitura ainda mais impactante. No entanto, acredite, vale a pena ler cada página e cada palavra. O livro não apenas homenageia as crianças reais que sofreram essas violências, mas também serve como um ato de justiça, mantendo suas histórias e memórias vivas.

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/08/28/segredos-de-familia-melhor-leitura-do-ano/
comentários(0)comente



Laura1996 18/07/2024

Sociedade de Orfanatos de Tennessee.
O livro é inspirado na história real da Sociedade de Orfanatos de Tennessee. Conta a história de uma família que vive no rio, mas, as crianças são levadas para o orfanato sem a autorização dos pais. Crianças essas que são abusadas psicologicamente, fisicamente e sexualmente.
A história passa no futuro e passado.
Eu chorei no livro e cada página foi uma emoção e um sufoco.
É difícil acreditar que isso aconteceu e que infelizmente ainda acontece.
As pessoas são cruéis, a ganância.

" [...] é que bebês e crianças, não importa em que canto do mundo estejam, não são bens, nem objetos, nem quadro brancos [...]"
comentários(0)comente



Gi Genofre 16/07/2024

Linda história!!
Demorei um pouco para engrenar na leitura, depois não consegui parar. Saber os fatos do passado e como tudo aconteceu no decorrer da história me fez devorar o livro madrugada a dentro. Mas o impacto maior foi saber que os acontecimentos no orfanato foram reais. Mas a autora aqueceu meu coração no final com o desfecho lindo que houve. Adorei!!
comentários(0)comente



Welrikar 15/07/2024

O que a mente não se lembra, o coração ainda sabe.
A história de Rill, Camellia, Lark, Fern e Gabion não é fácil. A autora não conta somente a tragédia da família Foss, mas de todas as crianças que foram raptadas e levadas para o orfanato de Georgia Tann no Tennessee. A história fictícia de Rill e seus irmãos tem um pano de fundo verídico que é muito mais cruel e estarrecedor. Esse livro ainda vai ficar por muito tempo na minha mente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thaise 21/01/2024

Livro muito bom, com uma história muito triste. História narrada por duas personagens fortes, narrando passado e presente e como a história das duas se interliga. Super recomendo esse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ale Lima 16/11/2023

Excelente leitura
Sabe quando você encontra uma autora que consegue reunir em uma única história aqueles elementos dos quais você tanto gosta? Pois bem. Esse é o livro. Após a intervenção um tanto quanto incisiva de uma idosa que se encontra em um asilo a uma jovem que possui uma pulseira que ela diz ser sua, nasce o interesse em Avery de descobrir a verdade. Dessa forma, somos apresentados a temática forte da adoção irregular de crianças que, mesmo com a existência de pais amorosos são conduzidas a orfanatos que contam com uma rede movida pelo interesse financeiro de sua tutora. Recomendo.
comentários(0)comente



Maria.Batagin 12/11/2023

Amor
Um livro fácil leitura, intercalando passado e presente.
Assunto levantado importante é o tráfico de crianças com crianças vindas de famílias menos afortunada e que mesmo após essas adoções as irmã se encontram quando adultas.
comentários(0)comente



natcalderini 24/10/2023

Triste porém necessário
Um livro super interessante para contar o que acontecia na Sociedade de Orfanatos do Tennessee dos anos 1920 aos anos 1950.

Apesar das crianças no livro serem fictícias, os horrores que aconteceram nesse local foram reais. Muito triste o que ser humano consegue fazer com ganância ao poder e dinheiro.
Mesmo fictícias as crianças, a parte que Rill contava desde a sua separação com os pais a força e os dias no orfanato me prendiam para conhecer e entender. A vida de Avery não me prendeu muito, foi feita para amarra passado e presente.
comentários(0)comente



Suellen 28/08/2023

Gostei do enredo, mas achei o livro cansativo.
Achei muito interessante a parte das crianças, ficava curiosa pra saber o que iria acontecer com elas, mas a parte da Avery eu não consegui me conectar, achei sem graça, minha vontade era pular os capítulos. Porém no geral, sinto que valeu a leitura.
comentários(0)comente



@livrosmundofantastico 20/07/2023

Tensa e Emocionante
“A vida pode mudar em um piscar de olhos. A agenda reforça essa minha nova consciência em relação a isso. Nós planejamos os nossos dias, mas não os controlamos”

Duas histórias, uma no passado e outra no presente que se entrelaçam. Avery tem uma vida muito corrida filha de político ela deixa seu cargo de advogada para ajudar o pai senador e na saúde que está debilitada. Em uma visita ao asilo ela conhece May e o que a deixa intrigada é uma foto no quarto da May tem uma mulher que parece muito com sua avó Judhy.

May teve um passado muito difícil, ela morava no rio com seus pais e seus quatro irmãos, mas quando sua mãe vai ao hospital ter seu sexto filho as crianças são levadas da casa flutuante para um orfanato onde são criadas como objetos. O tempo que passa no orfanato faz ela ver sua irmã Camélia desaparecer e seus outros dois irmãos sendo adotados. Mas o destino fez com May a mais velha com 12 anos e Fern com 6 anos não se separarem, mas ela guarda o desejo de voltar para os pais.

Uma história triste, tensa e bem reflexiva, Avery descobre segredos do passado de sua avó que faz ela mudar sua vida completamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Janaina.Borges 23/05/2023

Entre os anos 1920 e 1950 crianças pobres americanas eram roubadas de seus lares e entregues para adoção. Um negócio lucrativo que rendeu milhões a dona da Associação dos Orfanatos do Tennesse. O caso foi arquivado e nunca totalmente elucidado. Esse livro é baseado nas histórias dessas crianças e do seu destino. Avery conhece uma idosa em um asilo que se parece muito com sua avó, e descobre que elas tem lembranças em comum. Mas como se ninguém na família conhece ou ouviu falar de May. O que existe no passado, quais segredos elas escondem.
comentários(0)comente



110 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |